Automatizar a criação, personalização e distribuição de peças publicitárias foi a solução que o empreendedor Marcelo Siqueira, de Campo Grande (MS), desenvolveu junto aos sócios da ArtQub, uma startup de marketing criada para resolver um desafio enfrentado por grandes redes de franquia. A ideia surgiu em 2015 a partir da experiência de Rodrigo Melo, amigo de Marcelo e atual CEO da empresa, que atuava em uma rede com mais de 600 unidades e precisava enviar artes para todas as filiais do Brasil – respeitando as características regionais, mas sem comprometer a identidade visual da marca.
O problema era que o processo, feito manualmente, gerava distorções. “Imagina mandar a arte de um outdoor para o interior de uma cidade onde há praia. Para esse cliente a melhor coisa da região dele é a praia, então ele pegava aquela arte tradicional e colocava uma praia no fundo, o que acabava estragando toda a peça de marketing”, conta Marcelo.
Foi a partir disso que nasceu a ArtQub, cujo primeiro produto digital foi lançado em 2017. A ferramenta permite que franquias e redes possam gerar peças de marketing personalizadas com padronização visual garantida. Com poucos cliques, o usuário insere dados específicos da unidade e baixa a arte final pronta para impressão ou publicação.

Hoje, Marcelo lidera a área de tecnologia da empresa em Campo Grande, enquanto os demais sócios atuam em São Paulo. A solução criada por eles já impactou mais de 7,5 mil usuários, entre redes franqueadas e unidades individuais, gerando mais de 2 milhões de artes personalizadas na plataforma.
“Dessa forma o cliente já tem o produto, e assim ele consegue levar a arte para um outdoor, para uma gráfica e tudo mais, tendo o produto pronto com um clique. E essa é a nossa palavra-chave: a sua arte pronta em um clique”, continua.
Horizonte de oportunidades
Para alcançar esse nível de maturidade, a startup enfrentou desafios de validação, conquista dos primeiros clientes e consolidação do modelo de negócios. Segundo o empreendedor, mostrar às redes o valor de unir padronização à autonomia das unidades foi uma das etapas mais complexas.
“O desenvolvimento da tecnologia, validação com redes franqueadas e formação de uma equipe enxuta foram fundamentais para o início. Contamos com muito esforço próprio, parcerias estratégicas e apoio de clientes visionários”, disse Marcelo.
A parceria com o Sebrae/MS foi essencial nesse processo. O vínculo começou ainda em 2016, com a criação do laboratório de inovação Living Lab MS, e se fortaleceu com o apoio da instituição em diversas frentes: desde mentorias até a participação em missões internacionais. “O Sebrae nos ajuda em tudo, e a gente brinca que ele é uma grande mãe para nós”, comenta Marcelo.
A startup já atende clientes no Paraguai e planeja ampliar sua presença para Argentina, Bolívia, Chile e Peru ainda este ano. Além disso, está em processo de abertura da empresa em Portugal, mirando o mercado europeu. Nesta trajetória, a startup também tem o apoio do Sebrae/MS.
“O Sebrae acaba nos ajudando em todos os aspectos, principalmente nessa questão de abertura de negócios internacionais, porque conseguimos entender como funcionam outros países. Nosso objetivo é tornar a ArtQub uma referência global em automação de marketing com personalização inteligente e padronização de marca”, finaliza o empreendedor.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae, entre em contato pela Central de Relacionamento no número 0800 570 0800 ou acesse o site ms.sebrae.com.br.