Observando o vai e vem dos vizinhos, que demoravam para voltar para casa com as compras do mercado, o administrador de empresas João Vitor Benitez enxergou uma oportunidade de negócio e criou a Mercearia Ipê, localizada na Aldeia Jaguapiru, em Dourados. Ao oferecer uma alternativa dentro da comunidade, o comércio facilitou o acesso aos produtos e, atento às demandas dos clientes, tem crescido a cada dia.
“Estamos entrando no quinto ano de funcionamento e focamos em itens de giro rápido, então, oferecemos em pequenas quantidades, uma grande variedade de produtos para o dia a dia de uma família. Temos mantimentos básicos, carnes congeladas, produtos de limpeza e higiene, além de frango assado aos domingos. Também oferecemos doces e picolés, muito procurados pelas crianças que estudam aqui perto, na Escola Municipal Indígena Ramão Martins”, expõe João.

A ideia de abrir a mercearia surgiu da observação da movimentação das pessoas, que percorriam grandes distâncias pelas estradas de terra da Aldeia, muitas vezes de bicicleta e, dependendo do clima, até debaixo de chuva. A localização do comércio foi escolhida estrategicamente: próximo à escola, a cerca de 200 metros de uma das estradas principais que cruzam a comunidade e em uma via por onde passa ônibus de transporte de trabalhadores.
O empreendimento foi construído no terreno da família da esposa de João, Adrieli Caroline Marques Benitez, que é da etnia Guarani. Além de ser pedagoga, Adriele também empreende na venda de perfumaria e roupas, atendendo na própria casa. O nome da mercearia foi inspirado nos vários ipês nativos do terreno, árvore admirada por João desde a infância em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. “Mas lá só tinha um ipê, aqui não. Organizamos as mudas nativas para formar uma fileira de ipês brancos na frente e plantamos ipês amarelos na lateral da mercearia. Então, em vez de chamar ‘Mercearia do João’, decidimos que o ideal seria homenagear os ipês”, conta João Vitor.
A relação afetiva com a terra começou após o casamento com Adrieli, em 2017, quando ele se mudou para a Aldeia Jaguapiru e deixou para trás a rotina de trabalho no setor administrativo de uma multinacional. Diante das dificuldades para conseguir emprego em Dourados, João usou sua visão empreendedora para comercializar as frutas cultivadas na área da família e também para vender os sabonetes artesanais fitoterápicos que aprendeu a produzir com a sogra, que é bióloga. Após um período de muito sucesso, a saboaria enfrentou um declínio, mas a experiência adquirida nessa atividade foi aproveitada na administração da mercearia.
Outro aprendizado relevante para o sucesso do negócio veio no ano passado, quando João participou do projeto Comunidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/MS em parceria com o Instituto BRF. Os conhecimentos adquiridos sobre gestão financeira ajudaram a resolver uma das principais dificuldades enfrentadas desde a abertura da mercearia: a precificação dos produtos.

Com o aprendizado, ele corrigiu o processo ao utilizar uma ferramenta para cadastrar as mercadorias, registrar o valor de compra, definir a margem de lucro esperada e controlar o estoque. Após a mudança, passou por outras consultorias e, em março deste ano, substituiu a planilha por um sistema automatizado, que facilita ainda mais a gestão do negócio ao sugerir compras futuras e alertar sobre mercadorias paradas.
“Sou muito grato ao Sebrae por todas as conquistas que tenho hoje. Os cursos me ajudaram muito. Também aprendi sobre desenvolvimento pessoal, marketing digital e atendimento ao cliente. O que mais gosto no acompanhamento é que, após identificar as necessidades, tudo é personalizado para você e o seu negócio”, destaca João Vitor.
Da mesma forma que vem fazendo desde o início, prestando atenção ao que os clientes mais procuram, João Vitor pretende expandir ainda mais a mercearia. Para ele, empreender na Aldeia Jaguapiru vai além do comércio: “É uma forma de a gente contribuir com o dia a dia dos moradores, oferecendo comodidade para quem vive aqui. Pretendo diversificar ainda mais os produtos que ofereço e investir em melhorias para atender melhor a comunidade”, concluiu.
Mais informações sobre as ações promovidas pelo Sebrae/MS podem ser obtidas por meio do site ms.sebrae.com.br ou pelo telefone 0800 570 0800.
-