Para fortalecer o turismo na capital sul-mato-grossense e promover um diálogo sobre inovação e tendências no setor, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com o Sebrae/MS, realizou a 5ª Mostra de Turismo de Campo Grande, com o tema “Turismo em Campo Grande: Um novo olhar para o futuro”.
Nessa terça-feira (19), o evento reuniu empresários, profissionais e universitários da área no auditório do Sebrae/MS com a proposta de integrar esse público para um debate sobre os desafios do segmento e estratégias para trazer mais visibilidade para as atividades turísticas presentes na capital sul-mato-grossense e região.
A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, apontou que a Mostra revela à sociedade o potencial turístico de Campo Grande. “O turismo deve ser visto como um importante potencial econômico da nossa cidade. Além dos atrativos, temos diversas empresas beneficiadas pelo setor, principalmente, quando olhamos para os pequenos negócios. São mais de cinco mil cafeterias e restaurantes, por exemplo, e 500 agências de turismo. Então, a mostra é importante para evidenciar tudo isso, fortalecendo o trade turístico e promovendo, de fato, a integração dos segmentos”, expôs Amarilha.
Segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mara Bethânia Gurgel, o evento tem agregado diversos segmentos do turismo, mostrando o papel da capital para contribuir com o fomento do setor em Mato Grosso do Sul. “Campo Grande precisa avançar mais na área do turismo e essa discussão, realmente, retrata isso. Nossa cidade tem vocação para o turismo de eventos, então a cidade precisa, de alguma maneira, receber mais eventos. Além disso, não só o turismo rural, como o ecológico tem feito sucesso, principalmente na região ao redor”, destacou a secretária.
Campo Grande é a “porta de entrada” para o Estado, por isso, o diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, afirma que a capital desempenha um papel importante no desenvolvimento da região, gerando indicadores positivos em âmbito estadual.
“A cidade desempenha um papel fundamental e necessita, cada vez mais, de um posicionamento bem definido, para que seja uma capital de negócios, de eventos, de observação de aves, e que consiga atrair um público diferenciado. Acredito que as coisas estão começando a se organizar, para que Campo Grande seja, de fato, um destino bem importante do Estado, não só o portão de entrada, mas um destino de chegada, não só de passagem”, pontuou.
Palestras e painéis
Neste ano, o evento trouxe uma ampla programação com palestras, painéis e apresentações culturais, além da entrega do troféu Edson Contar para turismólogos que se destacaram pelo trabalho na área. Dentro do cronograma, o tema “Inteligência artificial, Marketing, Inovação Digital e Redes Sociais no turismo”, foi abordado pelo especialista em marketing digital, Juliano Kimura.
“Eu trouxe um pouco de conhecimento em relação à evolução das redes sociais até a chegada do marketing digital, mostrando como essas ferramentas vêm transformando o resultado das empresas, principalmente na área de turismo, onde podemos usar a inteligência artificial e as novas tecnologias para viabilizar soluções que antes não existiam”, apontou Kimura que, atualmente, é destaque no cenário brasileiro com mais de 20 anos de experiência na indústria de tecnologia.
Dentre os diálogos propostos pela 5ª Mostra de Turismo, o Sebrae/MS participou de um painel que debateu “Oportunidades turísticas em Campo Grande: Segmentação e mercado”, abordando o potencial do município em diferentes áreas como turismo rural, de natureza, gastronômico e cultural.
Entre os cases de sucesso apresentados esteve o Sítio Harmonia, do empresário Carlos Caetano, que recebeu apoio do Sebrae/MS por meio do programa “Transforma Turismo”. O espaço é um dos atrativos que compõem o Festival de Inverno, uma ação desenvolvida pelos próprios empresários para atrair o público no período de “baixa temporada”.
“Essa foi uma iniciativa de oito empreendimentos, que se reuniram para divulgar os atrativos num período muito ruim, que é o inverno, onde as pessoas se recolhem e ficam mais quietas em casa. Então, fizemos o Festival de Inverno para mostrar outras possibilidades de lazer que oferecemos e que podem ser aproveitadas também quando está mais friozinho. Identificamos uma oportunidade e transformamos uma época do ano que não era tão vantajosa para nós”, contou Carlos.
A gerente da Unidade de Competitividade e Inovação do Sebrae/MS, Isabella Fernandes, ressaltou o trabalho da instituição para apoiar os empresários na melhoria dos atrativos turísticos, além de desenvolver estratégias para atrair o público, mostrando à população campo-grandense o potencial turístico local, com diversas opções de lazer.
“O Sebrae é um apoiador do turismo, por ser um setor econômico que movimenta e envolve muitas cadeias produtivas. Nosso trabalho é para que esse potencial desabroche e que consigamos gerar renda e oportunidades de negócios no segmento para os empreendedores de Campo Grande e região”, comentou Isabella.
Participantes aprovam
Diversos empresários, representantes de entidades e estudantes do curso de Turismo participaram do evento, entre elas a coordenadora do Grupo de Turismo de base Comunitária das Furnas de Dionísio, Vera Lucia Rodrigues dos Santos. Para ela, a Mostra se resumiu a troca de experiências e conhecimento.
“Eu gostei muito da primeira palestra, porque ouvimos falar muitas coisas sobre a inteligência artificial e hoje, com essa palestra, eu tive uma outra visão”, apontou. “Estar neste evento é de grande importância, porque o Sebrae trabalha com muitos segmentos e está diretamente conectado ao turismo, para ajudar em nosso desenvolvimento”, comentou.
Para o gerente dos hotéis Accor, Novotel, Ibis e Ibis Budget, Leonardo Vilela, o evento trouxe conexão entre os empresários e entidades, para que trabalhem juntos no fortalecimento do turismo. “Precisamos fazer com que Campo Grande seja percebida e notada como uma capital com diversos atrativos e a Mostra de Turismo trouxe essa reflexão e trouxe a ‘pegada’ turística que temos na cidade”, comentou.
Também estiveram presentes no evento representantes da Estância de Governança Regional Campo Grande dos Ipês, presidida pela empresária Vyvyann Mellanie Freire. A associação é composta por 11 municípios que tem o foco no turismo e, segundo a presidente, o apoio oferecido pelo Sebrae aos empresários do segmento tem feito a diferença.
“O Sebrae tem feito um papel muito importante, criando as consultorias específicas para o turismo, como o ‘Transforma Turismo’, que tem incentivado e ajudado empresários a desenvolver melhor suas empresas. Os consultores têm dado muito apoio. De fato, o Sebrae tem sido um precursor que integra, que entende o momento que estamos vivendo no turismo e tem feito um trabalho maravilhoso”, ressaltou Vyvyann.
Estudantes de Turismo, Jonatan Madri e Greici Bravo, também estiveram presentes na 5ª Mostra. Os dois são venezuelanos e acreditam que o evento trará mais oportunidades para eles. “Campo Grande é uma cidade que abriga muitos imigrantes e, nós vemos essa possibilidade no turismo. Acreditamos que, a partir de hoje, novas portas serão abertas para nosso crescimento”, concluíram.
Mais informações estão disponíveis aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.