ASN MS Atualização
Compartilhe

Empresários de Campo Grande participam de evento sobre financiamento focado em inovação

Na sede do Sebrae, público recebe orientação financeira diretamente da Finep
Por Victoria Amorim
ASN MS Atualização
Compartilhe

Empresários e donos de startups que atuam com inovação participaram, na quarta-feira (8), do evento “Finep Day”, realizado na Sede do Sebrae, em Campo Grande. Com programação totalmente gratuita, o objetivo da iniciativa foi apresentar os financiamentos disponíveis junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de outras soluções financeiras, visando fomentar o ecossistema de inovação.

O Finep Day é uma correalização do Sebrae/MS, Sistema Fiems, Banco do Brasil, Cooperativa de Crédito Cresol, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Governo do Estado via Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect).

O evento incluiu palestras e oficinas que aconteceram no decorrer do dia, com destaque para a apresentação de soluções financeiras como o Fundo de Aval à Micro e Pequena Empresa (FAMPE) – Inovacred, que é o primeiro fundo garantidor focado em inovação do país, fruto de uma parceria entre Sebrae e a Finep, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, também conselheiro do Sebrae/MS, destaca investimentos em inovação

Segundo o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, também conselheiro do Sebrae/MS, um grande motivador para o incentivo da inovação é o crescimento no número de investimentos em Mato Grosso do Sul. “Temos grandes projetos acontecendo no Mato Grosso do Sul em diversas áreas e a gente tem trabalhado no sentido de despertar a visão das pessoas para as oportunidades, obviamente que a ciência, a tecnologia e o estímulo a processos inovadores têm um papel essencial, pois são nessas áreas que a gente pode trabalhar fortemente a agregação de valor aos serviços”, afirma Senna.

Para o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, ter opções de financiamento voltadas a segmentos inovadores é fundamental para trazer competitividade. “Muitos dos pequenos negócios demandam crédito, mas quando falamos de crédito para inovação, a questão é mais complexa. Temos esse desafio, porque inovação é um fator de competitividade, sem inovação a empresa não sobrevive no médio ou longo prazo”, explica Tito.

Para quem participou pela primeira vez, o evento contribuiu para conhecer as políticas públicas que possibilitam a realização de projetos inovadores. Foi o caso de Arthur Macedo, proprietário Arandu Tecnologia, uma startup de corantes naturais. “Ter o pessoal da Finep aqui mostrando as oportunidades, as formas de acessar e conseguir as verbas, é muito importante para quem está querendo desenvolver inovação. Conseguir recurso para quem está começando é mais difícil. Então, fazer e divulgar esse tipo de política é extremamente importante”, disse o empresário.

Para o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, ter opções de financiamento voltadas a segmentos inovadores é fundamental para trazer competitividade

Ele relata ter experiências passadas com financiamento e participação em outros eventos de orientação financeira, mas defende que é essencial manter-se presente nas mais diversas ações para que não falte apoio e recursos. “As palestras são muito agregadoras, sempre tem mais para aprender e se informar. A gente vem participando de editais de subvenção econômica e estamos com projetos de buscar outros. Por exemplo, essa é nossa primeira vez no Finep Day e esses conhecimentos foram interessantes”, complementa.

Ivani Gram, fundadora da República das Arteiras, uma startup fashion tech de impacto social, participou do evento em 2023 quando a empresa não estava apta ao edital da Finep e voltou esse ano para fazer as comparações e tentar a subvenção ao edital. “Agora a gente já pode participar de algumas das oportunidades e entender como é que funciona, pegar essa informação diretamente de um agente da Finep traz mais tranquilidade”.

Ivani nunca fez financiamento para a startup, mas participou das duas edições do Finep Day para estar ciente de oportunidades que podem auxiliar na estabilidade e crescimento do negócio. “A gente precisa de um percentual um pouco maior de recursos e de um olhar ampliado para outras indústrias, como a bioeconomia, que é o meu caso. Essas informações são necessárias”, pontuou.

Mais informações aos empreendedores estão disponíveis por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.