Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

 Autoridades durante a abertura oficial do evento, na praça Disvaldo de Souza Bezerra, no bairro Moreninhas
ASN MS 23/07/22 às 13:47 Atualização 23/07/22 às 15:57
Compartilhe

Em Campo Grande, Moreninhas recebe serviços gratuitos do programa “Minha Chance”

Por Natália Moraes
ASN MS 23/07/22 às 13:47 Atualização 23/07/22 às 15:57
Compartilhe

Ação, promovida pelo Sistema Fiems e Sebrae/MS, leva inscrições para cursos, atendimentos para empreendedores, vagas de emprego, entre outros

O bairro Moreninhas, em Campo Grande, recebe ao longo deste sábado (23) a segunda edição do “Minha Chance” – programa de qualificação profissional, empregabilidade e empreendedorismo de Mato Grosso do Sul. Os moradores da região foram os que mais solicitaram a vinda da iniciativa para o local, a partir de uma gincana promovida no âmbito da ação. Iniciativa do Sistema Fiems em parceria com o Sebrae/MS, o Minha Chance reúne, na praça Disvaldo de Souza Bezerra, serviços gratuitos para a população, como inscrições para cursos, atendimentos para empreendedores, vagas de emprego, palestras e oficinas.

Na abertura oficial do evento, durante a manhã, marcaram presença, o chefe de gabinete da presidência do Sistema Fiems, Robson Del Casale, que, na ocasião, representou o presidente do Sistema Fiems e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS (CDE), Sérgio Longen; o diretor do Sistema Fiems, Julião Flaves Gaúna; o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar e vice-presidente do CDE do Sebrae/MS, Jaime Verruck; o presidente do Sistema Faems e conselheiro do Sebrae/MS, Alfredo Zamlutti, o diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro; além de representantes da emissora SBT MS, parceira da iniciativa.

Segundo o representante do Sistema Fiems, Robson Del Casale, a proposta do Minha Chance é levar para moradores dos bairros da Capital serviços gratuitos, com foco no mercado de trabalho. “Estamos trazendo hoje aqui para essa região qualificação, oportunidade de emprego, preenchimento de vaga no mercado de trabalho, e essa é a essência do Minha Chance, levar até o bairro, a oportunidade para que aquelas pessoas que estão esperando uma vaga, que precisam de qualificação, de orientações, que possam ser atendidas. Aqui nas Moreninhas, temos uma participação em massa da população, e assim vai ser, em todos os bairros, por onde a ‘caravana’ do Minha Chance passar”, frisou.

No estande do Sebrae, empreendedores contaram com atendimento

Para o secretário Jaime Verruck, o estado vive um momento positivo na geração de empregos, todavia, é necessário que a população se capacite para atender às vagas disponíveis. E, o Minha Chance vem para contribuir com esta necessidade. “Mato Grosso do Sul passa hoje por um momento excepcional. Nós temos muitas vagas de emprego, na indústria, no comércio, na agricultura, mas, precisamos de pessoas qualificadas. E, aqui, estamos novamente oferecendo à sociedade sul-mato-grossense, às pessoas que moram aqui na Moreninhas, a possibilidade de se qualificarem, de buscar uma vaga de trabalho. Então, queremos chamar a atenção para todos, para que conheçam o programa Minha Chance e se qualifiquem”, destacou o secretário.

O diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, enfatiza a importância de qualificar a população. “É uma ação muito rica do Sistema Fiems que o Sebrae se associou. Hoje, nós precisamos qualificar mão de obra. Temos pessoas que estão desempregadas e com dificuldade de se inserir no mercado de trabalho. E, temos os empreendedores que estão no bairro e precisam de pessoas qualificadas. Então, ao nos associarmos a essa ação, estamos com este intuito. Além disso, o Sebrae vem com toda a sua orientação, desde a formalização do MEI, oferecendo capacitações, e queremos que as pessoas que moram nos bairros, acreditem que essa é uma grande chance. Estamos juntos em prol do desenvolvimento do Mato Grosso do Sul”, disse.

Lançado em junho deste ano, o Minha Chance possui o formato de “feira itinerante”, por levar, em um único dia, uma série de serviços gratuitos para a população. O destaque está na divulgação de vagas de emprego e ações para recolocação dos profissionais no mercado. Até o momento, além da Moreninhas, o bairro Aero Rancho recebeu o evento, no dia 09 de julho. O programa irá percorrer mais bairros da Capital, que serão selecionados a partir de uma gincana.

Atendimento e capacitações gratuitas

Desde o dia 18 de julho, como parte do Minha Chance, agentes do Sebrae/MS visitaram mais de 200 pequenos negócios do bairro, para levar orientação empresarial, levantar vagas de emprego disponíveis e conhecer as principais necessidades de capacitação. A partir desta sondagem, os agentes cadastraram as oportunidades encontradas no MS Contrata+, um aplicativo criado pela Fundação do Trabalho (Funtrab) que conecta empregadores e trabalhadores em busca de um posto de trabalho. No sábado, foi o momento da população da Moreninhas e região buscar as vagas.

Além deste trabalho prévio, no dia do evento, o Sebrae realiza atendimento aos empreendedores locais, em estande montado na praça. A maioria das pessoas que buscou o espaço quis tirar dúvidas quanto à abertura e regularização do microempreendedor individual (MEI), uma categoria de empresa. Foi o caso da empreendedora Karen Cristina Pedroso, proprietária da loja Lu Modas, que fica no bairro Moreninhas II. “Eu vim para fazer o MEI, atualmente vendo roupas, de Moda Feminina. Gostei do atendimento, vou só atrás de algumas coisas para finalizar”, comentou.

Eli Alves da Silva e Irene Bistafa participam de carreta de Construção Civil e aprovam cursos em revestimentos e pisos, hidráulica e elétrica, entre outros

Por fim, como parte do Minha Chance, o Sebrae, em parceria com o Sistema Fiems, por meio do Senai, está disponibilizando capacitações em unidades móveis, com cursos técnicos de qualificação em diversas áreas profissionais. Todos são gratuitos. Na Moreninhas, as carretas de Panificação e Construção Civil estão ofertando cursos para a população desde o dia 18 de julho, das 8h às 18h, e seguem até este sábado.

Para quem foi até o local, participar das capacitações está fazendo a diferença. Eli Alves da Silva, que atua no ramo de aluguéis, se capacitou na carreta de Construção, com o objetivo de ter um “olhar mais cirúrgico” e utilizar o conhecimento em seu trabalho, que exige o contato com pedreiros, eletricistas, entre outros profissionais.

“Tenho imóveis de aluguel, então me interessa porque gosto de fazer a pintura, e gostaria de ter a técnica. Fiz vários cursos, como ‘marido de aluguel’, revestimentos e pisos, hidráulica e elétrica. Para mim, é interessante ter esse conhecimento. Tendo uma noção melhor, com as técnicas que aprendi, fica mais fácil, porque lido com pedreiro, eletricista. Então, a gente tendo conhecimento, é importante. Também gosto de fazer reparos, essas coisas”, mencionou.

Já para a aposentada e pensionista Irene Bistafa, que também participa da carreta de Construção, foi o momento de se atualizar. “Sempre tive interesse por essa área, gosto muito e acredito que a gente tem que aprender. Amei aprender sobre pintura, assentamento de revestimento de piso de cerâmica, e garanto que eu vou fazer”, comemora.

População pode solicitar “Minha Chance” em seu bairro

A escolha dos bairros que irão receber a ação é feita por meio de uma gincana, que leva em conta o número de inscritos por região da cidade. Interessados em participar deverão encaminhar mensagem para o WhatsApp (67) 3389-9273. Eles receberão um link com um formulário para um cadastro simples, em que deverão informar o nome, CPF, e-mail, telefone e o bairro onde moram.

O anúncio do bairro vencedor será feito no programa “O Povo na TV”, pelo apresentador Tatá Marques. Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, pelo número 0800 570 0800.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas