Na noite desta sexta-feira (25), o Sebrae/MS anunciou os grandes vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Ao todo, nove educadores foram premiados. Nesta edição, foram 21 inscrições em Mato Grosso do Sul – o Estado com o maior número de inscritos da região Centro-Oeste, contemplando trabalhos de Campo Grande, Chapadão do Sul, Terenos, Camapuã, Porto Murtinho, Amambai e Nova Andradina.
A cerimônia estadual, realizada na sede do Sebrae na Capital, contou com a presença de professores, secretários municipais de educação, representantes de entidades da educação, entre outros interessados. O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora identifica as melhores práticas desenvolvidas na temática por profissionais no ensino fundamental, médio, profissional e superior. Segundo o diretor superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a iniciativa reconhece o trabalho que promove a difusão de uma cultura empreendedora, incentivando o surgimento de novos negócios.
“Levar empreendedorismo para a sala de aula, levar conhecimentos e modelos diferentes de ensinar, isso é importante. É fundamental trazer para este aluno, que ele pode fazer a diferença em sua vida, na comunidade onde ele vive, dele acreditar que é possível não só buscar emprego, mas buscar investimentos, empreender, ser dono do seu negócio, que é possível ter mais renda. E o nosso papel enquanto Sebrae é apoiar os professores”, destacou Mendonça.
No começo do evento, foi apresentada a história da Escola Reino do Saber, localizada em Rio Verde de Mato Grosso. A instituição foi primeira do Estado a receber a placa de Educação Empreendedora do Sebrae, após ter atingido um grau elevado de implementação de metodologias voltadas para o empreendedorismo. Presente na solenidade, a coordenadora Nacional do programa de Educação Empreendedora do Sebrae, Luana Carulla, explicou a relevância de levar esta temática para o currículo escolar.
“A Educação Empreendedora é uma temática que passa a estar nos currículos a partir do novo Ensino Médio e da reformulação da Base Nacional Comum Curricular. A ideia é que a partir do eixo do empreendedorismo, os professores passem a desenvolver competências neles mesmos, e a partir deles, junto aos estudantes, para desenvolver conteúdos de projetos de vida. Por isso é tão importante desenvolvermos uma cultura do empreendedorismo desde a educação formal, para termos pessoas que tenham visão de futuro e possam construir um país mais competitivo”, reflete.
Para o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime Mato Grosso do Sul, Guerino Perius, também dirigente Municipal de Educação de Chapadão do Sul, é importante reconhecer os professores que se empenharam em levar conteúdos diferentes para a sala de aula. “Essas ações são fundamentais para os municípios. Temos que dar valor para quem se destaca. O Sebrae tem premiado de uma forma extraordinária, dando essa oportunidade. Isso traz uma visão ampla, a própria divulgação desses projetos. E, se desenvolve a prática nas escolas, ela muda toda a rotina. Por isso que temos que diversificar as nossas ações”, disse.
Premiação
Ao final do evento, foi anunciado o resultado, quando foram entregues os troféus e certificados aos classificados em 1º, 2º e 3º lugares. Quem ficou na primeira posição também recebeu uma bolsa integral para participar de um curso de MBA EAD em Educação Empreendedora 5.0 da Escola Superior de Empreendedorismo.
Uma das vencedoras, a professora Pamylla Mayara Pereira da Silva, do Centro Estadual de Educação Profissional Márcio Elias Nery (CEEP), de Camapuã, ficou em 1º e 2º lugar na categoria Ensino Profissional. Emocionada com o resultado, ela espera que outros educadores possam se inspirar. “A surpresa foi muito grande, espero que outros profissionais passem pela oportunidade que passei. É muito importante esse reconhecimento do nosso trabalho”.
Outro professor de destaque foi Gerson Leonardo, da Escola Municipal Assentamento Campo Verde, em Terenos. Ele ficou em 1º lugar na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais, com o trabalho “Da terra brota a vida”. Ele comenta que a iniciativa gerou um impacto positivo em sala de aula. “Foi bem interessante, os alunos escreveram suas próprias receitas, hoje sou um prefeito ganhador do Prêmio graças aos alunos”, pontuou.
O município de Terenos, a pouco mais de 30 quilômetros de Campo Grande, consagrou-se como grande vitorioso desta edição, com quatro trabalhos premiados. A secretária municipal de Educação, Carla Diniz Brandão, celebra a conquista e destaca que é fruto de muita dedicação, ainda mais em um cenário de desafios.
“Foi um trabalho difícil, estávamos passando por um período de pandemia, e fazer diferente de forma remota não foi simples, mas, nós acreditamos. Conseguimos ganhar quatro prêmios, isso é muito importante para mostrar para outros professores que é possível, faz com que a gente tenha essa oportunidade de mostrar o nosso melhor. Acredito que o empreendedorismo pode mudar o futuro das nossas crianças”, acrescenta a secretária de Terenos.
Todos os primeiros lugares de cada categoria terão seus trabalhos avaliados na etapa nacional, que terá a cerimônia de premiação em maio de 2022. “Pela qualidade dos projetos inscritos em MS, acreditamos que poderemos ter finalistas na etapa nacional”, finaliza a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso.
Confira a lista completa dos vencedores:
Categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Gerson Leonardo (1º Lugar) – Terenos
Laisa Ramai Guimarães (2º Lugar) – Terenos
Dodimar da Silva Garcia (3º lugar) – Chapadão do Sul
Categoria Ensino Fundamental – Anos Finais
Marinalva Corrêa da Silva (1º Lugar) – Terenos
Lucilene Trindade Pereira Milbratz (2º lugar) – Chapadão do Sul
João Roberto Paulino (3º lugar) – Terenos
Categoria Ensino Médio
Tamiles Carvalho Fragnan (1º lugar) – Nova Andradina
Categoria Ensino Profissional
Pamylla Mayara Pereira da Silva (1º lugar e 2º lugar) – Camapuã
Categoria Ensino Superior
Gabriel Ferraciolli (1º lugar) – Campo Grande