Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

 O CEI Prof. Olivalto Elias da Silva é uma das escolas que recebe o projeto
ASN MS 04/08/22 às 15:28 Atualização 04/08/22 às 15:34
Compartilhe

Recicla Verdinho é apresentado em escolas municipais onde projeto será desenvolvido em Inocência

Por Nayara Tiago
ASN MS 04/08/22 às 15:28 Atualização 04/08/22 às 15:34
Compartilhe

Iniciativa promovida por meio do programa Cidade Empreendedora possibilita que crianças troquem materiais recicláveis por moeda social e adquiriam alimentos saudáveis

O Projeto Recicla Verdinho foi apresentado, nesta quarta-feira (03), para 190 alunos da Rede Municipal de Ensino de Inocência. Desenvolvida por meio do programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae/MS com a Prefeitura Municipal, a ação possibilita que crianças troquem materiais recicláveis pela moeda social “verdinho” e com ela adquiram alimentos saudáveis na feira do município.

A apresentação foi realizada nas escolas CEI Prof. Olivalto Elias da Silva e Escola Municipal Cirilo Anoena da Costa, onde o programa será desenvolvido. O projeto começa como piloto, atendendo alunos dos 4º e 5º do ensino fundamental, sendo capacitados com os temas de sustentabilidade econômica, social e ambiental.

De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, Ana Flávia, o Recicla Verdinho é uma das iniciativas desenvolvidas pelo Cidade Empreendedora, executado na cidade desde o ano passado. Inocência é o 7° município integrante do programa Cidade Empreendedora em Mato Grosso do Sul a aderir à iniciativa. O projeto já é executado em Rio Brilhante, Nova Andradina, Maracaju, Dourados, Costa Rica e Amambai.

“É um projeto que traz a responsabilidade socioambiental para as crianças, mas além disso, abrange o fortalecimento da agricultura familiar e promove o desenvolvimento da economia local. São apresentados aos alunos temas como consciência ambiental, alimentação saudável e educação financeira, um conteúdo interdisciplinar que proporciona uma aprendizagem prática e traz resultados que não ficam somente em sala de aula”, comentou a analista.

Durante a apresentação a secretária Municipal de Educação, Cleumair Santos de Freitas Almeida, falou sobre o projeto e da importância da educação ambiental para os estudantes. “O Recicla Verdinho vai possibilitar que os estudantes cuidem do meio ambiente e também possam se alimentar de forma saudável”, afirmou.

A diretora da Escola CEI, Eloisa Elena de Moura Santos Oliveira, enfatizou a relevância do projeto para o município. “Acredito que esse projeto veio somar com o município, mas, principalmente, com a educação infantil, buscando inserir a prática da educação sustentável com incentivo à reciclagem e também com foco na educação financeira e educação alimentar saudável”, destacou.

Projeto também foi apresentado na Escola Municipal Cirilo Anoena da Costa, onde será desenvolvido

Para o gerente da Agência do Sicredi de Inocência, Eder Garcia, o projeto possibilita não só o despertar dos alunos, como também da gestão municipal e da população em geral. “De certa forma, é um alerta para que a prefeitura passe a trabalhar a questão da reciclagem, além de conscientizar as nossas crianças, o que nos trará uma comunidade melhor no futuro, mais atenta ao cuidado com o meio ambiente”, disse.

Recicla Verdinho

O programa tem como objetivo desenvolver a educação ambiental, econômica e social, implantando uma cultura que proteja o meio ambiente, além de fomentar a agricultura familiar, novos frequentadores da feira, o desenvolvimento local por meio dos pequenos negócios rurais e proporcionar a valorização e o acesso à uma alimentação mais saudável.

Por meio do projeto, as crianças entregam na escola itens que seriam descartados em casa e recebem em troca “verdinhos”. A cada dez embalagens pet, lata de refrigerante ou cerveja ou embalagem tetra pak, o aluno recebe um voucher no valor de R$ 1. Essa moeda social é utilizada na compra de produtos da agricultura familiar comercializados na feira livre da cidade. O valor dos produtos fornecidos para as crianças é repassado para os produtores pela cooperativa Sicredi.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas