Apoio ao comércio local e agricultura familiar, desburocratização e melhoria dos processos municipais e incentivo à participação dos pequenos negócios nas compras públicas, além da promoção de uma cultura empreendedora nas escolas. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Jaraguari, executado durante 21 meses em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal. A iniciativa foi encerrada oficialmente nesta quinta-feira (16) com a entrega de um relatório com os resultados do trabalho desenvolvido no município ao prefeito, Edson Rodrigues Nogueira.
Durante a solenidade, o líder o executivo também assinou uma nova parceria com o Sebrae/MS para a continuidade do trabalho por meio do programa Cidade Empreendedora. Neste novo ciclo, o município irá receber um pacote diferente de soluções que possuem o propósito de promover a competitividade de Jaraguari e dinamizar a economia local. Segundo Edson, a renovação vem pelos resultados alcançados pelo programa, a iniciativa promoveu o crescimento econômico do município, por meio de ações articuladas entre o poder público, empresários, produtores rurais e a população em geral.
“O programa Cidade Empreendedora trouxe para nós o conhecimento. Os servidores municipais foram capacitados e os nossos empresários começaram a ver o empreendedorismo de outra forma. Hoje, eles sabem que empreender em Jaraguari é um retorno garantido e isso o Sebrae também mostrou para eles, fortalecendo o nosso comércio. Com a chegada do programa, o município mudou e se desenvolveu em vários aspectos”, pontuou o prefeito.
Na mesma data, também foi inaugurado o “Espaço Cidadão” do município. O local conta com a Sala do Empreendedor que, por meio do Cidade Empreendedora, recebeu uma nova proposta de comunicação visual, melhorando a sinalização e tornando o ambiente mais acolhedor para o empresário. O espaço exerce o papel fundamental de levar orientações sobre empreendedorismo e auxiliar na formalização de novos negócios.
Jaraguari aderiu ao programa Cidade Empreendedora em março de 2021 e foi acompanhado pelo Sebrae até dezembro do ano passado. Nesse período, 46 ações foram realizadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Negócios” voltado para transformar a economia através do empreendedorismo. Algumas das iniciativas foram estruturadas a partir da construção de um Plano de Desenvolvimento Econômico, elaborado em conjunto com as lideranças locais.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o comprometimento do poder público e da sociedade civil organizada foi fundamental para repercussão positiva do programa. “O programa Cidade Empreendedora inclui diversas ferramentas que possibilitam a melhoria do município em muitos aspectos, mas o envolvimento da gestão municipal, dos empreendedores e lideranças, é fundamental para a conquista de bons resultados. Foram várias ações que permitiram fortalecer não só o empreendedor, mas também a Prefeitura Municipal, promovendo a geração de emprego e renda e o crescimento de Jaraguari”, destacou Mendonça.
Fortalecimento do empreendedorismo
O Sebrae atuou no município de Jaraguari melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte tanto para o pequeno empresário quanto para os produtores da agricultura familiar. Neste sentido, foram realizados mais de 1.600 atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas mais de 200 empresas distintas localizadas na cidade.
Dentre os empreendedores atendidos, estiveram José Alceu Cabral e Zuleide Rodrigues. O casal é proprietário da Queijos Dazu, voltada para a produção de queijos artesanais, que fica no Sítio Paraíso, na comunidade Furnas do Rincão. Com capacitações do Sebrae nas áreas de marketing, gestão e controle financeiro, foi possível melhorar o negócio em diversos aspectos. “Eu registro todos os processos, o quanto entra de leite na queijaria, o volume de produção de queijo e quantas unidades são retiradas para venda. Quando precisamos fazer reajuste de preço do nosso produto, por exemplo, consulto as planilhas e consigo visualizar o quanto deve ser reajustado”, esclareceu Zuleide.
Também por meio da assistência que receberam do Sebrae/MS, os empreendedores identificaram uma nova oportunidade de negócio com o foco no turismo rural. Atualmente, o casal serve para o público um café da manhã com a degustação dos queijos produzidos no local. “O Cidade Empreendedora tem feito uma revolução em Jaraguari e nós, juntamente com todos os empresários aqui da região, estamos caminhando lado a lado desse desenvolvimento. Isso só mostra que quem se dedica é capaz de fazer um bom trabalho. Nós começamos somente com um pedaço de terra e mais nada, mas fomos crescendo, conseguimos estabelecer o nosso negócio e isso é grande uma vitória”, concluiu José Alceu.
Juntamente com José Alceu e Zuleide, outros empresários do trade turístico receberam consultoria para que pudessem identificar as potencialidades da região e adaptar o modelo de negócios para atrair visitantes e se tornarem mais competitivos, já que Jaraguari é um município rico em belezas naturais com forte potencial para o ecoturismo. Além disso, o programa possibilitou a integração entre representantes do turismo e o poder público, de modo a fomentar o segmento no município.
Nesse contexto de fortalecer o empreendedorismo, o Sebrae também promoveu capacitações para levar conhecimento aos empresários locais e possibilitar o crescimento das empresas. O destaque foi a realização do Dia da Oportunidade, um grande evento gratuito ocorrido em fevereiro do ano passado, que ofereceu palestras e oficinas, além de Sessão de Negócios entre os empresários locais e a promoção de uma feira onde os microempreendedores individuais (MEI) e produtores puderam expor os produtos para a população.
Outra ação de grande relevância foi possibilitada pela parceria com o Sistema Fiems, quando o Sebrae/MS levou para o município unidades móveis de capacitação. Por meio de carretas equipadas com maquinários de ponta, foram oferecidos cursos gratuitos nas áreas de transformação digital, informática, construção civil, automotiva, costura, solda e panificação.
O resultado do suporte oferecido ao comércio local pode ser observado pelos dados emitidos pela Receita Federal. O número de fechamento de empresas durante a execução do programa, por exemplo, reduziu 45% se comparado com o mesmo período anterior ao Cidade Empreendedora. Além disso, também houve um aumento de 12% no número de empresas ativas no município e o aumento de 37% na formalização de microempreendedores individuais.
Desburocratização e Compras Públicas
Com o apoio do Sebrae/MS, outro avanço importante foi conquistado na área de Desburocratização, com a adesão do município à RedeSim. A mudança possibilita que o empresário possa fazer a abertura, o fechamento ou a alteração de uma empresa de forma on-line, sem ter que se deslocar até à Prefeitura Municipal e sem a exigência de apresentar documentos impressos, já que a RedeSim concentra em uma só plataforma dados dos órgãos estaduais e municipais, permitindo que o empreendedor tenha um cadastro único na Junta Comercial de Mato Grosso do Sul.
O município também recebeu suporte e tornou o processo de Compras Públicas mais célere e eficiente, além de adotar estratégias para possibilitar que os pequenos negócios locais sejam priorizados nos editais de licitação – tratamento diferenciado previsto na Lei Complementar nº 123/2006. Com esse trabalho, a Prefeitura Municipal investiu, em 2021 e 2022, no total, R$ 10,6 milhões em empresas locais licitadas para o fornecimento de produtos e prestação de serviços.
Mais uma melhoria foi a adoção de novas ferramentas para facilitar o acesso das empresas locais aos editais de licitação, como o Portal Empreende Jaraguari. A plataforma digital também possibilita que os empresários cadastrados acompanhem o cronograma de compras do órgão público e se programem para participar dos pregões.
Já na parte de agricultura familiar, 21 produtores do município receberam consultoria especializada para que melhorassem a qualidade da produção, além de aprenderem a planejar o plantio de acordo com o que o mercado precisa e conseguirem se organizar para vender para o poder público via Programa Alimenta Brasil (PAB) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Empreendedorismo na escola
Por meio do programa Cidade Empreendedora, estudantes de cinco escolas tiveram oportunidade de aprender sobre empreendedorismo em sala de aula. O Sebrae/MS formou os professores para a aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e, ao todo, cerca de 1.195 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram contemplados. No total, 60 docentes foram capacitados com soluções em empreendedorismo no município.
Através do JEPP, o tema empreendedorismo é trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária, por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados. A Feirinha do JEPP é o último passo da metodologia, quando os estudantes de todos os anos envolvidos apresentam os produtos desenvolvidos à comunidade.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.