ASN MS
Compartilhe

Em Inocência, programa Cidade Empreendedora promove fomento à agricultura familiar e fortalecimento do comércio

Iniciativa do Sebrae/MS e Prefeitura Municipal finaliza com contribuições no aumento da formalização de empreendedores e capacitação de pequenos produtores
Por Natalie Malulei e Nayara Tiago
ASN MS
Compartilhe

Fortalecimento do comércio local, melhorias na agricultura familiar, capacitação de servidores municipais e fomento à educação empreendedora. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Inocência, executado ao longo dos últimos 21 meses em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal.

A iniciativa foi encerrada oficialmente nesta segunda-feira (13), com a entrega de um relatório com os resultados do trabalho desenvolvido no município ao prefeito, Antonio Angelo Garcia dos Santos, conhecido como Toninho da Cofapi. Na mesma data, o líder o executivo também assinou uma nova parceria com o Sebrae/MS para a continuidade do trabalho por meio do programa Cidade Empreendedora. Neste novo ciclo, o município irá receber um pacote diferente de soluções que possuem o propósito de promover a competitividade de Inocência e dinamizar a economia local.

Segundo Toninho, a nova adesão veio, principalmente, pelos resultados alcançados por meio do trabalho já realizado. “O Cidade Empreendedora trouxe oportunidade para que os empresários e produtores da agricultura familiar pudessem adquirir mais conhecimento e, dessa forma, melhorar o atendimento aos clientes e suas atividades. Fico muito feliz com o trabalho do Sebrae, pois trouxe mais qualidade de vida, mais emprego e renda para a nossa população e desenvolvimento para nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

Prefeito de Inocência, Toninho da Cofapi, renovou a parceria com o Sebrae/MS para a continuidade do programa Cidade Empreendedora no município

Inocência aderiu ao programa Cidade Empreendedora em março de 2021 e foi acompanhado pelo Sebrae até dezembro do ano passado. Nesse período, 59 ações foram realizadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, que norteou o trabalho foi “Cidade Agro”, focado no potencial produtivo da cidade com a proposta de estimular o pequeno produtor e criar incentivos para impulsionar a economia agrícola local. Algumas das iniciativas que tiveram esse propósito foram estruturadas a partir da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado em conjunto com as lideranças locais.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o comprometimento do poder público e da sociedade civil organizada foi fundamental para repercussão positiva do programa. “O Cidade Empreendedora disponibiliza várias ferramentas que possibilitam melhorar a cidade em muitos aspectos, mas o engajamento da Prefeitura Municipal, dos empreendedores locais, e dos parceiros como Associação Comercial e do Sindicato Rural, fez toda a diferença para obter bons resultados. Foram várias ações que possibilitaram capacitar a gestão municipal, além de apoiar a agricultura familiar e o pequeno negócio promovendo a geração de emprego e renda e o desenvolvimento de Inocência”, destacou Mendonça.

Plano de Desenvolvimento Econômico de Inocência foi elaborado com ações para melhorar o município e apresentado para a sociedade

Fortalecimento do empreendedorismo

O Sebrae atuou em Inocência melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte tanto para o pequeno empresário quanto para os produtores da agricultura familiar. Neste sentido, foram realizados mais de 2.500 atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas cerca de 340 empresas distintas localizadas na cidade.

Um dos empreendimentos atendidos foi a Dona Barata Variedades, da empresária Márcia Soraia Garcia de Souza. Com conhecimento, a empreendedora conseguiu estabelecer o negócio no município. “Fiz uma pesquisa de mercado e percebi que tinha um déficit de locais que vendiam itens de utilidades como eu ofereço. Quando você começa não tem noção do que vai gastar porque eu não tinha um planejamento e aí, depois do dinheiro, o maior desafio foi a logística, mas eu fiz vários cursos e palestras com o Sebrae e tive o direcionamento focado no que eu precisava”, comentou.

Outra empresária que também foi beneficiada com o programa na cidade foi Sônia Maria da Costa, proprietária da Mariê Café. “Em Inocência, participei de quase tudo o que o Sebrae desenvolveu, fui da primeira turma do Empretec e participei da competição Compre Online do Pequeno, ficando em primeiro lugar na cidade e em nona colocação no estado do MS. Atualmente, temos um contrato com uma empresa para qual servimos quase 300 cafés todos os dias. Além disso, vendemos minisalgados via delivery. A cidade está em constante desenvolvimento e isso é uma inspiração para investir nos negócios no município”, avaliou a empreendedora.

Cursos gratuitos foram levados para Inocência por meio de carretas equipadas

Juntamente às orientações, o Sebrae promoveu capacitações para levar conhecimento aos empreendedores locais e possibilitar o crescimento das empresas. O destaque foi a realização do Dia da Oportunidade, um grande evento gratuito ocorrido em maio deste ano, que ofereceu palestras e oficinas, além de Sessão de Negócios entre os empresários locais e a promoção de uma feira onde os microempreendedores individuais (MEI) e produtores puderam expor os produtos para a população.

Outra ação destaque foi possibilitada pela parceria com o Sistema Fiems, quando o Sebrae/MS também levou para o município unidades móveis de capacitação. Por meio de carretas equipadas com maquinários de ponta, foram oferecidos cursos nas áreas de transformação digital, informática, construção civil, costura, automotiva e solda.

Paralelamente a esse trabalho, a Sala do Empreendedor do município recebeu uma nova proposta de comunicação visual que teve como objetivo de melhorar o atendimento aos empreendedores locais. O atendimento é voltado para esclarecer dúvidas e auxiliar o empresário na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI).

Sala do Empreendedor ganhou nova identidade visual para aproximar os empreendedores locais

O resultado do suporte oferecido ao comércio local pode ser observado pelos dados emitidos pela Receita Federal. O número de fechamento de empresas durante a execução do programa, por exemplo, reduziu 50% se comparado com o mesmo período anterior ao Cidade Empreendedora. Além disso, também houve um aumento de 32% na formalização de microempreendedores individuais.

Fomento à agricultura familiar e compras públicas

Os pequenos negócios do campo também foram o público-alvo do programa Cidade Empreendedora em Inocência. Uma das iniciativas realizadas, por exemplo, foi o 1º Desafio Estadual das Merendeiras que teve a proposta de incentivar o município a adquirir produtos da agricultura familiar e valorizar o trabalho desenvolvido pelas profissionais nas escolas. Inocência aderiu à competição e a vencedora da etapa municipal também foi destaque na etapa estadual: a merendeira Eduarda Moura Godoi garantiu o segundo lugar na disputa com a receita “Carne de panela com batata caramelizada” composta por itens produzidos pelos produtores locais.

Outra ação destinada para esse público, foi a revitalização da Feira do Produtor. Para tornar o espaço mais atrativo para a população, o local ganhou uma nova identidade visual. Com essa ação, os feirantes receberam capacitações para melhorar o atendimento ao cliente e ampliar a visibilidade do negócio.

Feira do Produtor recebeu novo layout e feirantes participaram de capacitações para que pudessem ampliar as vendas

Para levar conhecimento aos produtores da agricultura familiar, também foi oferecida uma consultoria especializada voltada para o aumento da qualidade dos produtos oferecidos e organização do planejamento de produção de acordo com a necessidade do mercado, para que pudessem conquistar mais fornecedores. Um dos potenciais compradores apresentados foi a própria administração municipal que pode adquirir produtos desse público via Programa Alimenta Brasil (PAB) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No total, 13 produtores receberam esse acompanhamento.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Valdir Delírio, esse trabalho veio ao encontro de uma das grandes demandas da administração municipal que é dar suporte a esse público. “A gente tem buscado dar uma segurança na produção, o pequeno produtor vai produzir isso já programado. Também queremos fazer um Cinturão Verde em Inocência, porque hoje a maior parte de hortifrutigranjeiros do município vem de fora e aqui temos um clima muito bom e uma diversidade de solo que nos permite ter uma ampla variedade de produtos”, avaliou Valdir.

Mais do que capacitar o produtor rural, os servidores municipais também receberam suporte e conseguiram tornar o processo de Compras Públicas mais célere e eficiente, além de adotar estratégias para aumentar o volume de produtos adquiridos dos comerciantes locais. Com esse trabalho, a Prefeitura Municipal investiu, em 2021 e 2022, no total, R$ 7,7 milhões em empresas locais licitadas para o fornecimento de produtos e prestação de serviços. Um passo importante para promover o ciclo virtuoso da economia e o aumento da geração de renda na cidade.

Outra melhoria foi a adoção de novas ferramentas para facilitar o acesso das empresas locais aos editais de licitação, como o Portal Empreende Inocência. A plataforma digital também possibilita que os empresários cadastrados acompanhem o cronograma de compras do órgão público e se programem para participar dos pregões.

Promoção do empreendedorismo nas escolas

Por meio do programa Cidade Empreendedora, pela primeira vez, os estudantes de duas escolas da Rede Municipal de Ensino tiveram oportunidade de aprender sobre empreendedorismo em sala de aula. O Sebrae/MS capacitou cerca de 80 professores em soluções de educação empreendedora e, ao todo, 1.260 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram contemplados com a metodologia do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

Estudantes aprenderam sobre empreendedorismo e apresentaram para a comunidade os produtos desenvolvidos em sala de aula

Outra ação foi o projeto Recicla Verdinho, implementado nas escolas CEI Prof. Olivalto Elias da Silva e Escola Municipal Cirilo Anoena da Costa. A iniciativa é promovida em conjunto com o Sicredi e atende 190 estudantes que cursam o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Através do projeto, os estudantes trocam materiais recicláveis por alimentos saudáveis. Ao entregar na escola itens que seriam descartados em casa, como garrafas pet ou recipientes plásticos, eles recebem “verdinhos” e com a moeda social podem adquirir hortaliças, legumes, leite e ovos de produtores da agricultura familiar cadastrados que atuam na feira da cidade.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

-