Inocência deu um passo importante rumo a um novo ciclo de desenvolvimento, ao lançar oficialmente o Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM) nessa terça-feira (9), em evento realizado na Câmara Municipal. A cerimônia marcou a continuidade da adesão ao programa Cidade Empreendedora — executado pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado, por meio da Semadesc e a Prefeitura Municipal — e abriu uma etapa fundamental de organização estratégica, planejamento e articulação institucional.
O prefeito de Inocência, Antônio Ângelo Garcia dos Santos (Toninho da Cofapi), afirmou que o plano representa um marco na história recente do município. “Inocência está mudando — e mudando rápido. A chegada de grandes investimentos, o fortalecimento do comércio, o crescimento populacional e as novas demandas nos mostram que é hora de planejar com seriedade e responsabilidade. E isso tem que ocorrer ‘para ontem!’ Este plano nos trará as ferramentas para construir a Inocência que queremos no futuro. Representa a união de esforços dos nossos secretários, gestores e técnicos e será gerenciado de forma magnífica pelo Sebrae, o que nos deixa profundamente felizes e emocionados”, disse.

Representando a Semadesc – Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul – o coordenador de crédito e competitividade empresarial, Augusto César Ferreira de Castro, destacou que o PDM chega em um momento estratégico para Inocência.
“Estamos vendo o município crescer rapidamente, receber investimentos, ampliar sua base econômica e fortalecer sua identidade territorial. Isso exige planejamento, governança e capacidade técnica. O PDM é exatamente essa bússola: um documento sólido, construído com participação social e que oferece clareza sobre onde Inocência quer chegar. O governo do Estado é parceiro nessa nova fase para a cidade e seus moradores.”

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, ressaltou o compromisso do programa Cidade Empreendedora para apoiar o Executivo na tomada de decisões. “O PDM é o ponto de partida para decisões mais assertivas do prefeito Toninho, que ganhou a instalação de uma das maiores indústrias de celulose do mundo. Inocência vive uma fase de oportunidades e precisamos garantir que esse crescimento gere renda, negócios e desenvolvimento sustentável aos seus moradores. O Sebrae acredita no potencial da cidade e segue como parceiro para transformar o PDM em ações concretas. Podem contar conosco!”

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ademilson Junqueira de Paula, o PDM oferece as bases técnicas necessárias para orientar as próximas decisões.
“Esperamos com este plano compreender melhor as vocações de Inocência, identificar os gargalos, antecipar desafios e elaborar políticas públicas mais eficientes. Nosso objetivo é criar um ambiente de negócios moderno, competitivo e capaz de gerar novas oportunidades para quem já empreende e para quem quer empreender em nossa cidade”, explicou.
Com metodologia participativa e foco em resultados, o PDM em Inocência pretende alinhar as vocações locais às demandas da população e à capacidade produtiva do território, especialmente num momento em que a cidade vive um acelerado ritmo de transformação econômica e social.
O lançamento do PDM contou com uma apresentação técnica dos eixos que serão trabalhados nos próximos três anos: Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo Sustentável; Governança, Gestão Pública e Inclusão Social; Educação, Inovação e Capital Humano e Infraestrutura, Mobilidade e Sustentabilidade Urbana.
A programação em Inocência foi encerrada com uma palestra do mentor de prefeitos Chico Brasileiro. Ele reforçou a importância do PDM como base de gestão, definição de metas e organização das prioridades do município. E falou ainda sobre o protagonismo dos pequenos negócios para aquecer a economia dos municípios deste porte. “Estimular as compras locais gera empregos e impostos que circulam e enriquecem as cidades como Inocência”, concluiu.
PDM de Inocência
O Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM), que fundamenta o programa Cidade Empreendedora no ciclo 2025–2028, é um instrumento de gestão estratégica voltado à organização de prioridades, mobilização de lideranças e direcionamento de projetos transformadores nos municípios. A proposta é alinhar as vocações locais a entregas concretas, fortalecendo a gestão pública, impulsionando o empreendedorismo e gerando resultados mensuráveis para o desenvolvimento sustentável, a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida da população.
Em Inocência, o PDM parte da compreensão de um território em transformação. Localizado na Costa Leste, o município reúne características singulares: densidade demográfica baixa, forte presença do agronegócio e, agora, o protagonismo crescente da indústria. O município também se destaca pelo potencial para o turismo de negócios e lazer, favorecido pelo fluxo crescente de trabalhadores, prestadores de serviços e visitantes.
Também estiveram presentes no lançamento do PDM de Inocência funcionários públicos municipais, vereadores, empresários, líderes de entidades sociais e comunitárias e integrantes das equipes técnicas do Sebrae.
Mais informações sobre o PDM e o programa Cidade Empreendedora em MS podem ser obtidas no portal www.ms.sebrae.com.br ou pela Central de Relacionamento: 0800 570 0800.

