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Missões Empresariais Sebrae: Oportunidade para conexões e acesso a tendências de mercado

Feiras proporcionam troca de experiências, aprendizado e crescimento de empresas
Por Lanna Yamazaki
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Com o objetivo de apresentar as tendências e soluções disponíveis no mercado, além de proporcionar a troca de experiências entre empreendedores do mesmo ramo, o Sebrae/MS promove as Missões Empresariais. São viagens técnicas com grupos selecionados de empresários, acompanhados de especialistas, para potencializar a participação em grandes feiras de diferentes nichos.

Neste ano, uma das missões organizadas pelo Sebrae teve como destino a Feira Internacional da Construção Civil (Feicon) – a maior do setor de construção civil e arquitetura da América Latina –, ocorrida em São Paulo, entre os dias 2 e 5 de abril. Para representar a empresa do pai, um dos participantes foi Daniel Pinheiro Dias Fernandes, que se formou em Engenharia Civil em dezembro do ano passado e estava em busca de emprego na área.

“Participei da missão representando a empresa do meu pai, mas, o interesse principal era meu, pois vi a missão como uma oportunidade para conhecer novas tecnologias de construção civil e expandir minha rede de contatos. Consegui ser contratado por um empresário que conheci na viagem. Fiz dois contatos durante a missão e pude até escolher com qual deles trabalhar. Foi o melhor investimento que fiz”, disse.

O pai, Daniel Dias Fernandes, proprietário da Plano Tecnologia, também foi à feira. Para ele, a missão trouxe inúmeros benefícios, sendo o principal o networking. “Fechei uma parceria com um empresário ligado aos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia. Ele propôs uma parceria para palestras e consultorias sobre contabilidade para engenharia civil, e inclusive contratou meu filho. Foi muito importante para mim, para minha empresa e para meu filho”, destacou.

Os benefícios para os participantes nas missões viabilizadas pelo Sebrae incluem ingressos para todos os dias da feira, hospedagem com café da manhã, passagens aéreas com bagagem inclusa, transporte durante o evento, desconto de 50%, reunião de preparação, acompanhamento de consultores especializados e visitas técnicas a empresas de referência.

“É um pacote completo, para que os participantes se preocupem apenas em participar das feiras e aproveitar as visitas técnicas”, explica o analista-técnico do Sebrae/MS, Leandro Passos.

Parcerias que conectam

Os empresários Glenda Walber e Neuton Escobar também participaram da missão para a Feicon. Para Glenda, sócia-administradora da Trígono Engenharia, a missão empresarial estava alinhada com o foco da empresa, que é a inovação, e proporcionou parcerias que ampliaram o conhecimento tecnológico.

“Construímos uma relação entre fábrica e construtora e já estamos colhendo os frutos. A missão também trouxe produtos inovadores que não utilizávamos em nosso estado. Dentro do networking, posso citar a possibilidade de parcerias futuras, que já estão sendo discutidas desde o encontro e podem se tornar um novo negócio”, conta a empresária.

Neuton Escobar afirma que a missão empresarial foi fundamental para conhecer novos produtos e se manter atualizado. “A empresa em que trabalho está atuante há 24 anos, mas sempre buscamos produtos que agreguem mais valor, facilidades e qualidade aos nossos serviços. A perspectiva é sempre melhorar a empresa com os novos lançamentos do mercado. E o resultado desses encontros é firmar novas parcerias e manter as antigas”.

Também em abril, entre os dias 15 e 17, aconteceu a WTM Latin America, um evento de viagens e turismo que ofereceu excelentes oportunidades de negócios. A feira reuniu profissionais de diversas áreas, como agências, operadoras de viagens, acomodações, companhias aéreas, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros.

Ana Karolina Orro Borges, responsável pelo Ecoturismo na empresa Joicetur, de Corumbá, ressaltou a importância das missões para fortalecer laços com parceiros e garantir trabalhos de longo prazo. “Encontrei novos parceiros, revi antigos, fortaleci laços para ter networking e tudo muito orgânico. A gente consegue se aproximar de fornecedores, operadores, agências. No caso de agentes de viagem, não é tão fácil encontrar pela internet e no evento você fala com eles pessoalmente e cria oportunidades”.

Próximas missões

As próximas missões incluem participações em feiras de diversos segmentos, como supermercados, alimentos e bebidas; franquias; panificação e confeitaria; pet shop; beleza; turismo, hotéis e pousadas; e inovação empresarial e industrial. Um exemplo é a ABF Franchising Expo 2024 – a maior feira de franquias do mundo, que ocorrerá entre os dias 26 e 29 de junho desde ano, em São Paulo (SP), com mais de 400 marcas expositoras.

Para os empreendedores interessados em participar das próximas missões, é possível se inscrever de forma on-line. Mais informações estão disponíveis na Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.