ASN MS Atualização
Compartilhe

Em Paranaíba, Dia da Oportunidade promove capacitações e fomento ao empreendedorismo

Feira com empresários locais e palestras fizeram parte do evento realizado pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Mais de 280 pessoas participaram, nesta sexta-feira (14), do Dia da Oportunidade em Paranaíba. Realizada no Carnaíba, a ação foi uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, e levou para o público uma ampla programação composta por feira com empreendedores locais e capacitações gratuitas nas áreas de tecnologia, vendas, atendimento, marketing digital e empreendedorismo.

De acordo com o prefeito de Paranaíba, Maycol Queiroz, essa foi mais uma iniciativa de grande impacto levada pelo programa Cidade Empreendedora para o município. Um trabalho que tem trazido mudanças positivas no cenário empresarial. “Hoje é um dia especial para o nosso município, pois essa é uma ação que valoriza as pessoas. O Sebrae acreditou em Paranaíba e fizemos um grande trabalho para a população. Foram 15 meses de muitas iniciativas para os cidadãos e números expressivos: mais de 8 mil atendimentos foram realizados aos empreendedores locais e todo esse apoio resultou no fomento ao empreendedorismo com cerca 700 novas abertas na nossa cidade”, destacou o prefeito.

Diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, destacou o trabalho desenvolvido em Paranaíba por meio do programa Cidade Empreendedora para fortalecer o comércio local.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, o Dia da Oportunidade é mais uma iniciativa para levar conhecimento a quem empreende na cidade e proporcionar o crescimento dos negócios. “Como o próprio nome do evento já diz, trouxemos grandes oportunidades de aprendizado para o empreendedor de Paranaíba com a realização de capacitações, além da feira de negócios que permitiu aos empreendedores locais darem mais visibilidade aos produtos. Essa iniciativa vem para incluir o pequeno negócio no processo de desenvolvimento e tornar o município mais pujante”, ressaltou Mendonça.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Paranaíba, Frederico Chalub, a parceria com o Sebrae trouxe muitos avanços aos empresários e a população em geral. “Paranaíba está vivendo um momento diferente pois estamos recebendo empresas, uma grande usina, novos comércios e isso aqueceu muito o mercado regional. Os cursos e palestras oferecidos pelo Sebrae vieram ao encontro desta demanda”, reforçou.

Sebrae/MS entregou à Prefeitura Municipal de Paranaíba um kit composto por notebooks e camisetas para a Sala do Empreendedor do município.

Com a proposta de melhorar ainda mais o apoio ao comércio local, durante a abertura do evento também houve a entrega de um kit para a Sala do Empreendedor do município, composto por notebook e camisetas. A Sala do Empreendedor desempenha um papel importante de apoio aos pequenos negócios locais esclarecendo dúvidas e ajudando na regularização dos empreendimentos, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI). A excelência do trabalho realizado pelo espaço em Paranaíba foi reconhecida neste ano, quando a Sala recebeu do Sebrae, em âmbito nacional, o selo Diamante referência em atendimento pela alta qualidade do serviço prestado.

Qualificação para os empreendedores

A principal atração do Dia da Oportunidade foi a palestra magna com o ex-lutador de artes marciais mistas Rodrigo Minotauro, com o tema “Força, Resiliência e Inovação”, que destacou que para vencer na vida é preciso enfrentar os desafios. “O segredo para ter resiliência aliada a inovação é estar preparado para os momentos difíceis, pois ninguém vence sem ter perdido algumas batalhas na vida. E para isso precisa inovar e aprender sempre, isso vale para o atleta e para o empresário também”, destacou Minotauro.

Palestra com Rodrigo Minotauro foi principal atração do Dia da Oportunidade em Paranaíba

Além da palestra magna, o Dia da Oportunidade também promoveu uma Feira de Negócios, com 15 expositores. Segundo a artesã, Cidinha Pimenta que trabalha com crochê, papel machê e tecido, a oportunidade de expor os produtos é uma forma de trazer mais visibilidade ao trabalho. “Para mim, é uma grande felicidade estar presente nesse evento do Sebrae, poder participar é um aval de qualidade e um reconhecimento do meu trabalho”, enfatizou.

Outra expositora foi a artesã Daniela Santos que confecciona bonecos de crochê a partir de uma técnica japonesa chamada “amigurumi”. Ela conta que desde que conheceu o empreendedorismo tem contato com o Sebrae. “A minha relação com o Sebrae já dura muitos anos, desde que eu tenho 15 anos, como estudante, já fazia cursos do Sebrae e hoje como empreendedora, estou aqui expondo o meu trabalho”, contou Daniela.

Artesãs locais puderam expor produtos na Feira de Negócios

Para a artesão Leila Suely de Queiroz, da Leila Arts, a participação na Feira de Negócios foi algo importante para conquistar novos clientes. “É a primeira vez que eu participo do Dia da Oportunidade, mas quero estar presente em todas as edições daqui em diante! O Sebrae mudou a minha vida como empresária, aprendo muito nestes eventos, nós todos estamos amando estar aqui conhecendo tantas pessoas bacanas”, disse.

Na programação do Dia da Oportunidade, ainda foram realizadas capacitações de diversos temas como “As novas competências do profissional do futuro”; “Inteligência artificial para os negócios”; “Google meu negócio: atraia clientes para sua empresa”, “Faça gestão de vendas e fidelize seu cliente” e “Artesanato e cultura: agregando valores e criando possibilidades”.

Evento promoveu palestras e oficinas para quem já empreende ou deseja ingressar no mundo dos negócios.

Ao todo, mais de 100 pessoas participaram das palestras e oficinas. Dentre elas esteve a empreendedora Luana Maria que destacou a importância do evento. “Hoje eu trouxe a minha colaboradora junto comigo e as capacitações vão agregar ao nosso cotidiano na empresa. Nós empreendedores precisamos sempre de eventos assim que trazem conhecimento”, pontuou.

O Dia da Oportunidade também trouxe atendimentos tanto para quem já empreende quanto para aqueles interessados em abrir a própria empresa com orientações levadas pelo Sebrae e parceiros. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.