Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

 Um dos mais procurados, curso de Panificação mostra desde noções básicas sobre segurança do trabalho e higiene e manipulação de alimentos, até a parte prática com receitas de pães salgados, pães, doces e biscoitos
ASN MS 15/07/22 às 09:42 Atualização 15/07/22 às 09:51
Compartilhe

“Minha Chance”: Carretas de capacitação itinerante percorrem bairros da Capital com cursos gratuitos

Por Natália Moraes e Filipi Yamashita
ASN MS 15/07/22 às 09:42 Atualização 15/07/22 às 09:51
Compartilhe

Unidades móveis ofertam cursos de qualificação profissional em diferentes áreas, como Costura, Construção Civil, Panificação e Solda

Com o objetivo de oferecer à população a oportunidade de se capacitar, além de estimular novas possibilidades de renda por meio do empreendedorismo, o Sebrae/MS, em parceria com o Sistema Fiems, por meio do Senai, está levando cursos de capacitação gratuitos para bairros de Campo Grande. A ação faz parte do “Minha Chance” – maior programa de qualificação profissional, empregabilidade e empreendedorismo de Mato Grosso do Sul.

Ao todo, são 50 carretas de capacitação itinerante, que irão percorrer 48 bairros da Capital. As unidades móveis ofertam cursos de qualificação profissional em diferentes áreas, sendo elas, Automotiva, Costura, Construção Civil, Meu Negócio tá On (presença digital), Panificação, Produção Industrial e Solda. A iniciativa também beneficia os pequenos negócios locais, que poderão contratar pessoas qualificadas para os postos de trabalho, tornando os processos produtivos mais eficientes, econômicos e sustentáveis.

De acordo com o diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a ação vem para apoiar empreendedores que querem se capacitar para trazer melhorias para seus empreendimentos, além das pessoas que buscam se reinserir no mercado de trabalho e os funcionários já empregados que desejam se qualificar. “Precisamos que a população do bairro seja protagonista e venha aproveitar as oportunidades de qualificação, para que volte ao mercado de trabalho e contribua com o desenvolvimento do bairro”, reforçou.

Nesta semana, já ocorrem capacitações nos bairros Aero Rancho (Campo de Futebol – Rua Arquiteto Álvaro Mancini), Dom Antônio (Quadra de Esportes Dom Antônio Barbosa – Rua Mitsuyo Aratani, 119) e Jardim Carioca (Praça Jardim Carioca – Rua Elisianto esquina com Aracy de Almeida). Elas tiveram início no dia 11 de julho e seguem até este sábado (16).

No Aero Rancho, foram disponibilizadas as carretas de Panificação e Automotiva, que vêm atraindo a atenção não somente de moradores do bairro, como também de outras regiões da cidade, como Moreninhas e Jardim Itamaracá. Na carreta de Panificação, são em média, 12 inscritos por dia, segundo a instrutora de alimentos do Senai, Alessandra Sampaio de Souza, que é a responsável pela formação da turma. Ela afirma que já tem aluno colocando em prática o que aprendeu.

“São seis dias, de segunda a sábado, e cada dia é um curso. São passadas as noções básicas referentes à segurança do trabalho, sobre higiene e manipulação de alimentos, sobre o que é o ingrediente e como utilizá-lo nas preparações, como elaborar ficha técnica, precificar o produto e principalmente a prática, que é o que mais interessa a eles, colocando o que aprenderam na teoria em ação, que é elaborar pães salgados, pães, doces e biscoitos. A recepção está sendo boa, tivemos muitos feedbacks, inclusive de alunos que já colocaram em prática, vendendo produtos”, explica a professora.

Entre os alunos, a carreta está atraindo tanto empresários com negócios estabelecidos, quanto pessoas em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. E, mesmo para diferentes perfis, adquirir o conhecimento tem sido proveitoso. A empresária Evellyn Krystine Lima de Souza, que é proprietária da Madame Doces e Salgados, por exemplo, conta que veio participar da capacitação para poder ofertar mais produtos aos seus clientes.

Unidades móveis ofertam cursos de qualificação profissional, e são resultado do programa Minha Chance, iniciativa do Sistema Fiems e Sebrae/MS

“Em casa, utilizamos a venda de doces e salgados como renda extra. Fazemos doces como bolos, pudins, pão de mel, cones, bombons. Além disso, temos os salgados. Estamos tendo um bom retorno e é para agregar conhecimento que busquei os cursos. Com mais conhecimento, conseguimos oferecer mais e captar novos clientes. No meu caso, ‘massas’ é um ponto em que estou buscando me aprimorar, porque meu ponto forte são os doces. Queremos aumentar nossa capacidade de encomendas e abrir, talvez, um local físico”, destacou.

Já o participante João Paulo Rodrigues de Oliveira vê no empreendedorismo uma alternativa de renda para o futuro da família. Ele quis participar visando compartilhar o que aprendeu com a mãe e a irmã. “Já tinha interesse na área, porque minha irmã já trabalha com pães. Quis aprender para ensinar para minha mãe, irmã e adquirir renda extra. Eu sempre tive interesse pelo trabalho na cozinha, mas, agora estou aprendendo a maneira correta. Até agora aprendi a fazer broa, sequilhos, pão de leite, antepasto de berinjela, pão de hot dog e fatia húngara. A partir de agora, quero trabalhar na área de alimentos”, disse.

Sobre o Minha Chance

Lançado em junho deste ano, o Minha Chance é um programa do Sistema Fiems que conta com parceria do Sebrae/MS. No formato “feira itinerante”, a ação percorre bairros de Campo Grande levando, em um único dia, serviços gratuitos, entre inscrições para cursos, consultorias e atendimentos para empreendedores, vagas de emprego, palestras e oficinas. O destaque está na divulgação de vagas de emprego e serviços para recolocação dos profissionais no mercado. Até o momento, o bairro Aero Rancho recebeu o Minha Chance, no dia 09 de julho.

A escolha dos bairros que irão receber a ação é feita por meio de uma gincana, que leva em conta o número de inscritos por região da cidade. Interessados em participar deverão encaminhar mensagem para o WhatsApp (67) 3389-9273. Eles receberão um link com um formulário para um cadastro simples, em que deverão informar o nome, CPF, e-mail, telefone e o bairro onde moram. O anúncio do bairro vencedor será feito no programa “O Povo na TV”, pelo apresentador Tatá Marques.

Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, pelo número 0800 570 0800.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas