Artesanato regional como a “faixa pantaneira”, doces de frutos do Cerrado, utensílios domésticos de barro usado em fazendas, além das experiências turísticas, acomodações e passeios em espaços no campo. O turismo rural contempla um leque enorme de atividades diretas e associadas, que culminam em uma cadeia que está se estruturando em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. É neste contexto que o Sebrae/MS realizou a 19ª edição da Ruraltur pela primeira vez no estado, feira voltada ao segmento, entre os dias 12 e 14 de dezembro. O evento representa um marco na medida em que atrai os olhares aos destinos sul-mato-grossenses e conecta os empreendimentos locais às oportunidades de mercado.
Os resultados com a Ruraltur podem ser observados nas impressões provocadas junto ao público presente: durante os três dias de evento na Feira Central, em Campo Grande, mais de 6 mil pessoas passaram pelo espaço e adquiriram conhecimento sobre a potência do turismo rural em Mato Grosso do Sul e no Brasil por meio de oficinas e palestras. Além disso, há ganhos para a economia local, já que a feira proporcionou aos empreendedores dinâmicas de mercado para conectá-los a parceiros comerciais e grandes empresas.
Uma das empresárias que obteve boas vendas foi Amada Adriana, da empresa Amada Luz Velas, de Coxim. Ela é artesã e comercializa velas aromáticas, feitas caprichosamente à mão, com cera de coco e outras matérias-primas. Na feira de turismo rural, o seu produto carro-chefe foi o bombom de cheiro “flor de pequi”, que traz a essência do fruto e despertou a curiosidade do público. A empreendedora também possui outros artigos que refletem a exuberância do Pantanal. “O pessoal gostou bastante do meu produto, consegui aumentar meu número de seguidores, e para mim, o evento poderia durar mais, foi nota 1.000”, ressalta a empreendedora.
Amada Adriana é acompanhada pelo Sebrae por meio do programa Pró Pantanal e possui o selo “Made in Pantanal”, que valoriza as empresas com características ou produtos que remetem ao bioma. Durante este trabalho, os empresários recebem capacitações, acompanhamento para melhoria do negócio e participam de eventos que os conectam ao mercado, como foi o caso da empreendedora coxinense. Ainda durante a 19ª Ruraltur, ela esteve presente na sessão de negócios voltada aos empreendimentos do Made in Pantanal, ocorrida no dia 14, para que pudessem encontrar novos fornecedores ou compradores, realizar networking e, principalmente, garantir novas oportunidades.
Na sessão de negócios, mais de 50 empreendedores participaram da dinâmica e apresentaram seus artigos para grandes empreendimentos e, também, entre si. Foi por meio deste contato que a empresa Amada Luz Velas conseguiu, por exemplo, encontrar um fornecedor local para a produção de um difusor mais atrativo para seus clientes, possibilitando investimento em mais uma empresa de Mato Grosso do Sul. “Na feira, consegui o contato de um artesão para a criação de uma peça exclusiva para a minha empresa: um difusor menor e mais compacto. Eu quero mostrar a exclusividade da marca, a exclusividade do bioma Pantanal, por isso, estava buscando peças exclusivas que agregam o meu produto”, esclarece a empresária.
Para grandes empreendimentos, participar de dinâmicas como essas também são positivas para ampliação de sua atuação localmente. O gerente comercial da Cruzeiro do Sul Transportes, Márcio Custódio, já participou de outras sessões de negócios organizadas pelo Sebrae e nesta ele garantiu, por exemplo, o frete para uma empresária de Terenos, que comercializa rapadura. “A gente sempre procura oportunidades e eu identifiquei aqui muitas, principalmente no interior, são negócios que não conhecem nossa empresa e não sabem o serviço que fazemos, então temos a oportunidade de divulgar a empresa. É um formato legal, porque fazemos o contato direto com a pessoa”, afirma o representante.
Durante o segundo dia de evento, ocorrido em 13 de dezembro, outra dinâmica integrou a programação da Ruraltur e proporcionou ganhos para os empreendedores locais: a rodada de negócios específica para o trade turístico, que contou com pelo menos 30 inscritos e oito empresas âncoras: Alpha Viagens, BrazTrip, L’unik Travel, Dr Travel, EcológicaTur, W360Travel, Avtur Viagens e Turismo e Travel Mix. Diferentemente da sessão, na rodada, cada empreendedor participa de um rodízio de forma isolada com representantes das grandes empresas, explicando de forma sucinta a proposta do seu negócio.
A representante da empresa de Mato Grosso do Sul, Vanzella Turismo, Ana Paula Ferreira, levou à rodada os diferentes segmentos de atuação do grupo, que além do transporte, conta atualmente com hospedagem e opções de passeios, como na Serra de Bodoquena. “A empresa sempre participa desses eventos. É importante estar aqui e conhecer essas empresas, e o que eu gostei também é que todos com quem eu conversei passaram por Bodoquena e já conhecem um pouco da estrutura e da beleza que a região oferece. Então, com certeza, é sempre válido participar, para você estar mostrando o potencial que o nosso estado tem, não só Bonito, quanto o Pantanal e agora a Bodoquena também”, destaca.
De forma geral, as ações de mercado realizadas durante a Ruraltur foram uma grande vitrine do que o estado tem a oferecer. “A feira é uma grande exposição que convidou o Sul-mato-grossense e caravanas de sete estados para conhecer todos esses atrativos rurais, todos esses produtos que a gente tem aqui no nosso estado. Além disso, nós realizamos duas dinâmicas de negócios. Uma rodada para o turismo, que prospectou, mostrou nossos atrativos para operadoras nacionais e uma sessão de negócios do artesanato e dos agroindustrializados do Pantanal, também fazendo esse ‘match’, esse casamento de oportunidades de vendas desses produtos, em geral, produzidos também em meio rural”, comenta a gestora dos projetos de turismo do Sebrae/MS, Isabella Fernandes Montello.
Turismo rural em destaque
O turismo em Mato Grosso do Sul é originalidade rural, o que mostra a capacidade que o setor tem e o quanto contribui com a economia local de vários municípios. Ainda segundo a gestora dos projetos de turismo do Sebrae/MS, Isabella Fernandes Montello, esse segmento inclui as experiências turísticas que acontecem em meio rural e que trazem as atividades geralmente desenvolvidas neste universo, como a Gastronomia, o Artesanato, entre outros.
“O turismo sul-mato-grossense vem do meio rural. Até os nossos principais destinos, aqueles que são mais competitivos, nacional e internacionalmente, que são Pantanal e Bonito, eles começaram a ter atrativos turísticos a partir de propriedades rurais. Em vários deles, mesmo aqueles que estão voltados para o Ecoturismo, nós temos atividades do turismo rural, como a fabricação de doces, de queijos, nós temos cavalgadas, enfim, coisas que são típicas da vida rural. Então o turismo rural é a cara do Mato Grosso do Sul”, comenta a gestora.
Pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, a Ruraltur, a maior e melhor feira de turismo rural foi uma iniciativa do Sebrae/MS, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidade (SETESCC). A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, acredita que a iniciativa é um presente para Mato Grosso do Sul e enfatiza a importância do turismo rural para o fomento da economia.
“A feira acontece pela primeira vez aqui e é um grande presente para o nosso estado, porque a gente consegue descobrir o que tem para fazer no Mato Grosso do Sul, a nossa avaliação é realmente muito positiva. Tem muitas oportunidades no turismo rural, de inclusão social, de inclusão econômica, de impacto nas comunidades e tem um leque de atividades que dá para desenvolver, tendo a certeza de que está construindo o futuro, deixando para as novas gerações de fato um legado, algo que eles possam se orgulhar e manter ali a sua atividade econômica”, finaliza a diretora.
A próxima edição da Ruraltur acontecerá em 2024, no Rio Grande do Norte, tendo como foco as potencialidades do Geoparque Seridó. Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.