Com os pequenos negócios representando 89% de todas as empresas ativas em Mato Grosso do Sul – mais de 337 mil empreendimentos – o fortalecimento desse segmento é um eixo importante para as políticas de desenvolvimento no Estado. Foi com esse foco que a terceira edição do MS Empreende Mais, realizada pelo Sebrae em parceria com o Governo do Estado, reuniu lideranças públicas, representantes do setor produtivo e instituições parceiras para apresentar resultados, alinhar estratégias e consolidar ações voltadas à construção de um ambiente de negócios cada vez mais favorável.
O encontro, ocorrido nesta segunda-feira (2), na sede do Sebrae/MS em Campo Grande, destacou os resultados alcançados em 2025, as iniciativas previstas para 2026 e o avanço da parceria entre Sebrae e Governo do Estado, com ênfase no programa Cidade Empreendedora, que impacta diretamente os municípios. Durante o evento, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, reforçou o papel dos pequenos negócios na economia e a importância da atuação integrada.
“O Cidade Empreendedora fortalece a governança e a gestão nos municípios e melhora o ambiente de negócios para quem empreende. Os pequenos negócios têm uma força econômica essencial para o crescimento do Estado. São empreendedores que encontram no Sebrae um parceiro estratégico, com orientação, estímulo e apoio para aproveitar as oportunidades que surgem. Esse trabalho conjunto tem ajudado a estruturar um ambiente cada vez mais favorável ao desenvolvimento”, afirmou Riedel.

Eduardo Riedel, governador de MS, enfatiza papel dos pequenos negócios na economia e a importância da atuação integrada.
Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e vice-presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, o evento simboliza a união de esforços em prol do empreendedor. “Quando poder público, setor produtivo, instituições do Sistema S, sistema financeiro, academia e entidades representativas atuam de forma alinhada, criamos condições reais para que o empreendedor prospere, gere renda, empregos e qualidade de vida. O entendimento do Governo do Estado na construção de um ambiente favorável é fundamental para que os empreendedores de Mato Grosso do Sul avancem cada vez mais”, destacou.
O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, ressaltou a mobilização para ampliar o alcance das ações. “Temos um ambiente institucional forte, com governo e instituições atuando de forma integrada. Os recursos estão estruturados e a parceria consolidada. Em 2026, nossa meta é atender mais de 130 mil empresas. O Cidade Empreendedora traduz essa visão municipalista: é nos municípios que as pessoas vivem e empreendem. Estamos ampliando nossa presença local, com consultores e equipes levando ferramentas, orientação e melhorias no ambiente de negócios, inclusive fortalecendo o uso do poder de compra das prefeituras para gerar oportunidades aos pequenos negócios”, pontuou.

Eduardo Riedel, governador de MS, enfatiza papel dos pequenos negócios na economia e a importância da atuação integrada.
Representando os municípios, o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli, destacou a continuidade das ações. “A parceria com o Sebrae tem sido fundamental para o desenvolvimento dos municípios. A gestão pública exige visão de futuro, e o Cidade Empreendedora é um exemplo de programa que estrutura o desenvolvimento municipal e contribui para que Mato Grosso do Sul siga como um Estado próspero, resultado da união e do alinhamento entre instituições públicas e privadas”, afirmou.
Principal ação da parceria entre Sebrae e Governo do Estado, o novo ciclo do Cidade Empreendedora tem como principais entregas o Acordo Municipal de Gestão e o Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM), documento estratégico que define prioridades conforme a realidade de cada território. Em comum, os planos priorizam o fortalecimento do empreendedorismo local, capacitação profissional, modernização da gestão pública, digitalização de processos e uso estratégico do poder de compra municipal para beneficiar pequenos negócios.

O evento, ocorrido na sede do Sebrae/MS em Campo Grande, destacou os resultados alcançados em 2025, as iniciativas previstas para 2026 e o avanço da parceria entre Sebrae e Governo do Estado.
Apoio aos pequenos negócios
As estratégias do Sebrae para 2026 reforçam a atuação territorial, a inclusão produtiva e o aumento da competitividade. Além das 36 cidades acompanhadas pelo Cidade Empreendedora, a instituição desenvolve ações transversais em bioeconomia, sustentabilidade, inovação e turismo. Para chegar ao empreendedor, a rede de atendimento conta atualmente com 84 pontos presenciais e ações como o Movimento de Rua, em Campo Grande e Dourados. Na área de mercado, mais de 170 negócios estão sendo preparados para fornecer a grandes empresas, e mais de 350 empreendimentos participarão de projetos e feiras. Estão programadas ainda 30 missões empresariais nacionais e internacionais.
Os resultados de 2025 demonstram o alcance da atuação: foram mais de 135 mil empresas distintas atendidas, mais de 2 mil ações nos 79 municípios. Para conferir mais ações do Sebrae/MS, acesse: ms.sebrae.com.br ou entre em contato pela Central de Relacionamento no número 0800 570 0800.
-

