ASN MS Atualização
Compartilhe

Com presença de autoridades, Fórum discute prevenção, combate e uso racional do fogo no Pantanal

Evento reunirá entidades em Campo Grande para articulação conjunta visando realização de ações em prol do desenvolvimento sustentável no Pantanal
Por Rodolfo César
ASN MS Atualização
Compartilhe

Evento reunirá entidades em Campo Grande para articulação conjunta visando realização de ações em prol do desenvolvimento sustentável no Pantanal

O 1º Fórum “Fogo e desenvolvimento sustentável no Pantanal”, que acontece neste dia 1 de abril, das 14h às 18h, discutirá em Campo Grande planejamento e ações para preservação do bioma contra os incêndios florestais. A iniciativa é uma realização conjunta entre BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Sebrae/MS. O evento busca antecipar medidas eficazes de preservação para um período crítico de seca que está previsto para este ano.

O evento vai ser realizado no auditório do Sebrae/MS, na avenida Mato Grosso, 1661, em Campo Grande, e também terá transmissão ao vivo pelo Youtube, através do link https://bit.ly/transmissao_forum_sebrae_ms_bid, devido ao fato de o programa abranger tantos os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Como exemplo de que prevenção contribui para reduzir danos no Pantanal e evitar prejuízos financeiros para negócios e produtores rurais, a parceria entre BID, MAPA, e Sebrae, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, começou em 2021, promovendo capacitações de produtores e interação entre entidades públicas e privadas de forma conjunta com o setor produtivo em todas as microrregiões do Pantanal brasileiro. Essas medidas contribuíram com outras atividades que resultaram no registro de 63% menos focos de incêndio na comparação com 2020.

Esse dado é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), catalogados pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC/MS), órgão que é vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). Neste ano, todo esse conjunto de ações prossegue sendo realizado a partir de palestras, oficinas e curso de brigadistas envolvendo o setor produtivo, além de entidades públicas e privadas.

Dentro desse contexto de atividades do programa, o Fórum desta sexta-feira (1) representa uma importante etapa nesse processo de construção de medidas de proteção e desenvolvimento econômico sustentável no bioma. Assim, as organizações envolvidas na iniciativa estão dedicadas para garantir que o setor produtivo atuante no Pantanal sofra menos impacto causado pelo fogo. Além disso, o programa que envolve o Fogo e Desenvolvimento Sustentável no Pantanal atende o que preconiza o Plano ABC+ (Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária), em que o governo federal definiu metas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

O Fórum será ambiente para apresentação de propostas que envolvem tecnologias de produção sustentável e busca contribuir com a meta de reduzir em 1,1 bilhão de toneladas a emissão de carbono pelo setor agropecuário até 2030.

Autoridades em diferentes níveis, entidades ligadas ao agronegócio e ao desenvolvimento sustentável, Corpo de Bombeiros de MS e MT, agências de desenvolvimento regional, sindicatos rurais, Embrapa Pantanal, universidades, Marinha, Exército estão engajados nessas discussões, promovendo o desenvolvimento sustentável do agronegócio e dos negócios locais localizados dentro do Pantanal.

O diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, pontua a importância de se discutir medidas para garantir a continuidade de preservação que o bioma exige. “O Pantanal é único e é preciso usar esse bioma de forma sustentável para gerar empregos e reposicionar todo esse vasto território, que pertence em 2/3 a Mato Grosso do Sul. O Pantanal é um dos biomas que teve menos perda de tamanho, bem como uma proteção da fauna e na flora”, reforça.

O programa do Fogo e desenvolvimento sustentável no Pantanal tem o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de MS (FAEMS), Instituto de Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

A realização do Fórum ainda está alinhada com o Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, uma iniciativa do Sebrae para atuar na recuperação econômica, com fomento na economia criativa, economia da diversidade e aos negócios que já existem nessa região e sofreram impactos causados pelo incêndio florestal.

Serviço:
1º Fórum “Fogo e desenvolvimento sustentável no Pantanal”
Data: 01/04/2022
Horário: 14h às 18h
Local: auditório do Sebrae/MS, em Campo Grande (avenida Mato Grosso, 1661), com transmissão pelo Youtube em https://bit.ly/transmissao_forum_sebrae_ms_bid

  • 1º Fórum Fogo e Desenvolvimento Sustentável no Pantanal
  • BID
  • Pró Pantanal