Mulheres interessadas em empreender e donas de pequenos negócios foram o foco do atendimento do Sebrae na Ação Cidadania para Elas, evento promovido pelo Sistema Fiems, em parceria com a TV Morena e o Governo do Estado, em alusão ao Mês da Mulher. A ampla programação gratuita ao público feminino nas áreas de saúde, lazer, empreendedorismo e emprego foi ofertada no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande, no último sábado (9), quando mais de 2,8 mil pessoas passaram pelo local.
Segundo a organização, 35 parceiros participaram do evento com serviços como emissão da carteira de identidade nacional, cadastramento do passe livre intermunicipal, massagem corporal e das mãos, corte de cabelo e maquiagem, atendimento médico e odontológico, orientação jurídica, entre outros. A programação trouxe ainda uma série de painéis, rodas de conversa e cursos de qualificação profissional, com objetivo de ampliar as perspectivas das mulheres, seja no aspecto pessoal ou profissional.
Esta foi a primeira edição da Ação Cidadania para Elas, que contou com a parceria do Sebrae/MS em um espaço para atendimentos em empreendedorismo, em áreas como planejamento empresarial, inovação, marketing e vendas. As orientações contemplaram principalmente o porte de empresa microempreendedor individual (MEI), onde as mulheres são 45,5% no estado, segundo dados da Receita Federal consultados em fevereiro deste ano.
Outro destaque da participação do Sebrae foi a disponibilização de um profissional para fazer a criação de uma peça de divulgação para produtos ou serviços das mulheres que visitaram o local, com o objetivo de auxiliá-las na visibilidade de seus negócios. E, para incentivar o protagonismo feminino, a instituição levou para o evento o Cine Sebrae, com a temática “O que é Liderança?”.
Para a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, eventos voltados para a população feminina são importantes para incentivar a autonomia. “O Sebrae acredita que eventos para mulheres são muito importantes, considerando que o empreendedorismo feminino é uma importante alternativa para a autonomia financeira delas. São mulheres que muitas vezes precisam romper ciclos de violência doméstica e, quando elas adquirem autonomia financeira, podem cuidar da família, garantir a independência e se fortalecer”, pontuou.
Para inspirar as mulheres presentes na ação, as instituições realizaram o painel “A Mulher na Indústria e no Empreendedorismo”. Uma das painelistas foi a empresária Tatiana Agnelli, atendida pelo Sebrae/MS, por meio do Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso. Ela é proprietária da Tutti Costura Criativa e relata que, ao participar da iniciativa, conseguiu desenvolver as habilidades necessárias para o sucesso do empreendimento.
“A minha história com o Sebrae começa definitivamente a partir de 2021, quando eu me inscrevo no Sebrae Delas. De 2021 até 2023, eu fiz as três jornadas, sendo acompanhada anualmente por uma consultora. Em cada ano, consegui me desenvolver em uma área. Nesse processo, participei de várias feiras para que eu pudesse me qualificar ainda mais, e o principal, melhorei o meu branding, com a evolução e a adequação da minha marca para o que eu realmente fazia, e aos princípios e visão da Tutti”, destaca a empreendedora.
Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.