Entrar em um ambiente e ser envolvido por um aroma agradável pode fazer toda a diferença na experiência do consumidor. Foi com essa percepção que nasceu a Lillium, primeira empresa de marketing olfativo de Mato Grosso do Sul. Fundada em 2010, a marca desenvolve fragrâncias personalizadas que ajudam negócios a criarem conexões emocionais com seus clientes – tudo por meio do olfato, um dos sentidos mais importantes para as emoções humanas.
Com sede em Campo Grande e atendimentos em mais de 15 cidades, a Lillium atua criando identidades olfativas exclusivas não somente para estabelecimentos como lojas, hotéis e escolas, mas também para eventos e residências. Além do aluguel de aparelhos com tecnologia NanoAir – que gera nano-gotas para distribuir fragrâncias no ambiente –, a empresa oferece consultorias presenciais para entender a essência de cada cliente e entregar uma experiência sensorial alinhada à personalidade do negócio.
“Os estudos comprovam que o marketing olfativo é um dos segmentos marketing sensorial que mais traz resultados, porque agrega valor ao criar conexões e vínculos emocionais entre o cliente e a empresa. Ele tem o poder de traduzir marcas em fragrâncias inesquecíveis e memoráveis e, em uma empresa, pode fazer com que as pessoas permaneçam mais tempo no ambiente ou retornem em razão da memória olfativa de conforto, bem-estar e aconchego agregados, por exemplo”, destaca a co-fundadora da Lillium e empresária, Edileia Pereira de Aguiar.

Da ideia à prática
Tudo começou por uma ideia conjunta da empresária com o esposo dela: a criação de um negócio inovador em Mato Grosso do Sul, o marketing olfativo. A inspiração veio durante uma viagem dele, ao conhecer empreendimentos que trabalhavam com aromatização de ambientes.
Já a inspiração do nome “Lillium” veio da simbologia trazida pelos Lírios dos Vales. “Escolhi esse nome pois o Lírio representa um símbolo multifacetado de resistência, beleza, delicadeza, esperança, paz e força. Acreditamos que, assim como essa flor que prospera mesmo em vales, a jornada empreendedora é marcada por obstáculos que, ao serem superados, fortalecem o negócio. A resiliência inerente ao Lírio dos Vales é, portanto, um valor fundamental da Lillium”, destaca a empresária, que atualmente é a CEO do negócio ao lado do filho.
Inicialmente, os serviços oferecidos concentravam-se no marketing olfativo através do aluguel de máquinas aromatizantes. Com o período da pandemia, o portfólio foi expandido para a comercialização de produtos próprios, incluindo difusores de ambiente, home sprays, água de cheiro, sabonetes líquidos e velas aromáticas. A Lillium também implantou o serviço de Private Label – modelo de negócio em que uma empresa vende produtos fabricados por outra sob sua própria marca – para atender outras marcas com soluções personalizadas.

Hoje, a empresa tem expertise na criação de suas próprias fragrâncias, que são produzidas com insumos de alta qualidade, em parceria com casas de fragrâncias renomadas. Entre as mais vendidas estão: Lillium (assinatura da marca), Âmbar, Chronos, Dubai, Garden e Intense.
“Após ser apresentada ao marketing olfativo pelo meu marido, me apaixonei e vendi uma casa do interior para começar a investir nas fragrâncias e no universo de máquinas aromatizadoras. No começo, éramos os únicos do Estado a apresentar ao mercado os benefícios desse segmento. Meu maior desafio em Campo Grande foi fazer com que as pessoas compreendessem que o marketing olfativo traz o diferencial para uma empresa ou para onde estiver inserido. De pouco em pouco, de cliente em cliente, fomos conquistando credibilidade e, então, nos tornamos pioneiros em MS”, acentua.
Apoio na jornada empreendedora
Nessa jornada de consolidação no mercado, Edileia afirma que o Sebrae/MS foi um parceiro fundamental. A empresa participou de diversas ações da instituição com o objetivo de aprimorar a gestão do negócio, como programas de produtividade e consultorias de marketing digital e finanças.
“Através das consultorias do Sebrae conseguimos realizar a separação entre o patrimônio físico e jurídico da empresa, implementar novas ferramentas de gestão e investir na humanização da nossa presença nas redes sociais, o que nos proporcionou maior visibilidade. De maneira geral, o Sebrae trouxe organização e contribuiu significativamente para o crescimento da Lillium. Já expomos até no espaço Compre do Pequeno no evento EmpreendeFest de 2024”, complementa.
Os planos de futuro incluem a ampliação da linha de produtos acabados, o crescimento no mercado de Private Label e a consolidação da marca como referência em marketing olfativo em todo Mato Grosso do Sul. A Lillium pode ser encontrada nas mídias sociais como o Instagram e no site oficial.
Para saber como o Sebrae/MS apoia este e outros negócios, acesse ms.sebrae.com.br ou entre em contato pelo número 0800 570 0800.