ASN MS Atualização
Compartilhe

Com apoio do Sebrae/MS, negócios na Rota Serra e Charme criam passaporte turístico e miram internacionalização

Região do Morro Paxixi, em Aquidauana, potencializa diferentes produtos turísticos com empresários ligados à Aecopaxi
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Com o objetivo de avançar no fortalecimento dos empreendimentos turísticos da Rota Serra e Charme Paxixi de Camisão e Piraputanga, em Aquidauana, empreendedores locais criaram um passaporte turístico. O lançamento oficial foi realizado nessa quinta-feira (27), em cerimônia que também serviu para a entrega simbólica de placas de identificação de produtos turísticos e certificados de consultorias prestadas por meio da parceria do Sebrae/MS com a Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi (Aecopaxi). O evento aconteceu no restaurante La Garcia, localizado na rota, no Distrito de Piraputanga.

O Passaporte Serra e Charme Paxixi reúne informações completas sobre os empreendimentos, sua localização e contatos, servindo como instrumento de divulgação, integração e valorização do corredor. A formatação dos negócios vem sendo apoiada pelo Sebrae/MS nos últimos três anos por meio de um trabalho conjunto com a Aecopaxi. As atividades para fortalecimento e divulgação do destino turístico visam ainda alcançar visitantes estrangeiros, principalmente da América do Sul, a partir da estruturação da Rota Bioceânica.

A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, participou do evento e reforçou que a evolução do destino, e de seus negócios, vem sendo construída com a contribuição do empresariado, liderança local e união de instituições.

“A Estrada Parque já é reconhecida por suas belezas naturais e o Sebrae apoia a Aecopaxi e os empreendimentos instalados ao longo dessa rota com consultorias, capacitações e orientações. Quando o empresariado acredita, quando há liderança e as instituições envolvidas se unem em torno de um propósito, conseguimos coordenar recursos, competências em prol de resultados concretos”, explicou Sandra Amarilha.

“O Sebrae apoia a Aecopaxi e os empreendimentos instalados ao longo dessa rota”, destacou a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha

As capacitações e consultorias realizadas envolveram as áreas de gastronomia, plano de negócios, design de interiores, Sistema de Gestão de Segurança (SGS), competência mínimas em condutores de ecoturismo, entre outras ações. Ao todo, 23 negócios ligados à Aecopaxi participaram de diferentes ações nos últimos três anos. Para 2026, outros sete empreendimentos devem ser incluídos no destino do passaporte turístico.

A presidente da associação, Miriam Aveiro Coura, enfatizou que o planejamento estratégico, apoiado pelo Sebrae/MS, está permitindo o desenvolvimento local, com um caminho em construção para haver parcerias que vão possibilitar a promoção do destino para o exterior, principalmente na América do Sul.

“Fizemos um levantamento das demandas dos empreendimentos e, a partir disso, tivemos a parceria com o Sebrae para haver capacitações, consultorias, melhorar o atendimento, planejar um trabalho de crescimento e desenvolvimento local. Temos nosso passaporte turístico, que orienta e valoriza os negócios. Tudo isso fez a gente entender que podemos ser internacionais. Vamos ter a rota Bioceânica passando por aqui e estamos trabalhando para crescer mais”, pontuou a presidente da Aecopaxi.

Presidente da Aecopaxi, Miriam Aveiro Coura, e diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, celebraram parceria para desenvolvimento do destino turístico

Empresários celebram crescimento e novas oportunidades na região do Paxixi 

O evento celebrou a entrega simbólica de placas a nove locais que passaram a ter a identificação destacada na Rota Serra e Charme: Chácara dos Mirantes (Piraputanga), Casa Container (Camisão), La Garcia Restaurante (Piraputanga), Rancho Radical Ecopousada, Pantanal Balonismo, Aerotrip Táxi Aéreo, Pousada Cachoeira do Campo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Unidade Aquidauana e Cabanas Paxixi: Mirante, Jardim Secreto e Valle Sagrado.

Flávia Cristina Machado e o marido, Leonardo Barboza de França, são proprietários da Casa Container e destacaram o crescimento da região nos últimos anos. “Quando compramos o terreno, em 2022, não havia nada na região. Desde o início, a intenção era ter uma casa contêiner, algo que já conhecemos, pois moramos em uma em Campo Grande. Recebemos nosso primeiro visitante no final de 2023. Posso dizer que no andamento de capacitação que estamos recebendo, estou satisfeita e com muito boas perspectivas.”

Dono do La Garcia Restaurante, Kelvin de Lima Soares, disse que decidiu mudar-se de vez para a região para conseguir administrar o negócio e aproveitar novas oportunidades. “Depois de ter contato com a Aecopaxi e receber capacitação do Sebrae, comprei esse restaurante. Hoje, consigo fazer com que as atividades que tenho sejam mais lucrativas, depois que fizemos o curso de gastronomia e receber consultorias. E a gente percebe que vem crescendo o número de turistas chegando no nosso distrito”, destacou.

Nove locais passaram a ter a identificação destacada na Rota Serra e Charme

Paulo Henrique Soares também é empreendedor na Rota Serra e Charme e decidiu expandir sua atuação após ter passado por consultoria financeira. “Vou para o quinto ano na região e além da parte gastronômica, percebi o potencial para os empreendimentos de condomínios rurais. O turismo vem crescendo, as pessoas estão querendo vir visitar e morar. É um bom momento para os investimentos.”

Além de empreendedores, a cerimônia contou também com a presença de representantes da cooperativa do setor financeiro, para identificar oportunidades de apoiar empresários.

Para conhecer mais sobre o empreendedorismo, como aproveitar oportunidades de negócio e conhecer outras capacitações do Sebrae/MS disponíveis, acesse ms.agenciasebrae.com.br ou ligue para o número 0800 570 0800.