ASN MS
Compartilhe

Missão à Argentina amplia horizontes de negócios para empresárias de MS

Promovida pelo Sebrae/MS, agenda reuniu rodadas de negócios, visitas técnicas e institucionais, além de encontros com empresas em Jujuy, Salta e Buenos Aires
Por Natália Moraes
ASN MS
Compartilhe

Conexões comerciais, novas parcerias e a validação de produtos para o mercado internacional estão entre os resultados construídos por 11 empresárias de Mato Grosso do Sul durante missão empresarial realizada pelo Sebrae/MS na Argentina. Entre os dias 19 e 25 de setembro, o grupo passou por Jujuy, Salta e Buenos Aires, em uma agenda que reuniu encontros institucionais, visitas técnicas, rodadas de negócios e contato direto com empresas argentinas.

A iniciativa foi promovida por meio do programa Sebrae Delas, dentro da Jornada Global, uma frente voltada à preparação de mulheres empreendedoras para a internacionalização. A missão na Argentina encerrou um ciclo do projeto piloto iniciado em 2024, com destinos escolhidos a partir da estratégia do Sebrae/MS de aproximar os negócios de Mato Grosso do Sul aos mercados conectados pela Rota Bioceânica.

Conselheira do Sebrae/MS e diretora da AMEMS, Cristiane Bissoni, e diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, integraram delegação à Argentina

“Essa é a terceira etapa de uma jornada que começou em Iquique, no Chile. Ano passado nós estivemos no Paraguai e finalizamos agora na Argentina. As empresárias saíram preparadas de Mato Grosso do Sul para conhecer mercados, negócios, possibilidades e cultura. Entendendo o corredor bioceânico, que não está mais distante, é algo consolidado para as micro e pequenas empresas de Mato Grosso do Sul”, afirma a conselheira do Sebrae/MS e diretora da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado de Mato Grosso do Sul (AMEMS), Cristiane Bissoni.

Para estarem prontas para aproveitar as oportunidades no mercado argentino, ao longo de seis meses, as participantes passaram por mentorias, consultorias e capacitações sobre exportação e importação, prospecção e seleção de mercados, acordos comerciais, atendimento a clientes internacionais, logística e formação de preços. Também participaram de simulação de rodada de negócios e preparação de pitch empresarial.

Agenda institucional e empresarial com representantes do Governo de Salta e setor privado

Negócios: conexões, crescimento e validação

Ao retornar ao Mato Grosso do Sul, as empresárias trazem, além de contatos estabelecidos durante a missão, uma visão mais ampla sobre os mercados vizinhos e como os negócios podem se posicionar diante das possibilidades de integração regional. Uma dessas opções é, inclusive, fazer parcerias entre elas próprias, visando o crescimento da sua atuação. É o caso da advogada e empresária Paula Tenuta, do escritório Tenuta Advogadas Associadas, que já havia participado de uma edição anterior da Jornada Global.

Com atuação no Brasil e Paraguai, e filial do escritório em Porto Murtinho (MS), município estratégico para a Rota Bioceânica, Paula vê na internacionalização uma oportunidade de ampliar os serviços oferecidos. Durante a missão, ela estabeleceu contato com a empresária Susi Nakamura, fundadora da i9ContábilMS, um escritório de contabilidade localizado em Três Lagoas (MS), e as duas vem avançando na construção de uma parceria, com a intenção de reunir conhecimentos das áreas contábil e jurídica para apoiar empresas interessadas em atuar internacionalmente.

“A minha atuação, a minha área de atividade, complementa com a dela e vice-versa. Nós somos complementares em oferecer uma prestação de serviço mais completa para o empresário, principalmente para aqueles que buscam o mercado externo”, explica.

Para Paula, um dos principais diferenciais da Jornada Global, do Sebrae, é justamente o acesso a pessoas e ambientes que poderiam ser mais difíceis de alcançar individualmente. “O simples fato de conhecer as mulheres empreendedoras e criar um vínculo com elas, para mim, já é muito positivo, porque ali também, entre nós, abre uma possibilidade de negócios”, afirma.

Outra participante que chegou à Argentina com o objetivo de preparar o negócio para a internacionalização foi Jullyanna Morais Rosa Fernandez, de Três Lagoas, à frente do Café Abelha. Com mais de quatro décadas de tradição na produção de café torrado e moído, a empresa atua atualmente em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, utilizando grãos 100% arábica.

Em sua primeira missão internacional pelo Sebrae Delas, Jullyanna buscou conhecer novos mercados e criar conexões que possam apoiar a expansão da marca. Durante a programação, participou de rodadas de negócios e estabeleceu contatos com potenciais parceiros. “Estou em um momento de expansão do Café Abelha e quero preparar a empresa para o mercado internacional. Vi a missão como uma oportunidade de sair da zona de conforto, conhecer novos mercados e criar conexões”, relata.

Segundo a empresária, a experiência também permitiu compreender melhor o mercado argentino e identificar possibilidades de parcerias e novos canais para a marca na América do Sul. “O principal aprendizado foi perceber que uma pequena empresa regional também pode pensar internacionalmente, desde que tenha planejamento, preparo e coragem para buscar oportunidades”, afirma.

Para Monkysa Bitencourt, que também participou pela primeira vez de uma missão na Jornada Global, a experiência serviu para testar a receptividade de uma nova marca no mercado. Empreendedora à frente da Lemon, de acessórios, em Campo Grande, ela aproveitou a viagem à Argentina para apresentar a Studeō, marca de moda autoral que chega ao mercado com uma identidade inspirada no Pantanal. A primeira coleção, chamada Raízes, combina referências da cultura pantaneira com uma proposta contemporânea de moda.

Durante a missão, a empresária teve contato com empreendedoras argentinas e apresentou seus produtos, recebendo retorno sobre a aceitação da marca e identificando possibilidades para futuras ações comerciais. “Foi uma missão técnica de aprendizado, de saber como funciona, de possibilidade de troca de conhecimento. Dentro do apoio do Sebrae e da Apex, a gente está buscando outras oportunidades a nível de negócio mesmo. Embora a marca esteja começando, eu acredito que tem, sim, um potencial”, afirma.

De acordo com a empresária, a experiência representa apenas uma etapa do processo de internacionalização. A intenção agora é continuar buscando espaços de comercialização em outros países da América do Sul. “Eu não quero parar aí, a minha missão como exportadora não acabou, ela continua. Então, essa base foi muito legal”, completa Monkysa.

Também participaram da missão as empresárias: Carla Aquino (Elas Lideram o Agro), Denise Silva (Bruaca Negócios), Fabiana Duarte (Maxbrio), Fernanda Persi (Malinha da Fer), Claudia de Medeiros (Sapicuá Pantaneiro), Dayana Bizi (Bizi Água de Coco) e Margareth Mello (Pontal das Águas).

Pelo lado argentino, sommelier da vinícola Huichaira Vineyards, Luz Morcillo, reflete que a Rota Bioceânica é uma realidade a aposta em maior integração para fortalecimento do mercado sul-americano, como do setor vinícola, forte no país

Mulheres que fazem negócios em rede

A aproximação entre empreendedoras também foi um dos pontos observados durante as visitas técnicas realizadas no âmbito da missão à Argentina. Em Tilcara, na província de Jujuy, o grupo conheceu a Huichaira Vineyards, vinícola familiar comandada também por mulheres e localizada na região da Quebrada de Humahuaca.

No local, a sommelier da vinícola, Luz Morcillo, destacou o interesse das empresárias sul-mato-grossenses em conhecer outras realidades e construir conexões. “É muito comovente ver mulheres ávidas com esse desejo de interagir com outras mulheres de outros lugares. Podemos intercambiar conhecimentos, saber como vivem vocês, saber que nós podemos compartilhar”, afirma.

A empresária também vê oportunidades de ampliar a circulação dos produtos da região, com a consolidação do corredor bioceânico. Segundo ela, Jujuy passa por um processo de maior integração entre suas zonas vitivinícolas, o que pode favorecer a expansão para outros mercados. “Jujuy é uma joia vitivinícola, onde está sendo observada. Então, integrar e compartilhar e poder levar esse vinho também a outras regiões, como o Brasil, é um desejo e estamos trabalhando para isso”, pontua.

Agenda técnica das empresárias no Almacén Emprendedor em Salta, espaço colaborativo que reúne mais de 250 empreendedores, sendo cerca de 90% mulheres

Em Salta, a missão conheceu o Almacén Emprendedor, espaço colaborativo criado para dar visibilidade e ampliar as vendas de pequenos negócios. O empreendimento reúne mais de 250 empreendedores, sendo cerca de 90% mulheres, e trabalha a partir de um modelo baseado na colaboração entre os negócios.

Para a cofundadora do espaço, Virginia Villamayor, a experiência mostrou que a aproximação entre mulheres empreendedoras pode gerar novas possibilidades de crescimento. “Somos uma comunidade empreendedora e falamos disso, de como tudo em comunidade se potencia e se torna exponencial. Entender realmente que juntos podemos chegar mais longe é a chave”, afirma.

Rodadas de negócios entre empresárias brasileiras e argentinas trouxe oportunidades e parcerias comerciais para participantes da missão

Uma jornada construída ao longo de três anos

A missão na Argentina foi a terceira etapa da Jornada Global do Sebrae Delas. A iniciativa foi lançada pelo Sebrae/MS em 2024 com o propósito de ampliar conexões com novos mercados e preparar empreendedoras sul-mato-grossenses para as oportunidades relacionadas à Rota Bioceânica. A primeira edição ocorreu em Iquique, no Chile, em 2024. Em 2025, as empresárias estiveram no Paraguai, com agendas em Assunção e Ciudad del Este. A Argentina, atualmente, o terceiro maior parceiro econômico brasileiro, encerrou o ciclo, completando a passagem pelos três países sul-americanos.

Na avaliação da analista-técnica do Sebrae/MS e gestora do programa Sebrae Delas, Ana Paula Caetano, a missão permitiu transformar parte da preparação realizada ao longo do ano em experiências concretas de mercado. “Avalio a missão de forma positiva por ser uma experiência que proporcionou às empresárias muito aprendizado, conexões e consciência de novos territórios. Ampliou a visão de mercado e tudo o que pode ser explorado pelas empresas na Rota Bioceânica de forma estratégica”, avalia.

Para ela, os resultados não se limitam às possibilidades comerciais identificadas durante a viagem. “Permitiu conhecer empresas e instituições, fazer essas conexões e trocar experiências com outras empresárias de outro território. Além do desenvolvimento pessoal, trouxe mais repertório para elas e seus negócios”, finaliza.

Mais informações aos empreendedores podem ser obtidas na Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.