ASN MS Atualização
Compartilhe

Empreendedores buscam crescimento em paraíso chamado Camisão, entre Pantanal e Cerrado

Região tem potencial no turismo e negócios estão descobrindo mais possibilidades para desenvolvimento com o Sebrae/MS
Por Assessoria de Imprensa Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Dentro do município de Aquidauana existe o Distrito de Camisão, que pode ser visto como parte de um paraíso que está entre o Cerrado e o Pantanal e apresenta diversas belezas naturais, por isso é um local que favorece o desenvolvimento sustentável do ecoturismo. Dois empreendedores estão buscando crescer nessa região e aproveitam o cenário favorável do turista que procura por experiências únicas e envolvimento com a natureza: Ely Souza Fernandes e “Neguinha”, como é conhecida, vivem nesse local e estão consolidando seus negócios.

Os dois participaram do curso “Treinamento de Líderes de Ecoturismo e Turismo de Aventura – Competências Mínimas de Condutor”, promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Pró Pantanal, e projetam consolidação e crescimento de seus negócios ao aproveitar uma onda de procura por turismo que o Distrito de Camisão vem passando. O local está repleto de atividades turísticas, como pesca esportiva, rafting, trilhas, corridas, gastronomia, vinícola, flutuação, entre outros. Além disso, foi na região que houve a gravação do remake da novela Pantanal, o que a deixou ainda mais em evidência como destino.

Ely Souza Fernandes, do Rancho do Ely, tem acompanhado o desenvolvimento local há 30 anos

Ely Souza Fernandes, do Rancho do Ely, tem acompanhado o desenvolvimento local há 30 anos, período que vive na propriedade de pouco mais de 10 hectares e onde também tem uma hospedagem a 700 metros de acesso ao rio Aquidauana. “Têm empreendimentos que estão sendo inaugurados agora, outros já existem há mais tempo, como o meu. Estamos no meio da Rota Pantanal-Bonito, a menos de 150 km do aeroporto de Campo Grande e existem muitas atividades que podem ser realizadas. As belezas por aqui fazem parte dessa transição do Pantanal com o Cerrado, além do mirante no Morro Paxixi. Temos um grande potencial, a novela Pantanal ajudou nessa exposição e agora estamos nos estruturando para poder aproveitar as oportunidades”, relata o empreendedor, que reconhece também ser um apaixonado pela região.

Eronildes Constant dos Santos gosta de ser chamada de Neguinha e é dessa forma que a empreendedora ficou conhecida por encantar turistas com sua gastronomia. Ela acrescenta no restaurante que toca, o Neguinha de Camisão, experiências bem particulares. O peixe servido é pescado por ela, que é pescadora profissional. Essa era a ocupação de Neguinha até ela vencer um concurso de gastronomia e decidir levar para a cozinha o sabor e talento que só compartilhava com amigos. Seu restaurante está montado há três anos e se tornou referência para quem vai para Camisão ou Piraputanga por conta dos pratos com comida fresca e tempero elogiado.


Pescadora profissional, “Neguinha” vem empreendendo com gastronomia e estilizou seu restaurante

“Durante a semana (no período de pesca) eu saio para pescar, eu acampo, fico semanas pescando. Atendo de sábado, domingo e todos os feriados, e em dias da semana eu atendo sim, mas com agendamento, porque posso estar acampando para pescar. Porém, se estou em Camisão pescando, eu paro e atendo o cliente”, revela.

Profissionalizando o negócio

Seguindo o modelo de negócio que cada empreendedor decide tocar, tanto Ely como Neguinha reforçam que os empreendimentos precisam estar estruturados no Distrito de Camisão para permitir que o turista consiga ser atendido com profissionalismo e obter experiências que vão ajudar a fazer ele querer voltar e trazer amigos e parentes.

Atualmente, no Rancho do Ely, por exemplo, é uma referência para receber viajantes em motorhomes tanto brasileiros, como estrangeiros, além de pescadores do Estado. Ele tem implementado melhorias e acrescentado atividades no seu negócio para atrair mais pessoas e agora quer melhorar seu marketing digital. “Eu estava focado em pesca, mas passei a ter trilha, possuo uma hospedagem e área de camping, ainda dá para aproveitar o rio de outras formas. Estamos buscando formas de aprimorar e crescer.”

Já Neguinha, decidiu estilizar seu restaurante, após consultoria do Sebrae, por entender que não é só a comida que chama a atenção, mas também vale oferecer um ambiente confortável e que valoriza a experiência do cliente. “Melhorou muito esses cursos que estão saindo com apoio do Sebrae. A gente sabe como conversar com os turistas, como mostrar as trilhas. Na minha área, posso fazer um passeio de barco. Passei a notar coisas aqui em Camisão que antes não prestava atenção. Estou com um novo olhar para o lugar onde nasci e isso é muito produtivo”, reconhece.

Participantes do Curso “Treinamento de Líderes de Ecoturismo e Turismo de Aventura – Competências Mínimas de Condutor”, promovido pelo Sebrae/MS

A presidente da Associação dos Empreendimentos do Corredor Paxixi em Camisão – MS (AECOPAXI), Mirian Coura Aveiro, explica que para fomentar o turismo planejado e organizado na região as capacitações e treinamentos estão contribuindo para melhorar os negócios, gerar empregos e garantir a sustentabilidade.

“Apesar da beleza tão notória de Camisão, os empreendimentos locais eram simplistas, em alguns casos. A parceria com o Sebrae/MS vem ajudando a construir esse modelo de turismo sustentável. As consultorias estão levando um novo olhar e um despertar para o mercado promissor do turismo. Na última capacitação, foram 28 empreendedores, como o Ely e a Neguinha. A agenda do primeiro semestre do próximo ano já está lotada com grandes eventos externos e outros internos. Poder contar com o Sebrae tranquiliza a gente diante dos desafios que temos”, finaliza.

Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.

Em Mato Grosso do Sul, o programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800.