Iniciativa será desenvolvida após a realização do seminário, promovido por meio do programa Cidade Empreendedora, que teve como objetivo fortalecer o segmento na região
Fortalecer o turismo de negócios e desenvolver o turismo agrotecnológico em Maracaju são bases de ações que serão desenvolvidas pelo município, como parte do programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal – iniciativa voltada para promover o desenvolvimento local.
Esses objetivos foram discutidos e apresentados durante o seminário “Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento do Turismo”, realizado na terça-feira (28), na sede dos Conselhos e contou com a participação do consultor do Sebrae/MS, Richard Alves, que apontou as possibilidades de turismo e elegeu potencialidades na cidade.
“Estamos com uma boa adesão dos empresários e a parceria fundamental das prefeituras, como já no âmbito do Cidade Empreendedora e o turismo é uma das vertentes fortes do programa nesses municípios que tem essas potencialidades”, destacou Richard Alves.
As ações em turismo serão implementadas em Maracaju num prazo de pelo menos seis meses e serão realizadas pela Prefeitura, em parceria com o Sebrae/MS e o Conselho Municipal de Turismo, que deverá ser reativado. Entre as ações destacam-se o fortalecimento da gestão municipal de turismo, ordenamento e capacitação para o turismo de base comunitária, incentivo ao turismo agrotecnológico, divulgação do calendário de eventos municipais e campanhas de promoção turística do destino.
“Já temos um turismo de negócios consolidado no município, mas queremos e precisamos desenvolver o turismo agrotecnógico para contribuir ainda mais com o crescimento de Maracaju. Por isso, é importante a parceria do empresariado local, principalmente da rede hoteleira, participando do Conselho Municipal, propondo ideias e defendendo os interesses da comunidade”, destacou o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan.
O coordenador das equipes técnicas da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Maracaju, Rodrigo Olegário Ferreira, ressaltou que o turismo é uma forma de valorizar a região e o encontro incentivou ações para explorar mais o segmento, em visitas e diferentes eventos que o setor do agronegócio possa promover no município. “Com a continuidade do acompanhamento das atividades junto ao Sebrae, esperamos intensificar algumas áreas expressivas no turismo, além de outras potencialidades identificadas no seminário”, pontuou.
Para quem participou do encontro, foi uma oportunidade de ampliar a visão de novas oportunidades de investimento no turismo. É o que apontou o gerente geral do Maracaju Plaza, Paulo Fernandes. “Um fator de grande importância será a criação do Conselho de Turismo para fortalecer com ideias e auxiliar na implementação das muitas alternativas que teremos para melhorar e crescer com segurança e qualidade na prestação de serviços da rede privada e em paralelo com melhorias na infraestrutura do município”, afirmou.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do 0800 570 0800.