Com o olhar voltado para o futuro e para a permanência das novas gerações no território, Anastácio apresentou, na noite desta quarta-feira (4), o Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM). O lançamento ocorreu na Câmara Municipal, e reuniu lideranças políticas, empresários, produtores rurais e representantes da sociedade civil para oficializar o planejamento estratégico que vai orientar o crescimento econômico e social da cidade nos próximos anos.
A iniciativa é realizada pelo Sebrae/MS, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), e pela Prefeitura Municipal, integrando as ações do programa Cidade Empreendedora. Em Anastácio, o plano prioriza especialmente o fortalecimento da agricultura familiar, da economia criativa e do comércio local, além de investimentos em educação técnica, estágios e qualificação profissional, criando alternativas para que jovens possam estudar, trabalhar e empreender sem precisar deixar a comunidade.
Para o prefeito de Anastácio, Manoel Aparecido da Silva, o PDM simboliza um novo momento de organização administrativa e ampliação das oportunidades econômicas do município. Segundo ele, a parceria com o Sebrae e o Governo do Estado potencializa a capacidade de execução das ações. “Estamos fomentando a nossa economia local, trazendo inovação para o comércio, para os serviços e para a economia criativa. Sozinhos temos uma capacidade pequena de investimento, por isso buscamos essas parcerias. É algo inédito para Anastácio, e estamos trabalhando para criar oportunidades e aproximar o desenvolvimento da nossa população”, afirmou.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, ressaltou que Anastácio buscou o programa Cidade Empreendedora e agora conta com metodologias e ferramentas de planejamento de longo prazo. Segundo ele, o Sebrae oferece mentoria, metas e diagnósticos para ajudar o município a identificar vocações e estruturar oportunidades. “Estamos trazendo ferramentas para construir um legado, envolvendo comércio, sindicato rural, associação comercial e parceiros locais. Anastácio tem mercado consumidor e potencial no turismo e na agricultura familiar. Nosso papel é apoiar o município para transformar essas oportunidades em mais qualidade de vida para a população”.

Representando a Semadesc, o analista da Coordenadoria de Competitividade Empresarial, Vagner Alexandre Teixeira ressaltou que o diferencial do plano está na construção coletiva e na integração entre poder público e setor produtivo. “O mais importante é que esse trabalho está sendo feito junto com a sociedade, com as lideranças e com os produtores. A ideia é deixar um legado e gerar desenvolvimento econômico real. Essa é mais uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o Sebrae e a Prefeitura, para promover oportunidades e fortalecer o município”, pontuou.

PDM de Anastácio
O Plano de Desenvolvimento Municipal de Anastácio passa a ser o principal instrumento de gestão estratégica do município para os próximos anos (Ciclo 2025-2028). O documento organiza entregas concretas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, do artesanato, da economia criativa e do comércio local, além de ações em educação, qualificação técnica e inserção de jovens em estágios e oportunidades de trabalho, criando condições para que a população permaneça e prospere no próprio território.
Elaborado a partir de diagnósticos socioeconômicos e da contribuição de lideranças, empresários, produtores e gestores públicos, o plano integra iniciativas de desenvolvimento econômico, inovação, infraestrutura urbana e governança, conectando diferentes secretarias em torno de metas e resultados.
Durante o lançamento, o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Jairo Arruda, explicou que o planejamento retoma setores que não recebiam políticas estruturadas e cria uma agenda permanente para o município. “Há mais de 20 anos não trabalhávamos esse setor de forma organizada. Agora conseguimos discutir propostas e aplicar ações de maneira contínua. Essa parceria com o Sebrae e o Governo do Estado trouxe uma gestão mais integrada e abre novas oportunidades para o nosso comércio, para a agricultura familiar e para a economia local”, destacou.
O presidente da Câmara Municipal, Lincoln Sanches Pellicioni, reforçou que o Legislativo será parceiro na execução das medidas previstas no plano. “A Câmara é parceira do Executivo nesse processo e vai apoiar as ações que promovam o desenvolvimento da cidade. Essa integração entre Sebrae, Governo do Estado, Prefeitura e Legislativo é fundamental para garantir resultados concretos para a população”, concluiu.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou pela Central de Relacionamento do Sebrae/MS, no número 0800 570 0800.

