Apoio ao comércio local, melhoria dos processos municipais, além do fomento ao turismo e promoção de uma cultura empreendedora nas escolas. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Jardim, executado durante 21 meses em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal. A iniciativa foi encerrada oficialmente na manhã desta segunda-feira (27), com a entrega de um relatório com os resultados do trabalho desenvolvido no município à prefeita, Clediane Matzenbacher.
Na mesma data, a líder o executivo também assinou uma nova parceria com o Sebrae/MS para a continuidade do trabalho por meio do programa Cidade Empreendedora. Neste novo ciclo, o município irá receber um pacote diferente de soluções que possuem o propósito de promover a competitividade de Jardim e dinamizar a economia local. Segundo Clediane, a nova adesão veio, principalmente, pelos resultados alcançados por meio do trabalho já realizado.
“O Sebrae tem uma importância fundamental, principalmente, para dar direcionamento e nos mostrar novos caminhos, trazendo capacitação e qualificação, tanto para a gestão pública quanto para os pequenos negócios. E quando você abre portas para que as pessoas tenham conhecimento, elas crescem porque percebem novas oportunidades. O programa muda a economia, muda as pessoas e é capaz de transformar a cidade”, avaliou a prefeita.
Jardim aderiu ao programa Cidade Empreendedora em março de 2021 e foi acompanhado pelo Sebrae até dezembro do ano passado. Nesse período, 21 ações foram realizadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Negócios” voltado para transformar a economia através do empreendedorismo. Algumas das iniciativas foram estruturadas a partir da construção de um Plano de Desenvolvimento Econômico, elaborado em conjunto com as lideranças locais, com ações voltadas para fomentar a agricultura familiar, combater à evasão de consumo e aumentar a autoestima da população.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o comprometimento do poder público e da sociedade civil organizada foi fundamental para repercussão positiva do programa. “O Cidade Empreendedora inclui diversas ferramentas que possibilitam fortalecer os pequenos empreendedores e a melhorar o município em muitos aspectos, mas o envolvimento da gestão municipal, dos empreendedores locais e lideranças, é fundamental para a conquista de bons resultados. Foram várias ações que permitiram fortalecer não só o empreendedor, mas também a Prefeitura Municipal, promovendo a geração de emprego e renda e o crescimento de Jardim”, destacou Mendonça.
Fortalecimento do empreendedorismo
O Sebrae atuou no município de Jardim melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte tanto para o pequeno empresário quanto para os produtores da agricultura familiar. Neste sentido, foram realizados mais de seis mil atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas cerca de mil empresas distintas localizadas na cidade.
Na avaliação do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Mário Sérgio Pache, o programa foi fundamental para fortalecer o empreendedorismo e engajar todos os envolvidos com as ações voltadas para o crescimento do comércio e indústria de Jardim. “Os empresários passaram a receber as capacitações e a consultoria dos técnicos do Sebrae no dia a dia, além de outras qualificações atendendo também os funcionários das empresas. A parceria foi de grande importância para a execução do planejamento de trabalho desenvolvido em conjunto com o Sebrae”, comentou.
Uma das empresas atendidas em Jardim foi a Casa Abiul. Tradicional na cidade, o empreendimento é comandado pelo empresário Bernardo Prado, que ao ser acompanhado pelo Sebrae, pode melhorar o negócio e agora pretende expandir. Além de receber suporte, em 2021, ele participou da primeira edição do Compre On-line do Pequeno – iniciativa promovida pela instituição para apoiar os pequenos negócios nas redes sociais. Concorrendo no segmento de Bares e Restaurantes, o empreendimento conseguiu ampla visibilidade no mundo digital e conquistou o primeiro lugar da disputa em Jardim.
Segundo o empreendedor, o Cidade Empreendedora trouxe iniciativas que atenderam as necessidades dos pequenos negócios locais o que resultou em um impacto muito positivo. “A chegada do programa em Jardim foi bem importante não só para o nosso desenvolvimento pessoal e do negócio, mas para o desenvolvimento do município em si. O programa veio ao encontro de tudo o que a gente vinha falando, trouxe consultoria para os comerciantes totalmente sem custo. A única contrapartida que nós tivemos que ter, como empresários, foi buscar e participar, e isso fez toda a diferença”, pontuou o empreendedor.
Dentre as ações voltadas para levar conhecimento aos empreendedores locais e possibilitar o crescimento das empresas, o destaque foi a realização do Dia da Oportunidade – um grande evento gratuito ocorrido em maio de 2022, que ofereceu palestras e oficinas, além de Sessão de Negócios entre os empresários locais e a promoção de uma feira onde os microempreendedores individuais (MEI) e produtores puderam expor os produtos para a população.
Outra ação de grande relevância foi proporcionada pela parceria com o Sistema Fiems, quando o Sebrae/MS levou para o município unidades móveis de capacitação. Por meio de carretas equipadas com maquinários de ponta, foram oferecidos cursos gratuitos nas áreas de transformação digital, redução de desperdício, automotiva, construção civil, marcenaria, solda e costura.
Melhorias na sala do empreendedor
Paralelamente às capacitações, a Sala do Empreendedor do município recebeu uma nova proposta de comunicação visual, melhorando a sinalização e tornando o ambiente mais acolhedor para o empresário. O espaço também recebeu orientações e aumentou à qualidade do serviço oferecido, o que garantiu ao local o selo Bronze de Referência em Atendimento, concedido pelo Sebrae em 2022 como reconhecimento da qualidade e desempenho ao atender o público.
Outra premiação por conta do trabalho desenvolvido no espaço foi concedida à prefeita, Clediane, durante a etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). O projeto “Jardim para empreendedores” conquistou o primeiro lugar na categoria “Sala do Empreendedor”, reunindo quatro ações distintas que vem beneficiando os Microempreendedores Individuais (MEIs). Atualmente, a Sala do Empreendedor é o principal ponto de apoio ao comércio local e, com a iniciativa, foi ampliada a carta de serviços oferecidos, além de incluir o atendimento itinerante e o aumento de ações para incentivar a formalização das empresas.
O resultado do suporte oferecido ao comércio local pode ser observado pelos dados emitidos pela Receita Federal. O número de fechamento de empresas durante a execução do programa, por exemplo, reduziu 48% se comparado com o mesmo período anterior ao Cidade Empreendedora. Além disso, também houve um aumento de 11% no número de empresas ativas no município e o aumento de 30% na formalização de microempreendedores individuais.
Nesse contexto de promover ações para fortalecer os pequenos negócios, os empreendedores do campo também foram beneficiados em Jardim, por meio do 1º Desafio Estadual das Merendeiras. O município aderiu à competição e 30 profissionais participaram da etapa municipal. Além de promover a capacitação e valorizar o trabalho desenvolvido nas escolas, a iniciativa exigiu a criação de receitas compostas por alimentos oriundos da agricultura familiar, como uma forma de estimular o município a adquirir os itens dos produtores locais, uma exigência prevista pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Fomento ao turismo
Localizado às margens do Rio Prata, Jardim é conhecido pelas belezas naturais e vocação para o ecoturismo. Por isso, mais um trabalho realizado dentro do programa Cidade Empreendedora foi voltado para engajar o trade turístico envolvendo apoio aos empresários e a elaboração de ações para fortalecer o segmento no município. Nesse sentido, Jardim passou a contar com um conjunto de iniciativas para estimular o turismo consciente nos atrativos naturais, entre eles, o Balneário Municipal, Buraco das Araras e o Recanto Ecológico do Rio da Prata.
O município recebeu o Seminário “Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento do Turismo”, em julho do ano passado, onde foram apresentadas as políticas de promoção turística. Todas as regiões da cidade foram analisadas com a proposta de identificar quais pontos podem ser mais bem trabalhados e, dessa forma, elencar as potencialidades do município como turismo histórico e cultural, ecoturismo, balneário e contemplação.
Arte em foco
Com a execução do programa Cidade Empreendedora, o projeto Arte em Osso, que existe há quase 20 anos no município, passou por um processo de reestruturação, o que incentivou o setor cultural em Jardim. “Sempre trabalhei com artesanato em gesso, macramê e crochê. Com os ossos, trabalho há 19 anos e com a chegada do programa voltamos a expor e participar de eventos, como a sessão de negócios que já trouxe um resultado positivo para o nosso trabalho”, pontuou a artesã Assunção Alves.
As peças produzidas pelo grupo em ossos bovinos também foram destaque, em 2022, da mostra “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”, realizada no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro. Juntamente com peças produzidas por artesãos de outros municípios de Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal.
Juntamente com a reestruturação do projeto Arte em Osso, o Cidade Empreendedora também forneceu suporte para que os artesãos conseguissem agregar valor ao produto e promover a consolidação do negócio. Foram realizadas capacitações sobre vendas, precificação, além de outros temas importantes para a estruturação de um empreendimento de modo à auxiliar o grupo a implementar boas práticas.
Empreendedorismo na escola
Por meio do programa Cidade Empreendedora, pela primeira vez, mais de três mil estudantes da Rede Municipal de Ensino de Jardim tiveram oportunidade de aprender sobre empreendedorismo em sala de aula. O Sebrae/MS formou os professores para a aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). No total, 198 docentes foram capacitados com soluções em empreendedorismo no município.
Através do JEPP, o tema empreendedorismo é trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária, por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados. A Feirinha do JEPP é o último passo da metodologia, quando os estudantes de todos os anos envolvidos apresentam os produtos desenvolvidos à comunidade.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.