ASN MS Atualização
Compartilhe

Destinos turísticos de Bonito e Pantanal são fortalecidos para mercado no Sudeste

'A gente viaja para a África, mas temos dentro de casa um bioma tão lindo a ser explorado', indicou agência do Rio após rodada de negócios com empresas de Mato Grosso do Sul
Por Sebrae/MS e Arteiras Comunicação
ASN MS Atualização
Compartilhe

‘A gente viaja para a África, mas temos dentro de casa um bioma tão lindo a ser explorado’, indicou agência do Rio após rodada de negócios com empresas de Mato Grosso do Sul

A comitiva de Mato Grosso do Sul, com empresários de Bonito, Miranda e Corumbá, apresentou detalhes e diferentes atrativos que as regiões possuem para a realização do ecoturismo e turismo de experiência durante programação especial realizada no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), que fica no Rio de Janeiro. A ação faz parte das atividades paralelas da mostra gratuita “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”, aberta ao público e que está em exposição até o próximo mês.

A ida do grupo teve apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Pró Pantanal. A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS) também esteve presente na ação e fez divulgação sobre os destinos, com a apresentação de materiais informativos e detalhes sobre os voos que operam entre o Rio de Janeiro e Campo Grande no período de dezembro e janeiro.

crab rodada negócios turismo
Rodada de negócios com empresas do setor de turismo em Mato Grosso do Sul no CRAB, Rio de Janeiro

Além da rodada de negócios para fomentar networking e promoção dos destinos Bonito e Pantanal para público do Sudeste, o que ocorreu nesta terça-feira (4), os empresários de Mato Grosso do Sul puderam participar de palestras e fizeram visita guiada à exposição. O evento foi encerrado nesta quarta-feira (5), com tour técnico por pontos turísticos do Rio, como “Pequena África”; Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas; e Parque da Catacumba, reserva ecológica na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Além do grupo de nove empresas de Mato Grosso do Sul, negócios de Mato Grosso também participaram da atividade. No total, cerca de 50 agentes de viagens e empresários de receptivos do Centro-Oeste participaram do evento.

A coordenadora estadual do Pró Pantanal, Isabella Fernandes, ressaltou que a troca de experiências, a rodada de negócios e as atividades de visitação contribuíram para fomentar a economia no trade do turismo sul-mato-grossense. “Nossa expectativa é que o cenário instalado no CRAB inspire muitos negócios e seja capaz de oferecer uma degustação da nossa cultura aos compradores.”

Durante o Encontro de Negócios do Turismo, a apresentação dos destinos e seus atrativos turísticos foram feitos por Cristiane Ferrari, da Fundação de Turismo do MS, e Jeferson Moreno, secretário-adjunto estadual de turismo do MT. Ambos ressaltaram aos convidados as belezas naturais e vídeos promocionais do turismo de seus estados.

“Nós temos uma forte diretoria de mercado que tem levado o destino para todos os eventos, especificamente para o Rio de Janeiro, tendo em vista que agora teremos voos diretos do Rio a Campo Grande, no período de férias, de dezembro a janeiro. Temos, também, um programa de relacionamento com companhias aéreas, o Decolar MS, que sinaliza regularmente outros voos diretos partindo para outras cidades do Mato Grosso do Sul”, pontuou Cristiane.

rodada negócios turismo no CRAB
Gestora de Turismo da FundturMS, Cristiane Ferrari fez apresentação sobre destinos em Mato Grosso do Sul para operadores e agências, durante evento no CRAB. Foto: Divulgação Sebrae Rio

“Eu me credenciei para o encontro para conhecer um pouco mais sobre o destino Pantanal e sua hospitalidade. Acredito que após esse evento terei uma facilidade ainda maior em vender o produto”, disse Marcia Montaldi, da M&G Viagens e Turismo (RJ).

“Achei muito interessante a iniciativa! Particularmente, eu só vendia o destino Bonito, que já é muito bem estruturado. É bacana passarmos a ter um outro olhar para o turismo ecológico. A gente viaja para a África, mas temos dentro de casa um bioma tão lindo a ser explorado. Tenho certeza que ampliará meu leque de vendas”, afirmou Maristela Doherty, da Trans Pacific (RJ).

“Essa iniciativa é de fundamental importância para que consigamos acesso às operadoras e agências. Precisamos de mais eventos como este para atingirmos nosso público-alvo, que é o B2B, e assim vendermos todos os atrativos turísticos que mostramos aos convidados”, observou Mario Nelson, da Consciência Ecológica, do Mato Grosso do Sul (@conscienciaecotur), agência especializada em passeios e experiências.

Além da Consciência Ecológica, as empresas do Estado que participam dessa rodada de negócios foram Pantanal Hotel (Miranda), Pantanal Jungle Lodge (Corumbá), Pantanal Grill na Brasa (Bonito), Beco da Arte Gastrobar (Bonito), Promenade Bonito (Bonito), Impacto Viagens (Campo Grande), Joice Tur (Corumbá) e Ygarapé Tour (Bonito).

O público ainda acompanhou palestras sobre Inovação e Turismo, com Ana Clévia Guerreiro, coordenadora nacional da Carteira de Turismo; e Turismo Criativo, com Rafael Leonardo, consultor credenciado na Área de Turismo do Sebrae/RJ.

Mostra no CRAB

A exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal” é um retrato do artesanato característico das regiões do Cerrado e do Pantanal do país, e ocupará todas as galerias do térreo do CRAB até 29 de outubro. Promovida pelas UFs do Sebrae de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, a mostra reúne 6.400 obras de mais de 150 artesãos do Centro-Oeste. Grande parte das peças expostas no espaço está à venda, podendo ser reservada pelos visitantes. Há ainda um espaço para a venda de diferentes artigos produzidos pelos artesãos envolvidos no projeto.

Por Mato Grosso do Sul, participam cerca de 60 profissionais, das cidades de Campo Grande, Bonito, Jardim, Corumbá, Miranda, Bodoquena e Três Lagoas. As produções sul-mato-grossenses destacam-se pela matéria prima e técnica utilizada, abrangendo peças em cerâmica, biscuit, madeira entalhada, osso e couro de boi, embalagens de cebola e laranja, colchas bordadas a mão, salsaparrilha, entre outras novidades para encantar o público. Nesse link dá para acompanhar os trabalhos apresentados no CRAB pelos artesãos sul-mato-grossenses.

  • CRAB
  • FundturMS
  • Pró Pantanal