ASN MS Atualização
Compartilhe

Living Lab abre as portas para comunidade de inovação com serviço de coworking

Projeto “Nômades Digitais” oferece ambiente de trabalho colaborativo gratuito em Campo Grande para promover a troca de conhecimento entre profissionais
Por Nayara Tiago
ASN MS Atualização
Compartilhe

Em um cenário em que a colaboração e a inovação são peças-chave para o sucesso profissional, os espaços de coworking se destacam como uma solução inteligente e vantajosa para profissionais de diversas áreas. O Living Lab, laboratório de inovação aberta e prototipagem do Sebrae/MS, localizado em Campo Grande, conta com o projeto Nômades Digitais, que oferece este modelo colaborativo de ambiente de trabalho, voltado para a comunidade de inovação.

Com estações de trabalho, recepcionista, salas de reunião e conferência, cabines individuais, copa, acesso à internet e guarda-volume, o espaço colaborativo do Living Lab disponibiliza todas as facilidades necessárias para um dia produtivo de trabalho. Esses serviços são oferecidos de forma gratuita, tornando o ambiente ainda mais atrativo.

O analista-técnico do Sebrae/MS, Caio Teruel, destaca a importância dessa iniciativa para acompanhar as transformações no mundo profissional. “Nosso foco está em atender as necessidades de profissionais das áreas de tecnologia, bem como de profissionais liberais e autônomos que desejam aproveitar a mobilidade proporcionada pela internet”, ressalta Teruel.

Um dos diferenciais de um espaço de coworking é a proposta de troca colaborativa. No Living Lab, ao invés de cobrar pelo uso das instalações, o espaço convida os usuários a contribuírem com a comunidade de inovação por meio do compartilhamento de conhecimento. Essa contribuição pode se dar de diversas formas, como a produção de conteúdo relevante, como textos para blogs, palestras, vídeos com experiências profissionais, artigos, apresentações de trabalho e mentoria, entre outras.

Uma das empresárias que adotou o Living Lab é Aline Leão, que ressalta o benefício que encontrou no espaço: a possibilidade de troca autêntica com as pessoas. Segundo ela, essa troca vai além do simples networking; trata-se de uma conexão genuína com profissionais de diversas áreas.

“Antes de começar a mentoria e utilizar o Living como meu espaço de trabalho, eu ainda não tinha mergulhado completamente no empreendedorismo. Foi aqui que vivenciei tudo isso e passei a me comunicar muito mais com as pessoas, o que foi fundamental para o meu desenvolvimento como empreendedora. Já perdi a conta de quantas vezes fiz um ‘pitch’ para alguém aqui dentro, explicando o que fazia. Essa convivência moldou e transformou minha forma de agir e falar, me ensinando a me adaptar a diferentes públicos e ambientes”, ressaltou.

Reserva de Estação de Trabalho

Para aqueles que desejam aproveitar o espaço, é necessário preencher a proposta de reserva de estação do Living Lab. São disponibilizadas 20 vagas diárias, direcionadas a professores, acadêmicos, desenvolvedores, viajantes e outros profissionais interessados. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, e a reserva pode ser feita tanto para um único dia quanto para um pacote de até dois meses.

O Living Lab está localizado na Rua Brasil, 205, em Campo Grande (MS). Para mais informações sobre o projeto Nômades Digitais, basta acessar o site oficial do laboratório: livinglabms.com.br.