ASN MS
Compartilhe

Inclusão e diversidade são fontes para criação de negócio em MS

Com o apoio do Sebrae, psicóloga sul-mato-grossense constrói trajetória empreendedora com foco em desenvolvimento humano
Por Beatriz Barreto e Rebeca Ferro
ASN MS
Compartilhe

Empreender é muito mais do que abrir uma empresa, é estar preparado para tomar decisões que mudam o rumo do negócio, mas também é aprender a superar obstáculos. Para além dos desafios diários, como posicionamento no mercado e aumentar a carteira de clientes, há empreendedores que vivenciam contextos que demandam estratégias próprias. É o caso da psicóloga Paula Neres, que tem deficiência visual e desde 2023, com o apoio do Sebrae/MS, comanda o seu próprio negócio: a Ressignificar Acessibilidade.

O empreendimento, fundado no município de Três Lagoas, é focado na comunicação sobre desenvolvimento humano, atuando com palestras, consultorias e treinamentos que abordam essas questões. Decidida a explorar outros aspectos da vida empreendedora, Paula buscou no Sebrae/MS apoio para expandir o negócio, buscando aprofundamento em estratégias e técnicas para aperfeiçoar tanto o empreendimento, quanto as palestras que oferece. “As palestras que faço trazem emoções diferentes, porque me permitem ter contato com públicos diversos, desde grandes corporações até com crianças semeando a inclusão”, explica Paula.

“Eu participei da jornada Sebrae Delas Essencial em 2024, e em 2025 da jornada Premium. Em ambas, recebi acompanhamento de uma consultora. Posso dizer que o que aprendi, e aplico hoje, é esse olhar para o meu negócio de forma mais objetiva, com metas bem estabelecidas, tirando um pouco da centralidade de mim enquanto pessoa, porque a minha empresa me atravessa. Então, busco olhar como um negócio, como algo que precisa de uma pesquisa de mercado, dos conhecimentos técnicos, do dia a dia também”, relata.

Paula encontrou nas redes sociais uma forma de aproximar o trabalho que desenvolve das pessoas e, por meio do perfil @papodecego no Instagram, ela compartilha o dia a dia da empresa e a própria rotina com o intuito de promover a conscientização sobre a realidade de uma pessoa cega. “Assim como tudo, eu gosto de olhar para o meu negócio e gosto que as pessoas tenham essa percepção de que a empresa é minha, mas ela tem um propósito de contribuir com outros negócios, de potencializar pessoas, organizações e equipes, independente da minha deficiência”, destaca.

Para Paula, o empreendedorismo também se apresenta como um espaço de autonomia e ampliação de narrativas para Pessoas com Deficiência (PcD). “Entendo que a gente precisa estimular cada vez mais uma fala qualitativa com o protagonismo das pessoas com deficiências, inclusive com a consciência de que eu sou uma pessoa com deficiência. Tenho a minha história, mas eu posso oferecer outros serviços que vão além da palestra motivacional”, afirma.

Empreender com inclusão

Inclusão e diversidade serão duas temáticas trabalhadas no Delas Day 2026. O maior evento de Mato Grosso do Sul voltado às mulheres será realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro, das 13h às 21h, e traz para o público uma ampla programação que tem como intuito levar conhecimento, promover conexões e incentivar diálogos que fortaleçam o protagonismo feminino em diferentes esferas.

Entre os principais nomes convidados para compartilhar experiências com o público está a psicóloga, influenciadora digital e humorista Pequena Lô. Com mais de 12 milhões de seguidores nas redes sociais, ela é autora do livro “Na dúvida, escolha ser feliz”. No dia 25 de fevereiro, a convidada sobe à plenária, a partir das 18h, para abordar o tema “Adaptabilidade como estratégia de sucesso”, em uma palestra que promete gerar identificação, estimular reflexões e ampliar a conscientização do público presente.

A psicóloga, humorista e digital influencer, Pequena Lô, marca presença no Delas Day 2026 com palestra sobre adaptabilidade

Em 2026, o Delas Day será promovido pelo terceiro ano consecutivo, em Campo Grande. A iniciativa é realizada pelo Sebrae/MS, Sistema Fiems, Sistema Comércio MS (Fecomércio, Sesc e Senac), Sistema Famasul Senar/MS, Faculdade Insted, CMEC, UFMS e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com o apoio da Faems, Fundect, UEMS, AMEMS, Banco do Brasil, Assomasul, Apex Brasil, Femedi e Prefeitura de Campo Grande.

O evento visa reunir lideranças, empresárias, aspirantes a empreendedoras, estudantes, investidores e apoiadores do protagonismo feminino. A participação é gratuita e podem ser feitas por meio do site delasday.com.br. Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae/MS pelo número 0800 570 0800 ou pelo portal ms.sebrae.com.br.