Empresa da Capital obteve maior número de votos em competição realizada pelo Sebrae, que contou com finalistas de outros cinco municípios de MS
Com 43% dos votos, a empresa Blue Energy, de Campo Grande, foi a grande vencedora da 2ª edição da competição Compre on-line do Pequeno, iniciativa do Sebrae/MS para apoiar os pequenos negócios nas redes sociais e auxiliá-los a melhorar as vendas pela internet. O resultado foi anunciado ao público na noite desta quinta-feira (22), em uma super live transmitida no Youtube da instituição e apresentada pelo ator e jornalista Bruno Moser.
Em segundo lugar na ação, ficou a empresa DiBonito Cachaça, de Bonito, com quase 17% dos votos e, por fim, o terceiro lugar foi ocupado pelo empreendimento Fino Sabor Ateliê, de Três Lagoas, com 14,5%. Além destes dois municípios e da Capital, a competição contou com finalistas de outras três cidades sul-mato-grossenses: TRT Clean (Corumbá), Nega Bella Store (Coxim) e MS Celulares (Dourados).
Durante o anúncio do resultado, o diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, reforçou o apoio da instituição e enalteceu o envolvimento dos empreendedores com a iniciativa. “Cada um tem realmente uma história de superação. Aos empresários que acreditaram na proposta do Sebrae, que participaram ativamente, e a todos que visualizaram os vídeos e votaram, nós queremos agradecer. Foi uma forma do Sebrae mostrar a importância dessa ação para fomentar o desenvolvimento dos pequenos negócios”, pontuou.
Em dois meses, o Compre On-line do Pequeno 2022 movimentou mais de 400 mil votos, um milhão e meio de visualizações nas postagens das redes sociais do Sebrae/MS e quase dez mil interações, entre reações, comentários e compartilhamentos. As empresas que ficaram em 1º, 2º e 3º lugares receberam como prêmio uma consultoria em gestão do Sebrae e um troféu. A grande empresa vencedora conquistou ainda uma missão técnica para um evento do seu segmento.
Como parte da ação, o Sebrae/MS produziu, de forma gratuita, conteúdo para que os empreendedores pudessem divulgar seu estabelecimento nas redes sociais e no site da competição. A primeira etapa do torneio, municipal, chegou a reunir mais de 100 pequenos negócios de seis municípios onde o Sebrae possui sede, escritório regional ou centro de atuação: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Bonito e Coxim. Destes, os mais votados foram para a grande final, sendo um representante de cada cidade, totalizando seis finalistas.
A votação pública foi realizada no site compreonlinedoqueno.com.br. De 15 de agosto a 3 de setembro, foi realizada a votação municipal. Os vencedores desta etapa se classificaram para a estadual, que ocorreu de 8 a 17 de setembro.
Conheça os negócios
No 1º lugar da competição, a Blue Energy é uma empresa do ramo de energia solar e tecnologia. Ela foi aberta em Campo Grande há aproximadamente três anos, quando o empreendedor Fábio Oliveira viu uma oportunidade de negócio com a crescente demanda por uma fonte de energia alternativa, sustentável e, principalmente, mais econômica. Segundo ele, o motivo de ter participado do Compre On-line do Pequeno foi estreitar o relacionamento com o Sebrae e trazer visibilidade para o empreendimento.
Já na competição, Fábio contou com o engajamento da esposa, que definiu uma meta diária de votos e fazia a checagem dos resultados junto a amigos e familiares. “A Blue Energy trabalha para diminuir a conta das pessoas na energia elétrica. Estamos nos fortalecendo e escalando, buscando clientes e parceiros mais fortes. Estou muito feliz e realizado por ter alcançado o objetivo, fizemos uma campanha forte de divulgação, convidamos clientes e amigos para apoiarem. Essa ação do Sebrae é muito interessante, por estar divulgando os pequenos negócios”, destacou o empresário.
Já na 2ª colocação, a DiBonito Cachaça começou com a produção de cachaças artesanais com frutos, raízes e sementes da região. A empresa foi aberta em 2020, em meio à pandemia de Covid-19, por três sócios: Estela Zarza Manze, Johnny Mike Galvão e Junior Esterlique. Ela contou, desde o início, com o apoio do Sebrae na gestão. Participar do Compre On-line em 2022 trouxe mais divulgação para o negócio, que agora está em fase de expansão com a inauguração de uma fábrica e investimento em vendas on-line.
“A ideia surgiu pelo fato de estar morando em uma cidade turística, acabamos recebendo muitos amigos que trazem uma cachaça de lembrança do Rio de Janeiro, do Nordeste. E percebemos que Mato Grosso do Sul não tinha uma cachaça que pudesse representar. A gente quis juntar um produto que é totalmente brasileiro com a nossa cultura sul-mato-grossense. Começamos com uma produção artesanal, mas já temos uma perspectiva de fazer uma análise de franqueabilidade e montamos uma fábrica, para fazer uma produção em grande escala. Estamos próximos de começar a expandir nossa venda on-line e atingir outros mercados”, comemora o empreendedor Johnny Mike Galvão.
Por fim, na 3ª posição, o Fino Sabor Ateliê, empreendimento de Três Lagoas, surgiu há cerca de três anos, quando o proprietário Edilson Santos passava por um momento financeiro delicado, após fechar um empreendimento. Foi no dia do aniversário da filha, quando não tinha recursos para comprar um bolo, que ele pensou em empreender com a venda da iguaria e outros doces. Após a realização de cursos, como chocolateria e produção de bolo, além de capacitações junto ao Sebrae, ele conseguiu colocar em prática o objetivo.
“Nós tínhamos acabado de fechar uma empresa e na nossa mente nunca passou que iríamos trabalhar com bolo. Porém, minha filha chegou em mim e pediu para que comprasse um bolo no dia do seu aniversário. Eu não tinha como, mas naquele dia nasceu a ideia de começar a trabalhar com bolo. Nosso objetivo hoje é fortalecer a nossa empresa e também criar oportunidades de outras pessoas trabalharem com a gente”, finaliza o proprietário.