ASN MS Atualização
Compartilhe

Fotojornalista de MS disputa final do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Com trabalho sobre tradições pantaneiras, Marcos Maluf concorre na categoria Fotojornalismo e já venceu a premiação nacional em 2022
Por Natália Moraes
ASN MS Atualização
Compartilhe

A imprensa sul-mato-grossense volta a se destacar no cenário nacional. O fotojornalista Marcos Maluf, do portal Top Mídia News, é um dos finalistas do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), cuja cerimônia de premiação ocorrerá no dia 4 de dezembro, em Brasília. Ele concorre na categoria Fotojornalismo com o trabalho “DO SUL: tradições artesanais pantaneiras atravessam gerações e preservam identidade cultural de MS”, que retrata o fazer manual e a herança cultural preservada por artesãos do Pantanal.

“Essa temática representa mais que o pequeno empreendedor e seus desafios, representa a identidade, cultura, signos e o orgulho de sermos o Mato Grosso do Sul”, afirma o profissional sobre o trabalho finalista. Marcos Maluf já tem um histórico de reconhecimento na premiação, uma iniciativa do Sebrae que valoriza a produção jornalística sobre o empreendedorismo brasileiro. Em 2022, na 9ª edição, ele foi o vencedor nacional com o trabalho “Do puxadinho que vira legado ao sonho rompido à luz da pandemia”, no site Campo Grande News. Agora, volta a representar MS na disputa, que reúne profissionais de todo o país.

“A expectativa é, sim, de ganhar. Afinal, precisamos confiar. Porém, mais do que isso, o maior prêmio é o encontro com pessoas, profissionais de outros veículos de comunicação que sempre admirei e trouxe como referência para a carreira. Acho que esse é o melhor dos prêmios, e o Sebrae tem proporcionado isso, consequentemente fortalecendo a pauta do empreendedorismo”, complementa Marcos Maluf.

Em sua 12ª edição, o Prêmio Sebrae de Jornalismo alcançou o terceiro recorde consecutivo de inscrições, com quase 3,5 mil trabalhos enviados, o que representa um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. A premiação contempla quatro categorias: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo, destinadas à imprensa profissional, além da categoria especial Jornalismo Universitário, que estimula a produção sobre empreendedorismo nas universidades.

Durante a cerimônia nacional, serão anunciados os vencedores de cada categoria e o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, escolhido entre os primeiros colocados. Além de Marcos Maluf, os finalistas representam outros 15 estados, sendo eles: Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.

Entre os trabalhos que chegaram à etapa final estão produções que abordam desde o empreendedorismo feminino e sustentável até a economia criativa, o turismo de base comunitária e a inovação tecnológica no campo. Os vencedores nacionais receberão troféus, notebooks e celulares de última geração, como forma de reconhecimento à contribuição para o fortalecimento do empreendedorismo brasileiro.

A lista completa dos finalistas está disponível no site do Prêmio Sebrae de Jornalismo: premiosebraejornalismo.com.br.

Para mais informações sobre empreendedorismo, entre em contato pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800, ou acesse: ms.sebrae.com.br.