Nos dias 9 e 10, quarta-feira e quinta-feira, respectivamente, a cidade de Rio Verde de Mato Grosso recebeu a etapa municipal do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Homenageando um ponto turístico da região, o prato “Arroz Rio Verde e Coxa de frango crocante” da merendeira Edinês de Moura, da Escola Polo Crescêncio de Abreu, conquistou o 1º lugar.
O evento, promovido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, visa valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, e incentiva o uso de produtos mais saudáveis.
A etapa municipal do Desafio das Merendeiras foi dividida em dois dias. Na quarta-feira (9), profissionais da cozinha aprenderam técnicas de manipulação e preparação de alimentos em um workshop, ministrado pelo chefe Paulo Vasconcelos. Após a capacitação, na quinta-feira (10), um corpo de jurados, composto por representantes do comércio alimentício local, juntamente com o chefe, elegeram a vencedora representada do município.
No evento, o prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, Réus Antônio Sabedotti Fornari, agradeceu a participação de todos os profissionais envolvidos na ação, como as merendeiras e a equipe organizadora. Além disso, ressaltou a importância de reconhecer o excelente trabalho das servidoras nas escolas e no desafio.
Segundo o chefe Paulo Vasconcelos, outro objetivo do trabalho realizado é estimular a administração municipal a adquirir produtos oriundos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com essa proposta, as merendeiras são capacitadas para que possam utilizar novas técnicas e expandir a quantidade de itens utilizados.
“O projeto não é somente premiar as merendeiras. Estamos fazendo esse desafio para capacitá-las e levar o aprendizado na utilização do maior número possível de insumos produzidos pela agricultura familiar do município. No treinamento, as merendeiras também aprendem a melhorar a base nutricional das receitas, e fazer com que as crianças comam alguns itens que reprovam sem identificá-los, como jiló e quiabo, por exemplo, utilizando talo, casca, folha”, destaca o chefe.
Para a merendeira ganhadora do município, Edinês de Moura, vencer foi uma surpresa. “Eu não estava pensando em ganhar. Até brinquei com as meninas, falei assim, que ia fazer uma comida bem simples para não ser chamada, porque eu não queria participar. Mas, depois eu mudei de ideia, falei que iria participar para ganhar em primeiro lugar mesmo. Eu fiquei muito feliz, não pelo prêmio, mas por ter participado mesmo, pelo aprendizado”, ressalta a merendeira. Para ela, o workshop foi enriquecedor, pois colaborou para expandir o conhecimento das profissionais. “É uma experiência maravilhosa. O chefe é uma pessoa espetacular. Achamos que sabemos tanta coisa, e vimos que podemos aprender mais ainda. Muito importante e interessante”, finaliza Edinês.
A premiação ocorreu na Escola Cívico Militar Polo Aurelino A. de Brito, no município. Neste ano, mais de mil profissionais foram inscritas pelas prefeituras de 27 municípios de Mato Grosso do Sul para participarem do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Após as etapas municipais, na segunda fase, as manipuladoras de alimentos que garantiram o primeiro lugar em cada cidade competem entre si.
Além de Rio Verde de Mato Grosso também participam da disputa os municípios de Amambai, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sonora e Terenos.
Conheça as demais colocadas da etapa municipal de Rio Verde de Mato Grosso:
1º lugar – Merendeira Edinês de Moura da Escola Municipal Crescêncio de Abreu, com a receita Arroz Rio Verde e Coxa de frango crocante
2º lugar – Merendeira Ezilda Aparecida Duarte de Brito do Centro de Educação Inf. Venância Gonçalves Ferreira, com a receita Arroz Nhecolândia
3º lugar – Merendeira Ana Luiza da Silva da Escola Municipal Mariza Ferzelli, com a receita Macarrão da Nhecolândia
4º lugar – Merendeira Márcia de Melo Vilela da Escola Municipal José Duailibi com a receita Macarrão de abobrinha Corichão
5º lugar – Merendeira Ermelinda Aparecida Medeiros Maia da Escola Municipal Civico Militar Aurelino Ataide de Brito com a receita Rocambole Pantaneiro com mandioca e carne de sol
Mais informações sobre o 2º Desafio Estadual das Merendeiras e sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
-