Referência em comercialização, produção e distribuição na agricultura familiar em Mato Grosso do Sul, a Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar (Cooplaf), localizada no Assentamento Santa Mônica, em Terenos, recebeu na manhã desta terça-feira (7) visita técnica de grupo de entidades. O objetivo foi conhecer o trabalho junto aos produtores rurais, que atualmente, representa o segundo lugar em geração de emprego e renda no município.
A visita contou com a participação de representantes do Sebrae/MS, Sistema Famasul, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Prefeitura de Jaraguari, dentre outras entidades, visando conhecer todo o processo de distribuição, comercialização e produção da cooperativa, de modo a replicarem as boas práticas em demais locais.
Formada por 540 pequenos produtores rurais de Terenos, Campo Grande, Sidrolândia, Jaraguari e Dois Irmãos do Buriti, a Cooplaf atua com hortifruti, leite e gado de corte – sendo esta última atividade mais recente. Ela foi fundada em 2014, e desde então, recebeu uma série de ações do Sebrae/MS e Senar/MS, atualmente acompanhada pelo programa Juntos pelo Agro. Desde então, houve uma evolução na entidade, com aumento no volume da produção e ganhos na comercialização, resultados que impactaram no faturamento da cooperativa, que atualmente, gira em torno de R$ 80 mil por mês.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, enfatiza que as entidades continuarão com o trabalho realizado junto aos produtores, que traz resultados para a economia local. “É muito importante conhecermos esse trabalho que o Sebrae vem fazendo junto com o Senar, trazendo a diferença na vida desses produtores. A cooperativa é a segunda maior criadora de empregos diretos de Terenos, iremos continuar com esse trabalho que vem realmente fazendo a transformação”, declarou.
“Temos uma gama de produtores que hoje fazem aqui uma boa renda, vivendo uma vida saudável dentro de uma produção onde eles conseguem ter regularidade, produção, entrega e receber bem pelo seu produto. Isso é muito importante para o crescimento dos municípios, para o nosso estado. Temos o Juntos pelo Agro do Sebrae e Senar e todos esses parceiros fazendo a diferença na vida do nosso produtor”, complementa o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.
Para o diretor-presidente da Agraer, Washington Souza, a agenda técnica veio para reforçar a atuação conjunta das entidades. “É muito gratificante participar de um evento desses, onde nós tivemos a oportunidade de estar vendo experiências exitosas na agricultura familiar, na reforma agrária, e com a colaboração de vários atores como o Sebrae, Senar e Agraer, com orientação técnica fez com que esses produtores gerassem renda”, pontuou.
Produtores rurais mostram rotina de produção
A agenda teve início na Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul – Ceasa, em Campo Grande, quando o grupo conheceu o espaço da Cooplaf, de onde são vendidos os produtos para grandes redes de supermercados. Após, a caravana seguiu para o Assentamento Santa Mônica, em Terenos, onde visitaram propriedades rurais que atuam principalmente com hortifruti.

O primeiro empreendimento visitado foi o de Simone Barbosa Gauze, produtora rural que já está há 15 anos no local. Segundo ela, seu “carro-chefe” é a alface, mas também tem buscado nas frutas, como a goiaba, uma forma de variar a produção. A outra propriedade que recebeu o grupo foi de Vânia Angelo, que está na região há cerca de 20 anos, desde o surgimento do assentamento. Ela produz quiabo, e com a cooperativa, viu seu faturamento aumentar. “Antes a gente tinha que aceitar o preço que nos colocavam, eles faziam o preço que eles queriam, agora chega a oferta antecipada e negociamos”, disse Vânia.
Por fim, o grupo foi até a sede da Cooplaf, quando seus representantes realizaram uma apresentação dos principais resultados da entidade ao longo destes anos de trabalho, envolvendo uma profissionalização e qualificação dos produtores rurais.

“Foi um avanço bem impactante e muito importante para a trajetória e história da cooperativa. Nós conseguimos alcançar esse patamar em conjunto, porque sozinhos nós não chegamos a lugar nenhum. Então, com as parcerias, a integração do sistema S com a cooperativa fez muita diferença no desenvolvimento e crescimento, tanto na parte da gestão para o produtor quanto na parte da assistência e da consultoria técnica na gestão interna da cooperativa”, finaliza a presidente da Cooplaf, Maria Nelzira Cardoso da Silva Garcia.
Juntos pelo Agro
No Mato Grosso do Sul, os pequenos produtores rurais contam com o apoio do Sebrae e Sistema Famasul para se desenvolver, que levam empreendedorismo, inovação e tecnologia para o campo. O programa Juntos pelo Agro, das entidades, é voltado para o público rural, contemplando ações como a Rota Rural, Empretec Rural, além de consultorias para capacitar produtores rurais em boas práticas agropecuárias, ações de sanidade animal, planejamento reprodutivo e qualidade do leite. Mais informações pelo 0800 570 0800.

