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De ressocialização a valores socioemocionais, projetos de professores são destaque em premiação nacional

Três educadores de Mato Grosso do Sul são finalistas do Prêmio Educador Transformador, promovido pelo Sebrae, Instituto Significare e Bett Brasil
Por Victória Amorim
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Com projetos de ressocialização, cultura e educação empreendedora, três professores sul-mato-grossenses concorrem à etapa nacional do Prêmio Educador Transformador, iniciativa que apoia e fomenta a educação empreendedora. Promovida pelo Sebrae, Instituto Significare e Bett Brasil, a premiação está na segunda edição e reconhece projetos em todos os níveis de ensino. Em Mato Grosso do Sul, foram 50 inscrições neste ano.

Os profissionais da educação inscreveram projetos em sete categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio; Educação Profissional; Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessas, classificaram-se para a grande final os projetos dos professores Luiz Carlos Marcelino (Ensino Superior e Educação para Adultos); Daniele Andressa Bassanesi (Ensino Médio) e Silvana do Valle Leone (Ensino Profissional).

Após vencerem nas etapas estadual (Mato Grosso do Sul) e regional (Centro-Oeste), os três profissionais vão para a disputa nacional, cujo resultado será anunciado durante a Bett Brasil 2024 – maior evento de educação e tecnologia, que acontece nesta quarta-feira, 24 de abril, no Expo Center Norte em São Paulo (SP).

“Ao analisarmos os projetos inscritos no Prêmio Educador Transformador de 2024 por escolas do Mato Grosso do Sul, nos deparamos com iniciativas que abordaram temas como sustentabilidade e igualdade social. Contamos com a participação de diversas escolas, de diferentes municípios, incluindo escolas municipais, estaduais, particulares, universidades públicas e privadas, demonstrando o compromisso dos nossos educadores com a educação de qualidade.”, avalia a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso.

Ressocialização de jovens e adultos

Professor Luiz Carlos Marcelino promove ressocialização e o ensino da matemática através do uso da Cana de Açúcar.

Apaixonado por ensinar, o professor de Matemática Luiz Marcelino, da Escola Estadual Regina Lúcia Anffe Betine, de Campo Grande, propôs o projeto “Empreender Cana de Açúcar”. O intuito é, a partir do trabalho com a planta, explicar Matemática de forma prática e condizente com as necessidades da realidade dos estudantes. Esse trabalho se caracteriza especialmente pela ressocialização que o professor buscou viabilizar.

“Fui chamado para fazer um trabalho de ressocialização para alunos privados de liberdade. Quando fui trabalhar Matemática com eles, descobri que não funcionava apenas isso, precisava ser um projeto, e eu escolhi de acordo com a realidade desses meninos, que foi com a Cana de Açúcar. Então, nós começamos a desenvolver o ‘Empreender Cana de Açúcar’. Lemos muito sobre a história da Cana, sobre como ela chegou ao Brasil, as transformações que teve até se tornar essa potência na economia”, explica o professor.

Os alunos aprenderam a preparar o solo, a escolher a melhor muda para o plantio, a fazer a plantação e, após todo o processo, preparar produtos a partir da Cana de Açúcar. “Fizemos três produtos, o melado, a rapadura e o açúcar mascavo, foi um trabalho intenso até entender qual era melhor para o comércio. Descobrimos que o melhor e imediato é o caldo de cana. Pode ser vendido em praças, na calçada de casa, pode acrescentar um pastel, uma fruta, uma verdura, isso tudo renderia na situação financeira dos alunos, ajudando na renda familiar e, sobretudo, na ressocialização”, celebra o educador.

Projeto “Tony Bank” promove troca entre alunos e educadores. Foto: Daniele Bassanesi
Foto: Daniele Bassanesi / Divulgação

Valores socioemocionais no Ensino Médio

Daniela Bassanesi, da Escola Estadual Antônio Fernandes, de Naviraí, é idealizadora do projeto “Tony Bank – Ferramenta de Educação Financeira Aliada à Construção de Competências e Valores Socioemocionais”. Para a educadora, ser finalista em uma premiação que reconhece o trabalho desenvolvido em sala de aula é uma grande conquista.

“A sensação de estar concorrendo à etapa Nacional do Prêmio é indescritível. O trabalho está em seu terceiro ano de execução na escola, está atingindo sua maturidade e potencial de resultados, hoje temos alunos egressos que voluntariaram no projeto e relatam o quanto o projeto fez a diferença em sua vida acadêmica e profissional, principalmente na aquisição de competências para o mercado de trabalho”, afirma a professora.

Tony Bank é um “banco” onde, de acordo com a conduta acadêmica, os estudantes acumulam pontos que são trocados ao final de cada bimestre em uma feira de itens de consumo e produtos arrecadados na comunidade escolar. “A ideia parte do pressuposto do pensamento ‘ganha-ganha’ difundido no mundo dos negócios e aliado à décima competência geral da Base Nacional Comum Curricular, que é a Responsabilidade e Cidadania. Têm estudantes voluntários para organizar e sensibilizar os alunos sobre sua conduta, administrativo e professores no controle de atrasos, faltas, ocorrências e outros indicadores que são responsáveis por computar os pontos”, explica Daniela Bassanesi.

Enaltecimento da cultura local no Ensino Profissional

Oficial da Marinha, a professora Silvana do Valle Leone acredita que sempre teve facilidade em ensinar e, em um desejo de conciliar a carreira de militar ao papel de educadora, passou a dar aulas em iniciativas sociais. Atualmente, no Senac Corumbá, ela expandiu as experiências pedagógicas. Com o “Projeto Integrador: Criação do Aplicativo ‘Corumbá na Palma da Mão’, Um Tour Pela Cidade de Corumbá-MS”, a intenção dela é impulsionar a valorização da cultura local.

“Através de metodologias ativas e tecnologias educacionais, buscamos não apenas transmitir conhecimento, mas também inspirar jovens a seguirem seus sonhos contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e empreendedora. O projeto foi mais uma forma de incentivar os alunos a serem agentes de mudança em sua comunidade, valorizando sua história e cultura”, afirma Silvana do Valle Leone.

Localizada na divisa entre Mato Grosso do Sul e Bolívia, a cidade Pantaneira, Corumbá, movimenta diversos símbolos para a cultura sul-mato-grossense e é opção de destino para vários turistas.

Alunos do Senac criam guia de Corumbá para impulsionar a cultura da cidade pantaneira.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Educador Transformador nasceu da sinergia entre duas outras premiações que já eram realizadas na área da Educação: o Prêmio Professor Transformador, promovido pelo Instituto Significare e Bett Brasil; e o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Ambos somaram forças para a criação de uma premiação mais abrangente, contemplando projetos nas áreas da Educação Empreendedora, Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos.

Mais informações e atualizações sobre a premiação podem ser acompanhadas pelo site: www.educadortransformador.com.br.