ASN MS Atualização
Compartilhe

Comitiva Empreendedora leva para Rio Verde rodada de negócios e cases de sucesso no turismo, pecuária e indústria

Evento integra programação do Festival da Cultura Pantaneira e acontece, gratuitamente, neste dia 16 de novembro
Por Rodolfo César
ASN MS Atualização
Compartilhe

Evento integra programação do Festival da Cultura Pantaneira e acontece, gratuitamente, neste dia 16 de novembro

O Festival da Cultura Pantaneira em Rio Verde de Mato Grosso tem programação exclusiva voltada para os negócios nesta quarta-feira (16). O Comitiva Empreendedora leva para empresários atuando no território do Pantanal, de forma gratuita, palestras que apresentam cases de sucesso de mulheres pantaneiras, além de debates para aprimorar o conhecimento nas áreas do econegócio, do trade turístico, na indústria, na economia criativa e, ainda, haverá uma rodada de negócios (9h às 11h).

Essa programação (veja detalhes abaixo) no dia 16 começa às 8h e vai até 22h, no Salão Paroquial Nossa Senhora Auxiliadora (rua José Bonifácio, s/n, no Centro), em Rio Verde de MT. O Festival da Cultura Pantaneira acontece no município Mirante do Pantanal entre os dias 6 e 20 de novembro e é organizado pela Prefeitura Municipal, com apoio do Sebrae/MS, por meio do Pró Pantanal. O Sistema FIEMS, Sistema Fecomércio, Sistema Famasul e a Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul também apoiam o festival.

O prefeito de Rio Verde, Réus Fornari, ressalta a construção de crescimento na cidade a partir do turismo. “Será um evento que cria dezenas de oportunidades com desenvolvimento e conhecimento do que nos interessa que é o turismo, o respeito e o cuidado que temos que ter com um espaço maravilhoso que é o Pantanal. Vamos aproveitar o potencial que temos e trabalhar isso.”

Nesse contexto do trade turístico, o cronograma de atividades durante o Comitiva Empreendedora vai ter ações para o turismo integrado no Pantanal de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso (13h30 às 15h30) e apresentação de negócios em desenvolvimento sobre o turismo de experiência com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e receptivos coletivos (15h30 às 17h). Além desse setor, haverá debate sobre boas práticas na produção de carne sustentável no Pantanal com a Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO) e a Wetlands International (17h às 18h30). Os critérios de sustentabilidade para econegócios no Pantanal é outro tema a ser apresentado com a participação da Agência Movimenta Pantanal (18h30 às 19h).

Faz parte dessa programação o Encontro de Mulheres Pantaneiras (9h às 11h30), onde as empresárias Zanir Furtado (Rio Negro), Rita Jurgielewicz (Aquidauana) e Selma Brito Beteto e Ana Mirim Martos Brito (Rio Verde) vão debater com a diretora técnica do Sebrae/MS, Maristela França, o empreendedorismo feminino no Pantanal. Logo depois, acontecem as palestras com a presidente do Sindicato Rural de Cáceres (MT) Ida Beatriz e com a diretora geral do Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan) Áurea Garcia.

A empreendedora Luciana Balbino, eleita em 2021 como uma das “100 Mulheres Poderosas do Agro”, também participa da programação com palestra das 19h30 às 20h30. Ela é proprietária do Restaurante Rural Vó Maria, em Areia (PB), que gera impacto em cerca de 200 famílias da região. A empresária atua no setor de turismo de base comunitária.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, pontua que o festival foca na geração de negócios e desenvolvimento com olhar sustentável. “São ações para o empresário poder crescer. Isso irá gerar oportunidades em áreas como turismo, agronegócio e artesanato, movimentando a economia, fortalecendo a identidade cultural da região e promovendo o desenvolvimento.”

Festival da Cultura Pantaneira

abertura do festival da cultura pantaneira
Praça das Américas, no Centro de Rio Verde, onde aconteceu abertura do Festival da Cultura Pantaneira, neste dia 6 de novembro

A diversidade que a cultura pantaneira tem e todo o seu potencial para gerar negócios e fomentar a renda para empreendedores nos municípios localizados no Pantanal estão presentes no Festival da Cultura Pantaneira, que acontece de 6 a 20 de novembro em Rio Verde de Mato Grosso.

O Festival tem por objetivo ressaltar os ícones da cultura pantaneira, valorizar a cultura do povo pantaneiro e fortalecer o sentimento de pertencimento das populações que vivem dentro do Pantanal. A proposta macro do evento é atuar na integração e desenvolvimento sustentável de toda a região pantaneira, onde estão 12 municípios prioritários: Sonora, Coxim, Rio Verde de MT, Corguinho, Rio Negro, Porto Murtinho, Bodoquena, Anastácio, Aquidauana, Miranda, Corumbá e Ladário.

Sobre o Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal tem atuação nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.

Serviço – Comitiva Empreendedora
Data: 16 de novembro (quarta-feira)
Onde: Salão Paroquial Nossa Senhora Auxiliadora (rua José Bonifácio, s/n, Centro), em Rio Verde de MT
Horário: 7h30 às 22h
Evento Gratuito
Programação do Festival da Cultura Pantaneira: site da Prefeitura de Rio Verde de MT e no link oficial do evento

festival da cultura pantaneira
Programação da Comitiva Empreendedora, dentro do Festival da Cultura Pantaneira
  • festival da cultura pantaneira
  • Pró Pantanal