Com a proposta de preparar os gestores públicos para enfrentarem desafios e implementarem soluções inovadoras, o 2º Congresso de Municípios de Mato Grosso do Sul, que teve início na segunda-feira (4) e encerra-se hoje (6), trouxe para representantes das 79 cidades do Estado conhecimento sobre contexto econômico, desenvolvimento regional e liderança. Realizado pela Associação dos Municípios de MS (Assomasul), em parceria com o Sebrae/MS, o evento contou com o apoio do Governo do Estado e promoveu, ao todo, seis painéis e nove palestras.
A programação buscou fomentar o diálogo sobre políticas públicas com a participação de especialistas convidados, além de mostrar ao público caminhos que podem ser adotados para transformar a realidade dos territórios. Nesse contexto, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, destacou o fomento ao empreendedorismo como estratégia para promover o desenvolvimento, ao apresentar aos líderes do executivo, nessa terça-feira (6), o programa Cidade Empreendedora que abre novo edital em 2025 para adesão de municípios interessados.
Com ferramentas que visam a melhoria do ambiente de negócios e o fortalecimento do comércio local, a iniciativa executada pela instituição oferece apoio aos empresários da cidade com conhecimento para que possam melhorar o negócio e acessar novos mercados, juntamente com o suporte à prefeitura na desburocratização de processos e melhorias em áreas como compras públicas, inovação e liderança.
“O Sebrae trabalha com mais de duas mil prefeituras em todo o Brasil, então, apresentamos aqui um programa consolidado que já trouxe resultados para Mato Grosso do sul. Temos um cardápio de soluções para atender as gestões municipais, de acordo com o momento em que elas estejam vivendo, para que a gente possa criar um ambiente favorável para os pequenos negócios. A principal rua do comércio de uma cidade é o local onde se gera emprego e renda e o nosso objetivo é incluir esse empreendedor no processo de desenvolvimento para alavancar a economia das cidades”, destacou Mendonça.
Desde 2018, o Cidade Empreendedora é executado em Mato Grosso do Sul e, ao todo, já atendeu 45 municípios, o que corresponde a 57% das cidades do Estado. Somente no último ciclo, 36 municípios foram contemplados e obtiveram resultados expressivos. No total, em 15 meses, entre 2023 e 2024, foram registradas a abertura de 26,4 mil novas empresas e a formalização de 11,6 mil microempreendedores individuais. Além disso, houve redução do tempo médio de abertura de novos negócios em 94% dos municípios atendidos.
Maracaju esteve entre as cidades participantes do programa. O município foi acompanhado por três ciclos: 2019/2020, 2021/2022 e 2023/2024 – o último denominado “Expansão”. Para falar sobre os impactos do programa, o prefeito Marcos Calderan também participou do painel e ressaltou as conquistas alcançadas.
“Tivemos grandes ações em Maracaju, como apoio aos empresários, às pessoas que quiseram regularizar a sua situação como MEI na nossa Sala do Empreendedor, que é um instrumento fantástico para fomentar a economia do município, sem falar do trabalho em outras áreas como agricultura familiar e inovação. Então, o Cidade Empreendedora é um apoio que as prefeituras têm do Sebrae e deve ser considerado um investimento, pois traz inúmeros benefícios para a cidade e eu sou testemunha disso”, expôs o prefeito.
De acordo com o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, o trabalho desenvolvido pelo Sebrae tem sido de suma importância para apoiar as gestões municipais e contribuir para o desenvolvimento do Estado. “É uma instituição que tem tido um papel fundamental por trabalhar com os municípios nesse direcionamento, oferecendo suporte para promover a competitividade das cidades com o fomento ao empreendedorismo. É algo muito relevante para levar todo esse ciclo de crescimento a cada um dos municípios”, concluiu.
Políticas públicas em pauta
Durante o 2º Congresso de Municípios de MS, o Sebrae também marcou presença em outro diálogo sobre a implementação de alternativas criativas para desafios enfrentados nos municípios e a participação do público feminino nesse processo. Com o tema “Inovação Social e Políticas Públicas: Como as mulheres podem liderar iniciativas inovadoras para resolver problemas locais”, o painel foi mediado pela diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, na manhã desta quarta-feira (6).
“As mulheres são protagonistas na transformação dos territórios onde vivem. Por isso, é essencial que estejam engajadas e incluídas nesse processo, participando ativamente da construção de planejamentos e inseridas em propostas de desenvolvimento. É fundamental que os municípios apoiem essa iniciativa, criando ambientes acolhedores e incentivadores para que as mulheres se sintam à vontade em assumir seu papel como líderes no desenvolvimento local”, ressaltou Amarilha.
Na data, participaram da conversa a primeira-dama de MS, Mônica Riedel; a conselheira do Sebrae/MS e reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Camila Ítavo; e a prefeita de Água Clara, Gerolina Alves. Cada convidada expôs ao público a trajetória que percorreu no âmbito profissional e atuação que veem exercendo enquanto lideranças femininas.
“Todas nós temos experiências e é muito importante compartilhar isso com as prefeitas, primeiras-damas e também com os prefeitos. Então, é uma conversa para trocar conhecimentos e mostrar oportunidades para que cada cidade vislumbre o caminho de crescimento e, consequentemente, promova o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, comentou Mônica.
“Ter um painel como esse em um congresso de municípios vem para fortalecer a atuação feminina, seja na liderança das cidades, como prefeita, ou também na atuação como primeira-dama que é um trabalho extremamente estratégico, lado a lado com os prefeitos, para que a gente possa transformar a realidade dos municípios e ressignificar a complementariedade do olhar feminino e da contribuição que as mulheres podem trazer para dar visibilidade a pautas importantes e contribuir para o desenvolvimento”, reforçou Camila.
Além do painel, nesta quarta-feira (6), a programação do evento traz o ex-jogador da seleção brasileira, eleito o melhor lateral direito da história do futebol, Cafú aborda o tema “Quem gera resultado é a equipe” e, às 14h, Erik Pena, empreendedor e especialista em liderança, discorre a respeito da “Liderança transformadora”.
Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros na área de políticas públicas e fomento ao empreendedorismo podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.