ASN MS
Compartilhe

Iniciativas do Sebrae/MS preparam 80 empreendedores para tendências no turismo

Negócios de sete cidades do Pantanal e do Cerrado no estado foram capacitados para melhor desenvolveram seus produtos turísticos
Por Assessoria de Imprensa Sebrae/MS
ASN MS
Compartilhe

A partir de quatro metodologias de trabalho para trazer aprimoramento e maior clareza de caminhos para fortalecimento do setor turístico nas cidades de Anastácio, Aquidauana, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Ladário, Miranda e Porto Murtinho, o Sebrae/MS desenvolveu ações diretas com cerca de 80 empreendedores. Essas atividades envolveram estratégias que foram trabalhadas ao longo deste ano para desenvolver e aprimorar produtos turísticos e também profissionais da economia criativa em localidades onde já há o turismo e preparar os empresários para as tendências de 2025.

Como parte dessa construção de ações, houve na última segunda-feira (2) à noite, no Sebrae em Bonito, a palestra “Como Tendências de Marketing e Turismo se Complementam”, ministrada pelo especialista Thiago Akira, e a participação de mais de 80 pessoas que moram em Porto Murtinho, Aquidauana e Bonito.

O gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira, aponta que adicionar conhecimento técnico e pontos de vista de articulação e governança aos empreendedores permite construir uma consolidação de importantes destinos turísticos de Mato Grosso do Sul. “Buscamos auxiliar os empresários a se estruturarem, visualizarem como querem transformar os destinos turísticos, terem apropriação de pertencimento e oferecer um atendimento de maior qualidade para os visitantes. São vários elementos que se somam para haver avanços na prática.”

Esse trabalho desenvolvido em 2024 em negócios de sete cidades pantaneiras e da região de Cerrado compreendeu aprimorar experiências turísticas, inovar nos negócios, avançar em processos de divulgação e comercialização, compreender a situação de mercado local e definir estratégias comerciais, além de canais de distribuição. Ainda houve o fortalecimento da governança, ampliação da oferta turística e construção de imersão na história e cultura locais.

As iniciativas que se engajaram nas mentorias, workshops e outras ações de trabalho atuam com o turismo rural, o etnoturismo (Aldeia Babaçu), hospedagem, artesanato, gastronomia, birdwachting, arte e hospitalidade. Elas estão inseridas em destinos como a Rota Serra e Charme Paxixi, produtos turísticos de experiência Bonito e Serra da Bodoquena e a Rota Bioceânica, que passa por Porto Murtinho. Os programas desenvolvidos pelo Sebrae/MS com os empreendedores foram o Transforma Turismo, Menturis, Agentes de Roteiros Turísticos e Produtos Turísticos de Experiência.

Aprimorar experiências turísticas foi tema central da iniciativa. Crédito: Sebrae/MS

O presidente do Conselho Municipal de Turismo de Bonito, Lucas Alves Ferreira, destaca que o empresário precisa conectar-se com informações que mostram as tendências e estar preparado para se adaptar. “O Sebrae ajuda a trazer informações e conectar a gente com o turismo do mundo inteiro para entendermos tendências. Estamos vendo que o turista é cada vez mais exigente, e que vem buscar experiências para onde ele vai. Se a gente não se reinventar, buscar atender o que o turista está procurando, o empresário está fadado ao fracasso.”

Também houve direcionamento de ações para fortalecimento da economia criativa em um dos principais destinos do ecoturismo do Brasil, que é Bonito. A região conhecida como Grande Marambaia, que é a mais populosa do município, tem empreendedores que atuam com artesanato, música e gastronomia.

Houve um acompanhamento do Sebrae/MS neste ano para haver conectividade, sustentabilidade e inovação turística nesse local, o que resultou na criação da Associação Eco-criativos Grande Marambaia com 30 integrantes. Essas ações ainda tiveram embasamento a partir do programa MS+Criativo, do governo do Estado, executado pela Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), para consolidar o Plano Estadual de Economia Criativa em Mato Grosso do Sul.

O presidente da associação, Genivaldo Marcelino da Luz, complementa que os empreendedores ligados à entidade já comercializam produtos na praça central de Bonito e novos caminhos ainda vão ser trilhados. “Pensamos em oferecer para o turista que ele leve uma lembrança que foi feita aqui mesmo, produzida pela nossa gente bonitense. Isso traz um significado muito importante, além de gerar emprego e renda para a comunidade. Temos muitos talentos no bairro e o Sebrae deu o suporte muito importante para podermos realizar esse fortalecimento local.”

O palestrante Thiago Akira reforça que os negócios no turismo e na economia criativa devem observar as tendências para identificar como melhor aproveitar essas oportunidades. “Os indícios de comportamento a gente precisa acompanhar para ver como o nosso destino e o nosso produto podem aproveitar dessas tendências e avaliar o que pode ser uma oportunidade. O Sebrae buscar trazer dados para mostrar com clareza os horizontes que existem. É preciso mesmo abrir a cabeça para aprimorar os destinos.”

Para mais informações sobre o trabalho realizado pelo Sebrae/MS na área do turismo e da economia criativa acesse a Agência Sebrae de Notícias ou ligue para a Central de Relacionamento por meio do número 0800 570 0800.