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Desfile “Top 5 Sebrae” promove a cultura regional através de marcas autorais no MS Fashion Week

Estiveram presentes na 3ª edição do evento 10 empreendedores locais apoiados pelo Sebrae/MS
Por Victória Amorim
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Com muita moda, autenticidade e glamour, a 3ª edição do MS Fashion Week (MSFW) deu visibilidade para diversas marcas do estado. O evento aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, e na ocasião, o Sebrae/MS levou 10 marcas de empreendedores locais, onde cinco puderam colocar seu trabalho em evidência na passarela no desfile “Top 5 Sebrae”, enquanto os outros cinco foram expositores em um estande que funcionou como uma loja colaborativa.

O Mato Grosso do Sul Fashion Week conta com o apoio do Sebrae com o objetivo de movimentar o comércio local, apresentar as marcas de moda autoral do estado e promover o trabalho dos empreendedores. A analista-técnica do Sebrae/MS, Luciana Duarte, afirma que a iniciativa é uma oportunidade imperdível para fomentar o setor. “O MS Fashion Week é um dos eventos de maior relevância para o setor da Moda no Mato Grosso do Sul. Esse tipo de evento é fundamental para fortalecer o mercado principalmente por não sermos um polo de indústria de confecção e tecelagem. Ele impulsiona a indústria da moda na nossa região e abre portas”, explica.

Além disso, a analista destaca a valorização da cultura local através dos empreendimentos desse setor. “Temos muito regionalismo intrínseco nas coleções das marcas, o Cerrado e o Pantanal são sempre celebrados através da moda. Conheci os ateliês locais, a realidade que cada um vive na luta por um espaço no mercado da moda. E hoje levá-los para um evento desse porte é uma celebração pela dedicação que cada um deles tiveram com seus negócios, a busca incansável por melhorias na gestão das suas empresas”, complementa.

Marcas autorais com propósito

O Sebrae levou ao evento, como participantes no desfile “Top 5 Sebrae” ou como expositores, as seguintes marcas autorais de Mato Grosso do Sul: Strato Sports, R.oupável, Pappagaleto, Kaori, Roseli Budke, Tutti Costura Criativa, Inspiraê, Ana Horiuti Designer de Adornos, Kipper e Carola Acessórios.

Uma das marcas que pode apresentar seu trabalho no desfile “Top 5 Sebrae” foi a R.oupável, que possui um propósito social e ecológico e traz produtos confeccionados através da produção sustentável. As peças feitas de resto de resíduos têxteis e com tingimento natural são repletas de autenticidade e beleza, compondo também a cultura sul-mato-grossense em seu conceito.

A dona do negócio, Nair Gavilan, relata que é empreendedora há 13 anos e que uma das suas missões é promover valores sociais e culturais através do seu trabalho. “Poder expor meus produtos nesse evento, para mim, foi importante especialmente porque o tema da minha coleção é regional. Eu trouxe como inspiração o tereré paras as peças, eu tingi tecidos naturalmente e a cor da erva mate foi o tom da coleção. Por isso, estar em um evento de alcance estadual e até nacional, com essa coleção, foi bastante importante para a marca”, reforça a estilista.

Foto: Divulgação / R.oupável

Para Nair, apesar de seus longos anos de atuação no mercado, o evento é uma oportunidade de impulsionar e fortalecer ainda mais a marca e, para isso, ela contou com o auxílio do Sebrae. “O apoio com o Sebrae foi de extrema importância, foi fundamental os encontros e as reuniões. Essa oportunidade fez muita diferença para a R.oupável, a coleção está sendo muito aplaudida, e foi importante para trazer uma visibilidade maior através do alcance do evento”, afirma Nair Gavilan.

Com outra proposta e estilo diferente, Strato Sports é uma marca de moda esportista voltada especialmente para roupas de ciclismo. Durante o desfile, alguns modelos atravessaram a passarela sob bicicletas, destacando o segmento da marca de Caroline Ortega Asato. “Foi um evento muito importante em termos de divulgação e abrangência, especialmente para a minha empresa que conseguiu atingir um público muito diversificado. A carga do microempreendedor é grande, mas com o apoio de instituições como o Sebrae e oportunidades como esse evento é possível crescer”, reforça a empreendedora.

Os expositores também têm grandes oportunidades ao colocarem em evidência seus produtos que, antes do desfile e após, são foco do público. O Sebrae/MS apoia cinco empreendimentos que foram expostos, dentre elas a Kipper, uma marca de artes visuais que expôs os quadros e lenços feitos por Camilla Kipper, empreendedora e artista plástica. “A gente consegue divulgar o trabalho e fazer networking, então é ótimo. Eu estou adorando fazer as consultorias com o Sebrae, tem me ajudado bastante essas oportunidades”, afirma.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae/MS, os interessados podem entrar em contato por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.

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