Empresários, gestores e profissionais de Mato Grosso do Sul participaram do GPS de Mercado 2026, encontro estratégico voltado à antecipação de tendências e ao fortalecimento da competitividade empresarial. Realizado no dia 12 de fevereiro com foco em conteúdo prático e aplicável, o evento trouxe ao público os principais aprendizados da NRF 2026 – maior evento de varejo do mundo – a partir da missão técnica internacional promovida pelo Sistema Fecomércio MS, Senac MS e Sebrae/MS em janeiro deste ano.
O presidente do Sistema Comércio MS e conselheiro do Sebrae/MS, Edison Araújo, ressaltou que o evento é uma oportunidade de disseminar o conhecimento. “Estamos aqui para apresentar aos empresários o que foi a NRF e compartilhar os aprendizados dessa missão internacional que levou representantes de Mato Grosso do Sul ao maior evento de varejo do mundo, em Nova York. Foi uma oportunidade única para os participantes vivenciarem as principais tendências globais do setor e, agora, trazerem esse conhecimento para os nossos empreendedores. Espero que todos que estão aqui possam absorver esses insights, porque o que foi discutido lá certamente impactará o presente e o futuro do varejo”.
Para a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o GPS de Mercado é extremamente importante para os pequenos negócios, especialmente em um cenário cada vez mais competitivo. “As tendências apresentadas permitem que empresários que não têm a oportunidade de participar de grandes eventos tenham acesso a informações estratégicas. Hoje, as fronteiras praticamente não existem mais. Uma empresa de Mato Grosso do Sul pode vender para o mundo inteiro. Por isso, acompanhar tendências e buscar conhecimento de mercado é fundamental para que os negócios não fiquem para trás e consigam crescer de forma estruturada”, afirmou.
A mediação ficou a cargo de Dijan de Barros, empreendedor que criou o Café com Negócios em 2017, após participação no Empretec, do Sebrae. Desde então, a iniciativa tem promovido conexões entre pequenos negócios e grandes empresas. “A NRF 2026 reúne uma quantidade enorme de conhecimento, e é impossível trazer tudo. Por isso, o GPS cumpre esse papel de compilar os principais insights e adaptá-los à nossa realidade sul-mato-grossense, tornando esse conteúdo aplicável aos nossos negócios. Quando falamos da troca entre grandes tendências globais e negócios locais, estamos falando, principalmente, de networking. O aprendizado mais efetivo acontece na prática, quando saímos da nossa zona de conforto, buscamos novas experiências e ampliamos nossa rede de contatos.”
GPS de Mercado: estratégia na prática
Durante o GPS de Mercado 2026, especialistas destacaram os principais movimentos que já estão moldando o futuro do varejo e que exigem uma nova postura dos empresários frente às transformações do consumo. Entre os aprendizados apresentados, o conceito de Agent Commerce foi apontado como uma realidade consolidada, deixando de ser apenas uma tendência. A Inteligência Artificial também ganhou protagonismo ao ser tratada como infraestrutura essencial para os negócios, com a ressalva de que, sem dados estruturados, nenhuma estratégia consegue evoluir de forma eficiente.
“Um dos principais insights da NRF é o avanço do chamado ‘agent commerce’, ou comércio mediado por agentes de inteligência artificial. Isso deve transformar profundamente a forma como as marcas se relacionam com o consumidor, especialmente nos ambientes digitais. As pessoas já não querem mais navegar por inúmeras páginas ou comparar produtos sozinhas, elas querem respostas rápidas, personalizadas e assertivas. Esse movimento muda o jogo para as empresas, porque exige presença estratégica, dados organizados e capacidade de dialogar com essas novas tecnologias. Estamos falando de uma transformação que já começou e que tende a impactar diretamente o futuro do varejo”, destacou um dos palestrantes, Caio Camargo.
A experiência no ponto de venda físico foi outro tema central das discussões. De acordo com os especialistas, elementos como ambiente, curadoria e autenticidade são determinantes para a construção de marcas fortes e relevantes. O evento também reforçou a importância de enxergar as marcas como ecossistemas completos, organizados em torno do consumidor e integrando diferentes canais, serviços e experiências.
Para mais informações sobre as ações apoiadas pelo Sebrae/MS, acesse ms.sebrae.com.br ou entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.

