ASN MS Atualização
Compartilhe

Encadear Summit conecta empreendedores do Sul de MS e gera mais de R$ 1,3 milhão em expectativa de negócios

Terceira edição do maior evento de encadeamento produtivo do estado é realizado pelo Sebrae para movimentar economia local da região da Grande Dourados
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Para aproximar grandes empresas da região Sul dos pequenos negócios locais e gerar expectativas de vendas e contratos futuros, a programação do Encadear Summit contou com sessão de negócios nesta terça-feira (2) em Dourados, no auditório da Associação Comercial e Empresarial do município. A sessão mobilizou, aproximadamente, 70 empreendedores e representantes de 18 grandes empresas de diferentes setores e gerou mais de 1,3 milhão em expectativas de negócios. O evento é uma iniciativa do Sebrae/MS, em parceria com o Governo do Estado, Prefeituras Municipais da região, empresas âncoras participantes e ACED.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, enfatiza a importância da sessão para possibilitar que os empreendedores locais tenham acesso a novos mercados. “É uma ótima oportunidade para o pequeno empresário mostrar seu produto ou serviço, fazer um primeiro contato, e ter acesso aos compradores e dirigentes das grandes empresas para depois desenvolver um relacionamento mais duradouro com elas. Por outro lado, a grande empresa consegue aumentar o seu leque de possíveis fornecedores com opções mais próximas, de modo a fortalecer a economia local, fazendo o dinheiro circular e ficar na região. Então, é o momento de colocar em uma mesma mesa quem quer comprar e quem quer vender. O Sebrae também intermedia este processo, capacitando o pequeno empresário para que ele possa ter a estrutura necessária e atenda às exigências da grande empresa para conseguir se tornar fornecedor e aproveitar essa oportunidade local”, destacou.

Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS, ressalta a importância das conexões entre grandes e pequenos empresários para fomentar a economia dos municípios.

Em Dourados, o foco do Encadear Summit são as cadeias de bioenergia e proteínas, além de outras oportunidades para os empreendedores locais. Entre os grandes empreendimentos participantes da sessão de negócios estavam representantes da

Grupo FV Cereais, Inpasa Brasil, Atvos, Coamo Agroindustrial Cooperativa, Neomille (Grupo Cerradinho Híbrido), Bunge, Usina Rio Amambai Agroenergia, Adecoagro, Copasul, Ciarama Máquinas Agrícolas, Lar Cooperativa Agroindustrial, Raízen, Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Associação Sul-Matogrossense dos Fornecedores de Cana (SuLCana), Inflex Indústria de Embalagens, Grupo ABV, Taurus e Correios.

Para o gerente da Açotelha, Alison Basilio, que participou pela primeira vez de uma sessão de negócios promovida pelo Sebrae/MS, a experiência buscou atrair as contratações para Dourados. “Participamos com o objetivo de apresentar nosso parque industrial e as soluções inovadoras que oferecemos na indústria de conformação de aço, para que quem quer construir, reformar ou ampliar, não precise procurar em empresas de fora do estado, em centros maiores, os produtos que temos aqui. Na indústria instalada em Dourados podemos atender todo o Sul do estado e podemos fornecer para qualquer segmento, mas como também atendemos os consumidores residenciais, para hoje preparamos catálogos, cartões de visita e outros materiais para destacar o que podemos oferecer para as indústrias”, disse o gerente.

Empreendedores e representantes das empresas âncoras que participaram da sessão de negócios.

Após investimentos em unidades móveis e estrutura visando atender os grandes empreendimentos, o objetivo da Saúde Fácil, hub de serviços em saúde, segurança do trabalho e gestão ambiental, é alcançar as empresas âncoras para executar os serviços na região Leste e Sul de MS em todo seu potencial. “É a terceira vez que participamos das sessões, estivemos em Campo Grande e Três Lagoas, e é uma oportunidade de conhecer e conversar com outras empresas e de sentir a avaliação e as perspectivas dos colegas sobre o mercado. Estamos em busca de reuniões com os dirigentes de alta hierarquia das grandes empresas, porque hoje atendemos empresas de médio porte que consomem nossos serviços, mas ainda estamos em busca de negócios diretos com os grandes empreendimentos, para apresentar o que podemos oferecer e para eles troquem eventuais fornecedores que trouxeram de fora para contratar localmente”, comentou o proprietário Rafael Raful.

“Participar da rodada de negócios do Sebrae é uma oportunidade única, onde nós trocamos experiências e conhecimentos, conhecemos pessoas novas do meio empresarial e empresas âncoras e aqui podemos, além do networking, fazer grandes negócios, levando excelência a essas pessoas e agregando no dia a dia das outras empresas”, disse Edgar Batista Garcia, representando a Better Cleananer.

Empresários locais tiveram a oportunidade de apresentar os produtos e serviços que oferecem para os representantes das empresas âncoras.

“Estou pensando a longo prazo e acredito que a participação aqui será um salto muito grande para os meus produtos. A rodada de negócios foi muito boa, aprendi mais sobre como apresentar meu produto e quando você apresenta bem o seu produto, ele vai ter expansão”, ponderou Valdirene Santos, empresária da JCK.

De acordo com o gerente comercial da Inpasa, Rui Farias Filho, a atuação do Sebrae/MS para fortalecer as pequenas empresas é fundamental para que elas tenham condições de se tornarem possíveis fornecedores. “Temos uma grande demanda de prestadores de serviço nas filiais de Dourados e Sidrolândia e levamos essa demanda para que o Sebrae possa atuar junto aos pequenos empresários da região e eles possam se adequar às demandas e seguir as legislações e demais formalizações, para que esteja tudo certo para prestar o serviço. Então o Sebrae faz essa ligação, esse encadeamento entre as partes, para que realmente o pequeno empresário esteja adequado para atender a Inpasa e conseguimos ter um serviço de mais qualidade e regional”, afirmou o gerente comercial.

Ao final desta terceira edição do Encadear Summit, que é o maior encontro de encadeamento produtivo de Mato Grosso do Sul, mais de 170 inscritos, de 90 empresas, participaram das atividades. Durante a manhã, a programação incluiu solenidade de abertura com autoridades regionais e membros do conselho deliberativo do Sebrae/MS e o painel “O futuro da Bioenergia e Proteínas no Estado: Perspectivas para a Cadeia Produtiva e Mercado Internacional”, com o conselheiro do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck. A agenda também teve a participação de representantes de grandes empresas da região. O evento já foi realizado em Campo Grande em 2023, em Três Lagoas neste ano.

Mais informações sobre as ações desenvolvidas pelo Sebrae/MS e parceiros voltadas para promover conexões corporativas, podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.