Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

 Workshop Regional Fogo e Desenvolvimento Sustentável acontece neste dia 5 de agosto, online
ASN MS 04/08/22 às 18:09 Atualização 04/08/22 às 21:17
Compartilhe

Workshop contribui com debate sobre desenvolvimento sustentável no Pantanal

Por Rodolfo César
ASN MS 04/08/22 às 18:09 Atualização 04/08/22 às 21:17
Compartilhe

Sebrae/MS promove evento nesta sexta-feira a partir de convênio com o BID e parceria com Mapa e Corpo de Bombeiros

Lideranças de entidades que atuam na preservação e fomento de iniciativas econômicas sustentáveis no Pantanal participam nesta sexta-feira (5), das 15h às 17h, do Workshop Regional Fogo e Desenvolvimento Sustentável. O evento é uma iniciativa do Sebrae/MS, a partir de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.

A transmissão do workshop poderá ser acompanhada pelo Youtube, a partir do link https://bit.ly/workshop_regional_sebrae_bid, e também direto na editoria Multimídia da Agência Sebrae MS. O debate será todo online, com possibilidade de ouvintes enviarem perguntas pelo chat. O workshop a ser realizado tem o objetivo de servir de espaço para que sejam apresentadas iniciativas que estão em andamento para garantir a conservação e desenvolvimento do bioma.

Estão como painelistas a Wetlands International Brasil, Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e a SOS Pantanal. Essas organizações vão apresentar projetos em andamento, bem como os resultados e planejamento que envolvem essas medidas. Representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) também terá participação nas discussões.

Katia Muller, analista técnica do Sebrae/MS, pontua que há um conjunto de medidas sendo realizadas para fortalecer o conhecimento do homem pantaneiro sobre o uso racional do fogo como ferramenta de manejo. “Esta é mais uma atividade que compõe o conjunto de ações que compreende encontrar desafios e oportunidades, através de uma estratégia sistêmica, para mitigação, prevenção e combate a incêndios e queimadas em áreas rurais do Pantanal Brasileiro. A gente vai abrir espaço para as entidades não governamentais que atuam no território, e que promovem a conservação e desenvolvimento do bioma, para também contribuir com essa temática”, esclarece.

prevenção incêndio pantanal
1º Fórum Fogo e Desenvolvimento Sustentável no Pantanal, realizado em 1 de abril de 2022, na sede do Sebrae/MS. Foto: Messias Ferreira – Sebrae/MS

Dentro da proposta de construção de conhecimento e aprimoramento sobre o manejo com o fogo, outras iniciativas envolvendo o Sebrae/MS e parceiros já ocorreram. Ano passado e agora em 2022, foram feitas oficinas em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e ocorreu em abril o 1º Fórum Fogo e Desenvolvimento Sustentável no Pantanal. “Já realizamos oficinas de escuta com produtores rurais e entidades locais nas 11 sub-regiões do bioma Pantanal. Em abril, aconteceu o 1º Fórum, que reuniu instituições municipais, estaduais e federais e produtores rurais, sendo um marco na discussão sobre a proteção do Pantanal contra os incêndios florestais e o uso do fogo como manejo na produção”, contextualiza a analista técnica do Sebrae/MS.

Fabio Bolzan, coordenador de projetos da Wetlands International Brasil, enfatiza que o envolvimento de diferentes organizações ajuda a somar esforços a favor do bioma e das pessoas que vivem em seu território. “Em conjunto com outras instituições, vamos apresentar as principais ações que estão sendo feitas no território pantaneiro para promoção do desenvolvimento sustentável e também envolvendo o combate a incêndios florestais.”

O diretor-presidente do IHP, Coronel Angelo Rabelo, reforça que a melhor preparação de quem está diretamente ligado ao Pantanal engaja em medidas eficazes para reduzir prejuízos ambientais e econômicos. “O fogo deixou em todos nós que trabalhamos no Pantanal, as ongs, as comunidades ribeirinhas, os proprietários rurais, um grande desafio. Temos que reunir forças para trabalhar preventivamente. Nesse sentido, o Corpo de Bombeiros, o Ibama/PREVFogo, as brigadas voluntárias, são todos fundamentais. Quanto mais preparados, melhor o enfrentamento”, defendeu.

Outras medidas

O trabalho do BID, por meio do Sebrae e parceria com o MAPA, começou em 2021 no Pantanal, a partir da atuação conjunta do Sebrae/MS e o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. O convênio Sebrae-Bombeiros promoveu capacitações para prevenção e mitigação do fogo com produtores rurais, trabalhadores em fazendas, comunidades ribeirinhas, estudantes de escolas rurais. Mais de 400 pessoas participaram de oficinas e palestras no período de um ano.

prevenção incêndio pantanal
Entrega de certificados de brigadistas formados após cursos promovidos em parceria do Sebrae/MS com os Bombeiros, a partir de convênio com o BID

Houve também a formação de 129 brigadistas em Corumbá, Aquidauana, Miranda, Passo do Lontra e Escola Jatobazinho. Os cursos para essas capacitações foram ministrados pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul durante o primeiro semestre de 2022, como forma também de preparar esses grupos no trabalho para a prevenção e mitigação.

A construção de todo esse trabalho amplo está alinhada ao Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo (Pemif), instituído pelo Decreto Estadual nº 15.654, de 15 de abril de 2021, e à Norma Técnica 45, dos Bombeiros, que direciona e baliza o uso do fogo como ferramenta de manejo. Ele também encontra respaldo no contexto mundial e se alinha com o compromisso do Brasil em apresentar propostas que envolvem tecnologias de produção sustentável e busca contribuir com a meta de reduzir em 1,1 bilhão de toneladas a emissão de carbono pelo setor agropecuário até 2030, conforme preconiza o Plano ABC+, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Alinhamento com o Pró Pantanal

O projeto que viabiliza o workshop está alinhado com o Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, uma iniciativa do Sebrae/MS para atuar na recuperação econômica, com fomento na economia criativa, economia da diversidade e aos negócios que já existem nessa região e sofreram impactos causados pelo incêndio florestal. Esse programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e o projeto Estratégia Sistêmica para Mitigação, Prevenção e Combate a Incêndios e Queimadas nas Áreas Rurais do Pantanal Brasileiro, fale com o Sebrae, pelo pelo número 0800 570 0800, ou clique aqui.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas