ASN MS Atualização
Compartilhe

Na Capital, bairro Aero Rancho recebe primeira edição do programa Minha Chance

Como parte das ações, entre os dias 11 e 15 de julho, Sebrae/MS e Sistema Fiems levarão unidades móveis com cursos para moradores do bairro, nas áreas de Panificação e Construção Civil
Por Natália Moraes
ASN MS Atualização
Compartilhe

Como parte das ações, entre os dias 11 e 15 de julho, Sebrae/MS e Sistema Fiems levarão unidades móveis com cursos para moradores do bairro, nas áreas de Panificação e Construção Civil

Ao longo deste sábado (9), o bairro Aero Rancho, em Campo Grande, recebe a primeira edição do “Minha Chance” – maior programa de qualificação profissional, empregabilidade e empreendedorismo de Mato Grosso do Sul. A iniciativa é do Sistema Fiems em parceria com o Sebrae/MS, e leva para o bairro mais de 15 serviços gratuitos para a população, entre inscrições para cursos, consultorias e atendimentos para empreendedores, vagas de emprego, palestras e oficinas.

A ação irá percorrer mais bairros da Capital, sempre no formato de “feira itinerante”, e com o destaque de reunir vagas de emprego e serviços para recolocação dos profissionais no mercado. Na abertura oficial do evento, o presidente do Sistema Fiems, Sérgio Longen, que também preside o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS (CDE), destacou a união de esforços para a realização do programa e a expectativa em conectar pessoas a oportunidades profissionais.

“É um projeto bem estruturado, estamos iniciando aqui hoje no Aero Rancho e a intenção é estender para todos os bairros de Campo Grande, onde tenhamos maiores demandas dos trabalhadores. É uma ação diferenciada, porque ela está indo bairro a bairro, porta a porta, ofertando cursos e fazendo encaminhamento de emprego. Esperamos qualificar as pessoas e fazer o encaminhamento para o mercado de trabalho”, disse Longen.

Presidente do Sistema Fiems, Sérgio Longen, que também preside o Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, destaca união de esforços para a realização do programa

Também presente na abertura, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, vice-presidente do CDE do Sebrae/MS, avaliou que o Estado vive um período positivo no mercado de trabalho, porém, é preciso ter uma mão de obra qualificada. “O Estado de Mato Grosso do Sul está numa situação bastante positiva hoje, de oferta de emprego. Por outro lado, temos pessoas que veem estas ofertas e não conseguem acessá-las, por falta de qualificação. O projeto Minha Chance traz exatamente essa lógica, a gente vai qualificar e mostrar um caminho”, pontuou.

Para o diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o atendimento empresarial levado pelo Sebrae ao evento, bem como, o apoio para verificar as vagas disponíveis nos pequenos negócios da região, entre outras ações, têm como finalidade contribuir com o desenvolvimento do bairro como um todo. E, na outra ponta, os moradores devem estar atentos às oportunidades. “Precisamos que a população do bairro seja protagonista e venha aproveitar as oportunidades de qualificação, para que volte ao mercado de trabalho e contribua com o desenvolvimento do bairro”, reforçou Estanqueiro.

Também esteve presente na abertura do evento o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Paulo Corrêa, o diretor do canal SBT MS, Maurício Andreoli – a emissora é uma das parceiras do projeto –, além de lideranças do bairro Aero Rancho.

Atendimento a empreendedores e população

Como parte do Minha Chance, agentes do Sebrae/MS visitaram, três dias antes do evento, cerca de 300 pequenos negócios do bairro, com o objetivo de levar orientação empresarial, levantar vagas de emprego disponíveis, bem como, perguntar as principais necessidades de capacitação. A partir desta sondagem, os agentes cadastraram as oportunidades encontradas no MS Contrata+, um aplicativo criado pela Fundação do Trabalho (Funtrab) que conecta empregadores e trabalhadores que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho.

No sábado, foi o momento da população do Aero Rancho e região buscar as vagas disponíveis. Pela manhã, o morador William Bento de Oliveira Santander, que ansiava uma recolocação profissional, foi o primeiro participante do Minha Chance a encontrar uma oportunidade. Ele, que estava desempregado há apenas dois dias, rapidamente conseguiu se reinserir no mercado de trabalho, como açougueiro desossador. “Essa ação facilitou muito, consegui um curso de padeiro e uma vaga de açougueiro. Já vim com a intenção de procurar um emprego, na hora eu fiquei sabendo de duas vagas para açougue. O mercado fica aqui perto”, comemorou.

Espaço do Sebrae no Minha Chance oferece atendimento aos empreendedores da região

Já no espaço do Sebrae, destinado aos empreendedores locais, a maioria das pessoas que buscou o local quis tirar dúvidas quanto à abertura do microempreendedor individual (MEI), uma categoria de empresa. Foi o caso da estudante Juliana da Silva, moradora do bairro Aero Rancho. “Eu queria abrir o MEI, vim para saber como funcionava, porque não sabia como era, recebi a informação que queria. Eu moro no Aero Rancho, então para mim, esse evento aqui foi bom”, disse.

Capacitações em unidades móveis

Além das visitas prévias às micro e pequenas empresas e orientações aos empreendedores do bairro no dia do evento, no Minha Chance, o Sebrae, em parceria com o Sistema Fiems, está disponibilizando capacitações em unidades móveis, com cursos técnicos de qualificação em diversas áreas profissionais para a população. Todos são gratuitos.

No Aero Rancho, as carretas de Panificação e Construção Civil oferecerão cursos entre os dias 11 e 15 deste mês, no mesmo local do evento Minha Chance (Rua Arquiteto Álvaro Mancini, s/n, Aero Rancho, Setor V – Campo de Futebol). Para mais informações, os interessados podem acessar o link.

Ainda nesta semana, as unidades móveis irão ofertar cursos em outros bairros: No Jardim Carioca (Praça Jardim Carioca – Rua Elisianto esquina com Aracy de Almeida), entre 11 e 16 de julho, estarão as carretas Automotiva e de Produção Industrial; mesmo período em que estarão no bairro Dom Antônio (Quadra de Esportes Dom Antônio Barbosa – Rua Mitsuyo Aratani, 119), as carretas de Solda e Meu Negócio tá On.

Para saber qual bairro irá receber a próxima edição do “Minha Chance”, acesse o endereço oficial do Sistema Fiems. E, para atendimento empresarial, procure o Sebrae pelo número 0800 570 0800.

  • Minha Chance