ASN MS Atualização
Compartilhe

Camapuã lança Plano de Desenvolvimento Municipal e define estratégias para impulsionar a economia local

Iniciativa integra o Programa Cidade Empreendedora e orienta ações para fortalecer a gestão pública, a governança e o desenvolvimento econômico do município
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Reconhecida como a Capital do Bezerro de Qualidade e com economia fortemente ligada ao agronegócio, Camapuã deu um passo estratégico rumo ao futuro ao lançar, nesta segunda-feira (9), no Espaço da Associação dos Criadores de Camapuã (Acricam), o Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM). A iniciativa integra o Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), e com a Prefeitura de Camapuã.

Com o lançamento, que reuniu lideranças políticas, representantes de instituições, produtores rurais, empreendedores e membros da sociedade civil, o PDM passa a ser o instrumento que orienta as ações do município nos próximos anos. O documento estabelece diretrizes para o crescimento econômico, o fortalecimento da gestão pública e a valorização das vocações locais.

De acordo com o prefeito de Camapuã, Manoel Nery, o Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM) representa um marco para o futuro do município. “O PDM coloca Camapuã no caminho dos municípios que entenderam a importância de se planejar e pensar o futuro de forma estratégica. Esse não é um plano feito apenas pela Prefeitura, mas construído pela população, com a participação de muitas pessoas que ajudaram a definir projetos para as próximas décadas. O trabalho do Sebrae, por meio do Cidade Empreendedora, fortalece essa visão e nos deixa muito confiantes de que o que estamos fazendo hoje será lembrado no futuro como um passo decisivo para o desenvolvimento de Camapuã”, salientou.

De acordo com o prefeito de Camapuã, Manoel Nery, planejar ações futuras é o caminho para o desenvolvimento municipal

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, destacou a relevância do PDM dentro da estratégia do Programa Cidade Empreendedora e do fortalecimento regional. “O Cidade Empreendedora é um programa que existe para ajudar o município, e Camapuã buscou essa oportunidade, com o apoio do Governo do Estado e do Sebrae, para oferecer ferramentas que permitam à comunidade planejar o futuro. O PDM ajuda a responder o que a população pensa para os próximos anos, fortalecendo ações como a qualificação dos serviços, as feiras, a inclusão social e o desenvolvimento econômico. Pensar o desenvolvimento de Camapuã, e dos municípios do entorno, é essencial para fortalecer toda a região norte, que tem grandes potencialidades, gerando mais oportunidades, empregos e qualidade de vida para todos”, reiterou.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o PDM é um trabalho feito em conjunto com a comunidade e as suas demandas

Representando a Semadesc, o analista da Coordenadoria de Competitividade Empresarial, Vagner Alexandre Teixeira, ressaltou o PDM como um legado para o município. “Esse plano vai deixar um legado para o município e conta com o total apoio do Governo do Estado, que acredita nesse processo. É fundamental que a sociedade participe, se envolva e ajude a colocar o PDM em prática, porque ele foi construído para vocês e o resultado será o sucesso do futuro de Camapuã”, pontuou.

Também presente no evento, o presidente da Associação dos Criadores de Camapuã (Acricam), Paulo Valcanaia, explicou que o PDM contribui para a valorização da cadeia produtiva e o fortalecimento do setor rural.
“É muito importante para a nossa classe, porque começa a identificar quais produtos precisam ser valorizados dentro da cadeia produtiva que estamos desenvolvendo. O PDM é um passo fundamental para alavancar o setor, projetar um futuro com produtos de qualidade e fortalecer tanto o mercado interno quanto novos mercados. Além disso, ainda alinha estratégias com a Acricam e com exigências de mercados mais amplos, como o Mercosul e a União Europeia, trazendo mais desenvolvimento para os produtores e para o município”, declarou.

Representando a Semadesc, Vagner Alexandre Teixeira reforçou o impacto que o PDM irá deixar na história do desenvolvimento de Camapuã

Representando a Associação Comercial e Empresarial de Camapuã (Acecam), a vice-presidente Ione Nunes apresentou a importância do PDM a partir da visão do empresariado e do desenvolvimento do comércio local.
“O conjunto entre instituições permite que os empresários participem das ações propostas, fortalecendo o comércio e a sociedade como um todo. Um dos sonhos do comércio local é a revitalização da principal via comercial, e essa parceria é essencial para que esse desenvolvimento aconteça. Além disso, o PDM integra outras iniciativas, como ações na gastronomia e projetos de incentivo ao consumo local, que contribuem para o crescimento do comércio de Camapuã”, explicou.

Participaram do evento o vice-prefeito de Camapuã, Aloizio Targino, o secretário de Governo, Roberto Suassuna, secretário de Administração, finanças e Planejamento, Sidney Afonso Sobrinho, o secretário de Saúde, André Luiz Ferreira, secretária de educação, Selma Maria Ramires, e o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jean Carlos e o presidente do Sindicato Rural de Camapuã, Euler Ferreira Martins.

PDM de Camapuã
Com foco na transformação do território, o plano está organizado em quatro áreas estratégicas: Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo Sustentável; Infraestrutura, Mobilidade e Sustentabilidade Urbana; Educação, Inovação e Capital Humano; e Governança, Gestão Pública e Inclusão Social. Entre as iniciativas previstas, destaca-se o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar, do Artesanato e da Gastronomia de Camapuã, com ações voltadas à estruturação de calendário, criação de espaços adequados e valorização da produção local.

O secretário municipal de Agronegócio, Meio Ambiente e Empreendedorismo, Giovani Rocha, destacou o PDM como resultado de uma construção coletiva.
“Camapuã é reconhecida como a capital nacional do bezerro de qualidade, e esse planejamento, que envolveu vários elos da sociedade fortalece esse processo de crescimento. O agronegócio é a base da economia do município e, ao fortalecer o setor produtivo com soluções e desenvolvimento, o PDM impulsiona diretamente o comércio local, gera renda, emprego e promove o desenvolvimento sustentável tanto da área urbana quanto da zona rural”, concluiu.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.