Nos dias 13 e 14, terça-feira e quarta-feira, respectivamente, aconteceu em Porto Murtinho a etapa municipal do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Pela segunda vez, a merendeira Lucimara Vargas do Nascimento da Escola Municipal Thomaz Larangeira conquistou o primeiro lugar com o prato “Galinhada Bioceânica”.
O evento, promovido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, visa valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, incentivando o uso de produtos mais saudáveis.
Na quarta-feira (13), profissionais da cozinha aprenderam técnicas de manipulação e preparação de alimentos em um workshop, ministrado pelo chefe Paulo Vasconcelos. Após a capacitação, na quinta-feira (14), um corpo de jurados, composto por representantes do comércio alimentício local, juntamente com o chefe, elegeram a vencedora representada do município.
De acordo com a secretária Municipal de Educação de Porto Murtinho, Rita Padilha, a ação eleva a autoestima das merendeiras, além de valorizar o trabalho das profissionais da cozinha. “A merendeira também possui papel fundamental no processo de alfabetização nas escolas. Parabenizo também o Sebrae por esse evento e todas as merendeiras. Foi um sucesso!”, enaltece a secretária. A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação do município, Rosana Neto, reafirma a importância das profissionais. “Precisamos dessa valorização das profissionais que trazem todo dia um sabor diferente para as escolas. A importância do reconhecimento, na verdade, um reconhecimento do trabalho delas”, comenta a nutricionista.
Com o prato “Galinhada Bioceânica”, a merendeira Lucimara Vargas do Nascimento ganhou pela segunda vez a etapa municipal, e explica que utilizou 19 ingredientes oriundos da Agricultura Familiar. “Essa ação faz com que as merendeiras sejam lembradas, assim como os agricultores da agricultura familiar. Estou muito feliz, espero representar Porto Murtinho e conseguir pelo menos o terceiro lugar”, salienta a merendeira. Ela ainda explica que, com o Workshop, conseguiu acrescentar na receita ainda mais os ingredientes da agricultura familiar.
Segundo o chefe Paulo Vasconcelos, o objetivo do trabalho realizado é estimular a administração municipal a adquirir produtos oriundos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com essa proposta, as merendeiras são capacitadas para que possam utilizar novas técnicas e expandir a quantidade de itens utilizados.
“O projeto não é somente premiar as merendeiras. Estamos fazendo esse desafio para capacitá-las e levar o aprendizado na utilização do maior número possível de insumos produzidos pela agricultura familiar do município. No treinamento, as merendeiras também aprendem a melhorar a base nutricional das receitas, e fazer com que as crianças comam alguns itens que reprovam sem identificá-los, como jiló e quiabo, por exemplo, utilizando talo, casca, folha”, destaca o chefe.
A premiação ocorreu na Praça de Eventos, na Rua Princesa Isabel, s/nº, no centro da cidade. Neste ano, mais de mil profissionais foram inscritas pelas prefeituras de 27 municípios de Mato Grosso do Sul para participarem do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Após as etapas municipais, na segunda fase, as manipuladoras de alimentos que garantiram o primeiro lugar em cada cidade competem entre si.
Além de Porto Murtinho também participam da disputa os municípios de Água Clara, Amambai, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sonora e Terenos.
Conheça as demais colocadas da etapa municipal de Porto Murtinho:
1º lugar: A merendeira Lucimara Vargas do Nascimento da Escola Municipal Thomaz Larangeira, com o prato “Galinhada Bioceânica”
2º lugar: O merendeiro Marcio Lemes da Escola Municipal Thomaz Larangeira, com o prato “Macarrão Caipira Castelinho”
3º lugar: A merendeira Ana Lúcia Rodrigues Gonzalez da Escola Municipal Rural Bonifácio Gomes Polo e Extensões, com o prato “Arrumadinho Porto Murtinho”
4º lugar: A merendeira Rosely Dourelle da Escola EMEI Primeiros Passos, com o prato “Escondidinho Amonguijá”
5º lugar: A merendeira Neyde Leguimazon Leiva da Escola Municipal Thomaz Larangeira, com o prato “Macarrão Pantaneiro Joaquim Murtinho”
Mais informações sobre o 2º Desafio Estadual das Merendeiras e sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
-