Cerca de 70 pessoas, entre estudantes e empreendedores de Coxim e Pedro Gomes, na região Norte do estado de Mato Grosso do Sul, participaram de workshops focados em inovação. Esses eventos têm como objetivo fornecer informações detalhadas sobre como formar uma startup e promover negócios, tanto para quem já atua formalmente quanto para aqueles que desejam empreender, utilizando a metodologia LabXP Experience. Em Coxim, as palestras foram realizadas durante o mês de agosto, no Auditório do Sebrae. Já em Pedro Gomes, o workshop ocorreu nessa quinta-feira (17), no Auditório da Sala do Empreendedor.
De acordo com o gerente da Regional Norte do Sebrae/MS em exercício, Lucas Borelli, as oficinas de inovação proporcionam aos participantes a oportunidade de desenvolver habilidades práticas e teóricas essenciais para o empreendedorismo. “Nosso objetivo é fornecer aos empreendedores da região as ferramentas necessárias para inovar e transformar seus negócios. Acreditamos que, ao promover o conhecimento prático e o compartilhamento de experiências, estamos construindo um ecossistema de inovação mais robusto, capaz de ajudar os pequenos negócios a enfrentar os desafios do mercado. Queremos que cada participante saia das oficinas confiante para aplicar novas ideias em seus empreendimentos, contribuindo assim para o crescimento sustentável da nossa região”, afirma Borelli.
A iniciativa, promovida pelo Sebrae/MS por meio do laboratório de inovação e prototipagem Living Lab, em parceria com o Grupo de Trabalho de Inovação (GT de Inovação) de Coxim, busca fomentar a inovação e incentivar a participação dos estudantes, além de fortalecer o ecossistema local de inovação. O projeto conecta jovens talentos a oportunidades de negócios sustentáveis. Com a metodologia aplicada, os alunos vivenciaram o processo de inovação, desde a ideação até a prototipagem, com ênfase no impacto ambiental e econômico da região.
Durante o evento, conduzido pelo professor Gedson Faria, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e pela consultora do Sebrae/MS, Erika Jacob,os estudantes foram desafiados a aplicar conceitos de inovação, empreendedorismo e tecnologia. O objetivo era desenvolver soluções para os editais “Inova Cerrado” e “Inova Pantanal”, que incentivam iniciativas de bioeconomia e preservação ambiental.
-
Troca de ideias e networking
Participar das iniciativas do Sebrae, especialmente do LabXP, tem sido um divisor de águas para o desenvolvimento de muitas empresas, como a Startup Econect, fundada pelo empresário e participante do workshop, em Coxim, Eduardo Feitosa. “Não se trata apenas de mentorias ou técnicas, mas de se conectar com pessoas que compartilham o sonho de transformar realidades. Cada evento foi uma experiência incrível, onde refinamos nossa visão e ajustamos nosso modelo de negócios, crescendo juntos. Ver a Econect evoluir ao longo desse processo foi emocionante. O Sebrae foi fundamental na nossa jornada, oferecendo suporte e inspiração para acreditarmos que podemos revolucionar as compras públicas no Brasil. O impacto dessa parceria vai além dos resultados imediatos; foi uma experiência que nos fortaleceu para enxergar o futuro com otimismo e determinação”, salientou Feitosa.
Para a aluna Alaya Oliveira Balde, participante das palestras em Pedro Gomes, o LabXP apresentou alternativas e novas formas de pensar. “Foi uma experiência muito interessante, pois aprendi maneiras mais eficazes de trabalhar na internet. Aprendemos a criar aplicativos e a utilizá-los de forma que tragam benefícios reais, especialmente para quem deseja empreender nessa área”, finalizou.
-
Para mais informações sobre as ações em Mato Grosso do Sul os interessados podem entrar em contato pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.