ASN MS
Compartilhe

Indígenas da Aldeia Passarinho participam de palestra para conhecer benefícios do MEI

Iniciativa do Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal vem para fomentar o empreendedorismo nas comunidades
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS
Compartilhe

Moradores de comunidades indígenas no município de Miranda estão buscando conhecimento para fomentar o empreendedorismo nesses territórios. Para avançar nesse processo de desenvolvimento local, o Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, promoveu na Escola Estadual Indígena Cacique Vicente de Almeida, localizada na Aldeia Passarinho, uma palestra para que quem empreende pudesse entender melhor os benefícios em se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI).

A ação recente na Aldeia Passarinho, bem como atividades que já ocorreram anteriormente em outras aldeias localizadas em Miranda, faz parte de um trabalho previsto no Plano de Desenvolvimento Econômico de Miranda. Esse plano foi elaborado pelo programa Cidade Empreendedora, que desde 2023 já promoveu atividades e capacitações em nove aldeias para despertar novas oportunidades de negócio.

A analista técnica do Sebrae/MS, Thainara Durso, explicou que as diferentes iniciativas em andamento disponíveis para os empreendedores indígenas auxiliam na garantia de benefícios. “Essa palestra vem somar os esforços do Sebrae, com a Prefeitura Municipal, através do Cidade Empreendedora, para permitir que os empreendedores indígenas conheçam as regras, obrigações e benefícios do MEI. Assim, eles vão deter conhecimento para se desenvolverem e terão apoio também da Sala do Empreendedor”, destacou.

De etnia terena, o secretário de Assuntos Indígenas de Miranda, Eliseu Lindolfo Sebastião, destacou que os moradores das comunidades de povos originários vêm recebendo informações para identificarem formas de gerar renda pelo empreendedorismo. “Temos uma avaliação bem positiva, porque eu entendo que está sendo oferecida uma oportunidade para aqueles que querem usar o seu tempo de uma forma bem tranquila, no sentido de que esse tempo se transforme numa fonte de renda. Está dando certo”, observou.

Durante a palestra “Como se tornar um microempreendedor individual”, realizada entre 19h e 22h, foi apresentado para os participantes detalhes sobre como potencializar oportunidades de negócio, tanto para quem ainda não está atuando no mercado, bem como para quem já tem seu negócio de forma informal. Após esse momento, a Sala do Empreendedor também disponibilizou atendimento para quem optou por fazer a formalização.

Dirceu Marcos Justino é cacique da Aldeia Passarinho e acompanhou a atividade realizada. “É uma grande parceria o que está ocorrendo para auxiliar no desenvolvimento das vendas de produtos aqui da comunidade. Nossos empreendedores estão conseguindo ampliar a visão, aprendendo a ter uma outra mentalidade para contribuir nos negócios”, avaliou.

Com uma mercearia em funcionamento, Joelma dos Santos, moradora da Aldeia Passarinho, opinou que o aprendizado que obteve com a palestra deve permitir ampliar as vendas do seu negócio. “Abri recentemente minha mercearia e estava meio perdida no que fazer. Essa palestra foi bem importante. Minha visão, agora, é ter a empresa regularizada, vender melhor e desenvolver meu trabalho”, celebrou.

Para mais informações sobre as ações desenvolvidas pelo Sebrae em Miranda acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.