ASN MS Atualização
Compartilhe

Para impulsionar a cadeia produtiva, Sebrae e Raízen capacitam pequenos negócios da região Sul de MS

Projeto “Raízen Desenvolve MS” conclui segundo ciclo com o aumento da competitividade de empresas qualificadas em quatro municípios do Estado
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Mais de 20 empresas foram qualificadas em quatro municípios da região Sul de Mato Grosso do Sul no segundo ciclo do projeto de encadeamento produtivo “Raízen Desenvolve MS” – uma parceria da Raízen, empresa de destaque no setor de bioenergia e maior produtora brasileira de etanol, com o Sebrae/MS. Os resultados alcançados pela iniciativa foram celebrados, neste mês, com a entrega de certificados às empresas participantes. A partir desse trabalho, empreendedores sul-mato-grossenses puderam aumentar a competitividade e a performance dos negócios.

A gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Vanessa Reis, explica que essa aproximação entre pequenos negócios e grandes empresas faz parte da atuação do Sebrae no âmbito de conexões corporativas e busca promover o desenvolvimento local ao ampliar a lucratividade dos empreendedores. “Essa parceria fortalece os negócios e impulsiona o crescimento econômico da região. Grandes empresas ganham ao encontrar fornecedores locais de qualidade, enquanto as micro e pequenas empresas, ao melhorarem sua gestão, se tornam fornecedores melhores para a Raízen, além de terem mais competitividade para expandir suas oportunidades de negócios. Dessa forma, ao demandar excelência, as grandes empresas estimulam o dinamismo e o protagonismo das pequenas”, destacou Vanessa.

Resultados alcançados pelas empresas, após consultoria foram apresentados durante a conclusão do projeto.

Localizadas nos municípios de Caarapó, Rio Brilhante, Dourados e Sidrolândia as empresas que concluíram este ciclo de formação foram acompanhadas de novembro de 2023 a agosto de 2024. Durante esse período, foram aplicadas em média 36 horas de consultorias por empresa, totalizando aproximadamente 800 horas de atendimento nas áreas de regularização cadastral, gestão comercial, financeira e de qualidade. Como resultado, a competitividade das pequenas empresas aumentou, com a média do diagnóstico inicial de 57,26 pontos subindo para 70,08 pontos – uma melhoria de 23,8%. Esse avanço impacta positivamente na competitividade dos pequenos negócios.

“Quando uma grande empresa decide investir na cadeia produtiva, o Sebrae investe junto, pois nosso objetivo é qualificar os pequenos negócios para gerar emprego e renda para os municípios. Todo o trabalho de encadeamento produtivo desenvolvido baseia-se em requisitos que facilitam a contratação de fornecedores e melhoram a prestação de serviços. A partir de um diagnóstico inicial, com critérios previamente acordados com a Raízen, aplicamos consultorias com uma metodologia padronizada, mas customizada conforme a realidade de cada empresa. A qualificação gera aumento na competitividade, pois aprimora diversos processos nas organizações”, pontuou o analista-técnico do Sebrae/MS, responsável pelo programa de Conexões Corporativas, Hugo Bittar.

Transformação

A partir do aprendizado nas consultorias, os sócios da RR Mecânica e Montagem Industrial, Devair Rodrigues da Silva e Edileuza de Oliveira Rocha da Silva, de Rio Brilhante, conseguiram mapear cada etapa do processo, estabelecer com mais precisão os custos e a receita e iniciar a divulgação do empreendimento para conquistar mais vendas.

“Quando recebemos o convite, não pensamos duas vezes, pois tínhamos dificuldades em algumas áreas e queríamos melhorar. Como investimos recentemente em equipamentos e maquinários, não poderíamos pagar por um curso desse tipo, então foi fundamental que não houvesse custo para nós. Hoje, temos maior controle financeiro, sabemos para onde cada recurso vai, como monitorar os custos e temos mais segurança para negociar orçamentos, pois conseguimos enxergar os gastos e o lucro. Também implementamos checklists e avaliações, o que trouxe feedbacks positivos dos nossos clientes. Outro avanço significativo foi no marketing. Antes, não divulgávamos nossa operação, agora fazemos isso de forma eficiente”, avaliou o empresário.

“Melhoramos a parte organizacional, aprendendo ferramentas tecnológicas que facilitaram a gestão de documentos e orçamentos. Durante as consultorias, foi muito importante a disponibilidade das consultoras, tanto nas visitas presenciais quanto no atendimento por telefone. Estávamos em contato direto sempre que surgia uma dificuldade. Então, foi muito bom para nosso desenvolvimento e para mensurar nosso trabalho, gostamos muito do projeto”, complementou Edileuza de Oliveira Rocha da Silva.

Brass Soldas foi uma das empresas que participaram do projeto “Raízen Desenvolve MS” e alcançaram resultados expressivos.

O proprietário da Bras Soldas Retífica de Motores, de Dourados, Osvaldo Centurion, também percebeu bons resultados a partir de várias mudanças pontuais. “Foi muito importante participar do projeto porque ele nos ajudou a enxergar pequenos pontos que não víamos na correria do dia a dia, e como temos 45 anos de mercado, também achávamos que estávamos em uma situação confortável. Esses detalhes, que no final fizeram toda a diferença, foram identificados com o olhar externo das consultoras, que também apresentaram o ponto de vista dos colaboradores. Foi fundamental para nossa empresa. Só temos que agradecer à Raízen e ao Sebrae por esta oportunidade”, disse Osvaldo.

Outro empreendedor que celebrou as conquistas alcançadas a partir da consultoria foi Antonio Veras de Sousa, sócio do Restaurante Tok do Chefe, de Caarapó. “Na realidade, minha empresa melhorou em todos os aspectos. Com o crescimento que tivemos nesses meses de projeto, tivemos que passar de categoria, pois ultrapassamos o faturamento inicial. Aplicamos as ferramentas adquiridas com o conhecimento que recebemos e o crescimento foi imediato. Foi um resultado fantástico para nós”, comemorou.

Este 2º ciclo do projeto “Desenvolve MS” foi uma renovação da parceria realizada na primeira edição, que aconteceu de setembro de 2022 a março de 2023, com 17 empresas. Além das consultorias técnicas fornecidas pelo Sebrae, o 1º ciclo incluiu conteúdos sobre gestão econômica e financeira, gestão de pessoas, performance e práticas de ESG (meio ambiente, social e governança).

Outras informações sobre as iniciativas do Sebrae voltadas para as conexões coorporativas podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.