Na noite dessa segunda-feira (6), representantes do poder público e de diversos segmentos participaram de uma reunião voltada para consolidar os avanços obtidos no município com a realização do Festival da Cultura Pantaneira, promovido em novembro do ano passado, pela Prefeitura Municipal, com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Pró Pantanal, Sistema Famasul, Sistema Fiems e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Em 2022, o evento teve a duração de 14 dias e levou para o município diversas atividades voltadas para fortalecer a cultura local, gerar renda e oportunidades de negócio para os empreendedores da região.
O encontro foi liderado pelo conselheiro do Sebrae/MS e vice-presidente regional do Sistema Fiems, Luiz Claudio Fornari, e, entre os participantes, estiveram presentes a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha; os secretários municipais José Armando da Fonseca (Desenvolvimento Econômico), Carmem Santa Cruz (Planejamento e Finanças), Ana Mirian Cardeal de Brito (Assistência Social) e a superintendente municipal de Cultura, Lúcia Elena Roque, juntamente com lideranças de diversos segmentos.
Durante a reunião, foram ressaltados os pontos positivos do festival para o município como a promoção do envolvimento da comunidade e dos empresários; do resgate da cultura local e do sentimento de pertencimento por parte da população; além de trazer visibilidade para Rio Verde e o fomento ao turismo, já que visitantes de diversas regiões estiveram presentes para participar das atividades. Graças ao sucesso da iniciativa, a ideia é que o evento seja realizado novamente neste ano.
Além de ser contemplado com ações do Sebrae/MS promovidas por meio do programa Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal com atuação nos eixos do turismo, economia criativa e agronegócio existentes na região –, o município integra desde 2021 o programa Cidade Empreendedora, executado pela instituição em parceria com a Prefeitura Municipal, com a proposta de promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.
De lá para cá, uma das frentes de trabalho dessa iniciativa tem sido o turismo e, como mais uma ação voltada para fortalecer o segmento, na data da reunião, também foi realizada uma palestra sobre as potencialidades do município para essa área com o tema “Turismo: Uma oportunidade de transformação?”. Rio Verde de Mato Grosso é rico em belezas naturais e está localizado no território da maior planície alagável do planeta, além de ser conhecido como Mirante do Pantanal, e foi para conscientizar os participantes desse potencial, além de integrar o poder público com os empresários do trade turístico e entidades relacionadas, que a capacitação foi realizada no município.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.