Mais do que um evento de networking, o Conecta Moda, realizado pelo Sebrae/MS na noite dessa terça-feira (6), evidenciou o papel estratégico do setor de moda autoral como impulsionador da economia criativa e do desenvolvimento socioeconômico de Mato Grosso do Sul. O evento reuniu empreendedores, marcas locais e especialistas que reforçaram como a moda, aliada à identidade cultural e à inovação, gera emprego, renda e projeção nacional para o Estado.
Com o intuito de promover a integração entre diferentes elos da cadeia produtiva da moda, desde brechós até grandes marcas, fortalecendo o ecossistema de economia criativa sul-mato-grossense, o encontro trouxe uma programação dinâmica que contou com a presença da especialista nacional em estratégias de mercado Andressa Rando Favorito e a empreendedora Malu Pires, criadora da marca de chapéus que se tornou referência em marketing digital e identidade autêntica.
Para a conselheira Sebrae/MS e diretora de Operações da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado de Mato Grosso do Sul (AMEMS), Cristiane Bissoni, o evento foi de grande relevância. “Esta iniciativa é uma importante ação do Sebrae em Mato Grosso do Sul, que promove conexões entre empresárias por meio de um evento voltado à moda e economia criativa. Um momento fundamental para compartilhar conhecimento, apresentar tendências e impulsionar o setor no mercado. É um espaço de troca de experiências, disseminação de conhecimento e apresentação de tendências que fortalecem e impulsionam a competitividade do setor no mercado local”, expôs.

Segundo a gerente da Unidade de Competitividade e Inovação do Sebrae/MS, Isabella Montello, o Conecta Moda tem a proposta de apoiar os empreendedores do segmento e fortalecer o setor em Mato Grosso do Sul. “Os eventos promovidos pelo Sebrae são fundamentais para os empresários, pois não apenas as conectam às principais tendências do setor, mas também enfatizam a relevância de um acompanhamento consultivo voltado para vendas e gestão. Por meio de consultorias especializadas em gestão empresarial, alicerce de qualquer micro, pequena ou média empresa, estabelecemos uma ponte direta entre o conhecimento técnico e a prática comercial. Dessa forma, fortalecemos a competitividade dos negócios, estimulando tanto o desenvolvimento sustentável quanto a ampliação de resultados no mercado”, destacou.
Conhecimento em pauta
A primeira palestra da noite foi com Andressa Rando Favorito, que é especialista em negócios de moda, reconhecida por sua atuação como consultora, mentora e educadora no setor. “É importante entender que moda não é só sobre criatividade, é principalmente sobre gestão, dados, informação e estar de olho nos custos para ter lucro. Você tem que saber quais são as oportunidades latentes no mercado para não ser repetitivo e entrar em um mercado saturado. Hoje a gente tem concorrentes internacionais que são bastante competitivos, por isso, a inovação é um caminho para o brasileiro se diferenciar e oferecer valor agregado, conquistando novos espaços”, destacou a palestrante.
Na data, o evento também apresentou ao público empreendedoras de Mato Grosso do Sul que se destacam no segmento. O talk-show trouxe a força do empreendedorismo feminino com Carolina Debus (@ki.monaria) e Cláudia Ferraz (@atelierkako), que debateram sobre identidade de marca e resiliência no mercado.
“O essencial para se diferenciar no mercado de moda é você ter uma identidade, começar pelo que você mesmo acredita, seus valores, suas crenças e colocar isso no seu negócio. Dessa forma, você posiciona a sua marca e produto. Então, por exemplo, eu acredito em um produto que seja exclusivo e sustentável, feito com tecidos naturais, então, vou me dedicar à exclusividade e à qualidade do que sair fazendo um monte de coisa. Assim você tem um produto pensado e os valores da empresa muito bem-organizados. Acho que esse é o propósito que a gente tem que ter como empresário”, explicou Cláudia.
Já Carolina contou como é essencial o empreendedor buscar apoio no início da jornada para começar uma trajetória da forma correta e conseguir avançar. Ela destacou que contou com o suporte do Sebrae, principalmente, para a formalização da empresa. “O Sebrae entrou na minha vida quando eu estava iniciando o meu negócio, entrei no Sebrae Delas e consegui desenvolver a minha marca, participei de consultorias, palestras, e até do Empretec. Depois desse processo, que realmente consegui por minha marca no mercado”, contou Carolina.

Durante o Conecta Moda, a trajetória da marca Malu Pires também foi uma das estrelas da noite. O trabalho desenvolvido pela empresária exemplifica o potencial econômico da moda autoral. Nascida no Pantanal sul-mato-grossense, a empresa já vestiu celebridades nacionais e transformou chapéus de palha em itens de luxo, gerando empregos diretos em Rio Verde de Mato Grosso e movimentando vendas em todo o país.
“Vamos valorizar Mato Grosso do Sul, vamos acreditar em nós mesmos, acreditem em vocês, nosso Estado é muito forte, nós somos muito poderosos e a gente pode, de fato. Claro que temos dificuldades, como questões de logística, mas temos grandes riquezas na região, que refletem na moda, na tecnologia e sustentabilidade. Estamos sendo bem-vistos nacionalmente no segmento de moda e precisamos trazer, cada vez mais, a nossa identidade, essência e raiz”, pontuou Malu.

Participantes aprovam
Juliana Rodrigues Oliveira da Costa, empresária do ramo de ótica e cafeteria, destaca a importância de iniciativas como o Conecta Moda, promovido pelo Sebrae. “Campo Grande ainda é carente de eventos como esse, mas o Sebrae tem se mostrado um grande aliado ao trazer inovação, tendências e o que está em alta no Brasil. Hoje, a moda está fortemente conectada às redes sociais, e eventos como este são essenciais para nos mantermos atualizadas. Além de agregar valor ao nosso negócio, também fortalecem o networking, o que é fundamental para nós, empresárias. Afinal, quem não é visto, não é lembrado”, ressalta.
Outra participante entusiasmada foi Luana Rodrigues Lopes, empresária do setor de vestuário feminino, que destacou a relevância do evento promovido pelo Sebrae para o fortalecimento da gestão no comércio de moda. “Participar de uma iniciativa como essa agrega muito conhecimento prático e atualizado, principalmente em áreas como controle de estoque, compras e administração, que são essenciais para o dia a dia de quem empreende. Muitas vezes não temos tempo ou acesso fácil a cursos especializados, e o Sebrae traz esse conteúdo de forma acessível, com profissionais experientes e horários flexíveis, o que facilita muito para quem, como eu, concilia várias funções no negócio. É uma oportunidade valiosa de atualização e de identificar novas possibilidades de vendas e nichos de mercado”, afirma.
Para apoiar os empreendedores do setor, na ocasião, o Sebrae/MS lançou uma consultoria gratuita de Visual Merchandasing, ideal para quem quer organizar melhor a vitrine, valorizar os produtos e transformar o espaço de vendas em um verdadeiro convite para compra. Interessados podem se inscrever, basta acessar o link https://mkt.sebrae.ms/moda-consultoriaonline. Saiba mais sobre as iniciativas realizadas pelo Sebrae via Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800, ou pelo site: ms.sebrae.com.br.