ASN MS
Compartilhe

Indicação Geográfica ganha força em Mato Grosso do Sul com criação de Fórum Estadual

Primeiro encontro do grupo fez parte da programação da Ruraltur MS, realizada pelo Sebrae
Por Michelle Araújo
ASN MS
Compartilhe

Fomentar o reconhecimento de produtos tradicionais de Mato Grosso do Sul, fortalecendo a identidade cultural e impulsionando o empreendedorismo regional. Com esse propósito, o Sebrae/MS promoveu, na quinta-feira (21), a reunião fundadora do 1º Fórum de Indicação Geográfica de Mato Grosso do Sul, realizada dentro da programação da Ruraltur MS – a maior feira de turismo rural do Estado, que acontece na Feira Central de Campo Grande até esta sexta-feira (22).

O Selo de Indicação Geográfica (IG) é um registro concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) a produtos que se destacam por suas características únicas, diretamente ligadas a uma região, com atributos exclusivos de sua origem. Para o conselheiro do Sebrae/MS e secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, o momento é oportuno para dialogar sobre a temática.

“O Estado tem sido destaque nacionalmente por diversas razões, e temos essa oportunidade única de agregar elementos que nos diferenciem – e a IG é um deles –, fortalecendo a narrativa de por que Mato Grosso do Sul se sobressai no cenário nacional, tanto pela forma de governança quanto pelo desenvolvimento de novos produtos e serviços que impulsionam nossas regiões”, afirmou. Ele reforçou ainda que “o fundamento da IG é a agregação de valor e a valorização do produto local. É um caminho importante para o desenvolvimento regional e precisa ser trilhado”.

A abertura do Fórum contou com a palestra do advogado Marcos Fabricio Welge Gonçalves, que apresentou um panorama mundial e nacional das IGs, trazendo exemplos de fóruns bem-sucedidos no Paraná e em Minas Gerais, servindo de inspiração para a iniciativa sul-mato-grossense.

Entre as ações previstas pelo Fórum estão a identificação de territórios com potencial de IG e a promoção da interação entre entidades públicas, associações de produtores, instituições de ensino e representantes da iniciativa privada. “O primeiro objetivo do Fórum é ser um canal de diálogo entre as entidades interessadas, para que todos possam acompanhar e participar de uma agenda compartilhada, construindo juntos as Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do MS”, destacou Welge.

Marcos Fabricio Welge Gonçalves ministrou palestra durante encontro

O Sebrae/MS é parceiro estratégico do projeto e já firmou um acordo de cooperação para que o Sobá de Campo Grande também receba o Selo IG, reconhecendo-o como um prato que, ao longo dos anos, foi adaptado ao paladar regional e se tornou um dos símbolos mais marcantes da Cidade Morena. Para o analista-técnico do Sebrae/MS, Vinicius Pacheco, “o Fórum será o espaço para esse debate institucional, junto com os produtores, incentivando a IG no Estado, criando novas oportunidades e identificando produtos com potencial de valorização, capazes de transformar a realidade regional e fomentar o desenvolvimento territorial”.

Na data, o presidente da Associação dos Apicultores Mel do Pantanal (Cofenal), Gilberto Adão dos Santos, ressaltou a importância da iniciativa. “Quando surgiu a ideia do Fórum, eu disse: ‘isso é ótimo’, porque sei da dificuldade que enfrentamos para consolidar a IG do Mel do Pantanal. O Sebrae sempre nos apoiou, e acredito que o Fórum dará visibilidade às IGs já existentes e às que estão em construção”, afirmou.

Com a fundação oficializada, foram definidos os próximos passos, como a criação de um grupo em aplicativo de mensagens para agilizar a comunicação e a realização da próxima reunião, em formato remoto, no mês de setembro. Também foram propostas ações como o convite formal a novas instituições e a sugestão inicial de, pelo menos, três potenciais IGs no território sul-mato-grossense.

Grupo se consolida como fórum permanente com próxima reunião agendada para setembro

Participaram do encontro representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, Prefeitura de Maracaju, Embrapa, Wetland Internacional, ONG Mulheres em Ação, Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/MS, Senac/MS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fundação de Turismo do Estado (Fundtur/MS) e da Associação dos Produtores da Tradicional Linguiça de Maracaju (APTRALMAR).

Mais informações sobre as ações promovidas pelo Sebrae/MS e parceiros com o foco no turismo podem ser obtidas por meio do site ms.sebrae.com.br ou pelo telefone 0800 570 0800.