Apoio ao comércio local e agricultura familiar, desburocratização e melhoria dos processos municipais e incentivo à participação dos pequenos negócios nas compras públicas, além da promoção de uma cultura empreendedora nas escolas e fortalecimento do turismo. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Porto Murtinho, executado ao longo dos últimos 20 meses em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal. A iniciativa foi encerrada oficialmente na noite dessa sexta-feira (10), com a entrega de um relatório com os resultados do trabalho desenvolvido no município ao prefeito, Nelson Cintra.
Na mesma data, o prefeito também assinou uma nova parceria com o Sebrae/MS para a continuidade do trabalho por meio do programa Cidade Empreendedora. Neste novo ciclo, o município irá receber um pacote diferente de soluções que possuem o propósito de promover a competitividade de Porto Murtinho e dinamizar a economia local. Segundo Nelson, a nova adesão veio, principalmente, pelos resultados alcançados por meio do trabalho já realizado.
Para o líder do executivo, a iniciativa promoveu o crescimento econômico do município, por meio de ações articuladas entre o poder público, empresários, produtores rurais e a população em geral. “O programa Cidade Empreendedora permitiu que a gente pudesse preparar as pessoas para o desenvolvimento que chega em Porto Murtinho juntamente com a Rota Bioceânica. Os empresários da nossa cidade puderam aprender mais, se capacitar, melhorar as empresas e gerar emprego e renda para o nosso município. Junto com o Sebrae tivemos muito sucesso”, destacou o líder do executivo.
Na mesma solenidade, também foi entregue ao prefeito o “Mapa de Oportunidades” – documento elaborado a partir de um levantamento feito pelo Sebrae/MS que identificou as demandas de grandes empresas presentes no município, Vicari Caminho dos Andes e FV Cereais, e os pequenos negócios que poderiam se tornar fornecedores, para possibilitar a conexão entre eles e o fortalecimento do comércio local. Em março do ano passado, as duas empresas já tinham firmado uma parceria técnica com o Sebrae e Prefeitura Municipal para atuar em conjunto na promoção do encadeamento produtivo.
Porto Murtinho aderiu ao programa Cidade Empreendedora em abril de 2021 e foi acompanhado pelo Sebrae até dezembro do ano passado. Nesse período, 60 ações foram realizadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Negócios” voltado para transformar a economia através do empreendedorismo. Algumas das iniciativas foram estruturadas a partir da construção de um Plano de Desenvolvimento Econômico, elaborado em conjunto com as lideranças locais.
De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, o programa trouxe diversos avanços para o município e a parceria permanece para que novas melhorias aconteçam. “Com o programa, conseguimos manter mais empresas de portas abertas e trazer novos empreendedores para a formalidade. Também tivemos resultados efetivos nos principais eixos trabalhados: turismo, compras públicas, agricultura familiar, desburocratização e educação empreendedora. Foram muitas conquistas e agora renovamos a parceria para continuarmos esse trabalho por mais um ciclo, e o Sebrae está à disposição para contribuir com o desenvolvimento local”, pontuou Bertoni.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o comprometimento do poder público e da sociedade civil organizada foi fundamental para repercussão positiva do programa e será importante para a continuidade do trabalho. “O Cidade Empreendedora inclui diversas ferramentas que possibilitam a melhoria do município em muitos aspectos, mas o envolvimento da gestão municipal, dos empreendedores e demais lideranças locais, como Associação Comercial e Sindicato Rural, é fundamental para a conquista de bons resultados. Fizemos várias ações que permitiram fortalecer não só o empreendedor, mas também a Prefeitura Municipal, e contamos novamente com a parceria desse público, para promover a geração de emprego e renda e o crescimento de Porto Murtinho”, destacou Mendonça.
Fortalecimento do empreendedorismo
O Sebrae atuou em Porto Murtinho melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte tanto para o pequeno empresário quanto para os produtores da agricultura familiar. Neste sentido, foram realizados mais de 1.600 atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas cerca de 180 empresas distintas localizadas na cidade.
Um dos empreendimentos atendidos foi a Panificadora, Pizzaria e Hamburgueria Oficina do Trigo, da empresária Edileia Mora. Desde 2014, a empreendedora está no ramo da panificação e, em 2018, resolveu ampliar o cardápio e agregar a pizza como mais um prato oferecido. Já no último ano, foi possível tirar do papel um sonho antigo e trazer para os clientes também o hamburguer artesanal. Com o apoio do Sebrae, ela adquiriu conhecimento para ter sucesso em cada mudança e consolidar a empresa no mercado.
“Sempre digo que sou suspeita em falar sobre o Sebrae e o Cidade empreendedora, pois se não fui a comerciante que mais participou de palestras e cursos estou entre as cinco mais. Uma das soluções que mais nos ajudou foi a gestão administrativa, colocar no papel o que já fazíamos e não conseguíamos mensurar. Através do programa, juntamente com o Sebrae conseguimos nos atualizar, encontrar soluções e nos reinventar”, enfatizou Edileia.
Em conjunto com as orientações, o Sebrae promoveu capacitações para levar conhecimento aos empreendedores locais e possibilitar o crescimento das empresas. O destaque foi a realização do Dia da Oportunidade, um grande evento gratuito ocorrido em março de 2022, que ofereceu palestras e oficinas, além de Sessão de Negócios entre os empresários locais e a promoção de uma feira onde os microempreendedores individuais (MEI) e produtores puderam expor os produtos para a população.
Outra ação destaque foi possibilitada pela parceria com o Sistema Fiems, quando o Sebrae/MS também levou para o município unidades móveis de capacitação. Por meio de carretas equipadas com maquinários de ponta, foram oferecidos cursos nas áreas de transformação digital, redução de desperdício, construção civil, automotiva, marcenaria, panificação e solda.
Paralelamente às capacitações, a Sala do Empreendedor do município ganhou novo endereço uma nova proposta de comunicação visual, melhorando a sinalização e tornando o ambiente mais acolhedor para o empresário. O espaço também recebeu orientações e aumentou à qualidade do serviço oferecido, o que garantiu ao local o selo Prata de Referência em Atendimento, concedido pelo Sebrae em 2022 como reconhecimento da qualidade e desempenho ao atender o público.
O resultado do suporte oferecido ao comércio local pode ser observado pelos dados emitidos pela Receita Federal. O número de fechamento de empresas durante a execução do programa, por exemplo, reduziu 67% se comparado com o mesmo período anterior ao Cidade Empreendedora. Além disso, também houve um aumento de 24% na formalização de microempreendedores individuais.
Segundo o secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Porto Murtinho, Clayton Castilho, os avanços trazidos pelo programa para o município são concretos e representam o início de um trabalho que trará ainda mais resultados. “Os números não mentem e eles mostram o quanto evoluímos e como essa atuação em conjunta trouxe melhorias para a cidade. Vamos continuar trabalhando junto com o Sebrae e temos grandes expectativas de tornar a nossa cidade melhor ainda”, pontuou o secretário.
Fomento ao turismo
Localizado às margens do Rio Paraguai, Porto Murtinho possui grande vocação para o turismo de pesca e chama a atenção pela beleza natural das paisagens. Além disso, pelo fato de o município ser um dos principais integrantes da Rota Bioceânica a quantidade de visitantes no local deve aumentar a partir do funcionamento do corredor rodoviário, o que é uma grande oportunidade para posicionar a cidade também como uma opção de lazer.
Nesse contexto, o programa Cidade Empreendedora atuou para engajar o trade turístico, envolvendo tanto empresários quanto o poder público, para fortalecer o segmento no município. Uma das ações foi o seminário “Oportunidades e desafios para o desenvolvimento do turismo” que reuniu todos os públicos envolvidos e resultou na elaboração de ações para a promoção do setor como o desenvolvimento de novos produtos e a revitalização da Orla do Rio Paraguai.
Além disso, foi realizada uma consultoria de posicionamento digital voltada para os negócios turísticos, bem como a divulgação de um calendário de eventos. Os pequenos empreendedores do segmento também receberam suporte para que pudessem melhorar o negócio e atrair novos clientes.
Desburocratização e Compras Públicas
Com o apoio do Sebrae/MS, outro avanço importante foi conquistado na área de Desburocratização, com a adesão do município à RedeSim. A mudança possibilita que o empresário possa fazer a abertura, o fechamento ou a alteração de uma empresa de forma on-line, sem ter que se deslocar até à Prefeitura Municipal e sem a exigência de apresentar documentos impressos, já que a RedeSim concentra em uma só plataforma dados dos órgãos estaduais e municipais, permitindo que o empreendedor tenha um cadastro único na Junta Comercial de Mato Grosso do Sul.
O município também recebeu suporte e tornou o processo de Compras Públicas mais célere e eficiente, além de adotar estratégias para possibilitar que os pequenos negócios locais sejam priorizados nos editais de licitação – tratamento diferenciado previsto na Lei Complementar nº 123/2006. Com esse trabalho, a Prefeitura Municipal investiu, em 2021 e 2022, no total, R$ 8,3 milhões em empresas locais licitadas para o fornecimento de produtos e prestação de serviços. Um passo importante para promover o ciclo virtuoso da economia e o aumento da geração de renda na cidade.
A agricultura familiar também foi atendida pelo programa Cidade Empreendedora na área de Compras Públicas. Pequenos produtores receberam consultoria especializada para que melhorassem a qualidade da produção, além de aprenderem a planejar o plantio de acordo com o que o mercado precisa e conseguirem se organizar para vender para a prefeitura via Programa Alimenta Brasil (PAB) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Outro trabalho nessa mesma linha foi o 1º Desafio Estadual das Merendeiras. Porto Murtinho aderiu à competição e 15 profissionais participaram da etapa municipal. Além de promover a capacitação e valorizar o trabalho desenvolvido nas escolas, a iniciativa exigiu a criação de receitas compostas por alimentos oriundos da agricultura familiar, como uma forma de estimular o município a adquirir os itens dos produtores locais.
Empreendedorismo na escola
Por meio do programa Cidade Empreendedora, estudantes de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino tiveram oportunidade de aprender sobre empreendedorismo em sala de aula. O Sebrae/MS formou os professores para a aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e, ao todo, cerca de 2.700 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram contemplados. No total, 138 docentes foram capacitados com soluções em empreendedorismo no município.
Através do JEPP, o tema empreendedorismo é trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária, por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados. A Feirinha do JEPP é o último passo da metodologia, quando os estudantes de todos os anos envolvidos apresentam os produtos desenvolvidos à comunidade.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
-