Como uma vitrine para divulgar as marcas e fortalecer a presença das empresas no mercado, a exposição com 26 empreendedores atendidos pelo Sebrae/MS foi o grande destaque do evento Conexão de Negócios, realizado nessa terça-feira (27), na sede da instituição em Campo Grande. Nos últimos seis meses, empresários de diversos segmentos atingiram resultados expressivos ao participarem do programa Agente Locais de Inovação (ALI) e, durante o evento, apresentaram os produtos e serviços oferecidos à sociedade.
Dentre os pequenos negócios que se destacaram na mostra esteve a empresa Excelência Enxovais. Desde 2005, a empreendedora Êweda Campos apostou na venda de produtos na área de cama e banho e conta com a ajuda do Sebrae para melhorar a empresa. A partir da adesão ao programa ALI em 2023, ela conseguiu implementar um plano de ação que trouxe mudanças expressivas.
“Esse apoio do Sebrae tem me trazido muitos resultados, tanto na melhoria da parte de gestão, quanto no aumento das vendas. Minha empresa tem o potencial de mudar vidas, pois temos revendedoras em todo o Estado, atualmente são 350 mulheres e agora queremos ampliar”, expôs a empresária.

Proprietária da Maricota Baby Store, Priscila Neves, também foi uma das expositoras. Ela começou o negócio de forma on-line, em 2020, com vendas de roupas infantis, um ano depois abriu a loja física e, atualmente, já são duas unidades do empreendimento em Campo Grande. Com o apoio do programa ALI em 2023, ela encontrou suporte para melhorar outros pontos da empresa.
“É muito importante a gente receber um olhar de fora porque, muitas vezes, achamos que estamos no caminho certo, mas sempre podemos melhorar e potencializar pontos positivos. O programa é gratuito e trouxe para minha empresa um plano de ação que está fazendo toda a diferença. Estou muito satisfeita com os resultados e feliz de participar de um evento como esse. Foi essencial para fazer networking, conhecer outras marcas e adquirir conhecimento”, pontuou Priscila.

Apoio aos pequenos negócios
Para apoiar os pequenos negócios na melhoria da produtividade e aumento de renda, o programa ALI consolidou-se como uma metodologia comprovada de avanço da inovação. Em Mato Grosso do Sul, a iniciativa é oferecida desde 2018 e, de lá para cá, mais de 15 mil empresas já foram atendidas. No ciclo realizado em 2023, foram disponibilizados 35 agentes que ofereceram consultorias especializadas em duas vertentes: Transformação Digital e Produtividade. No total, foram acompanhadas 850 empresas de 12 municípios do Estado.

De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, esse trabalho é essencial para fortalecimento dos empreendedores e aumento da competitividade das empresas. “Para o pequeno negócio, o ALI é a porta da inovação e, para nós, enquanto Sebrae é a porta do relacionamento, pois podemos conhecer melhor esses empreendedores e ajudá-los a traçar uma jornada rumo ao desenvolvimento da empresa. Com esse trabalho, alcançamos resultados expressivos e esse evento é uma celebração para que todos possam adquirir mais conhecimento e traçarmos juntos um futuro de crescimento dos pequenos negócios”, ressaltou Amarilha.
Juntamente com a exposição das empresas, o Conexão de Negócios trouxe conhecimento para os empreendedores com a realização de um Talk-show sobre inovação com a participação de duas empresas atendidas pelo programa ALI. Também foi realizado o bate-papo “Qual a importância da marca para o seu negócio” e a palestra magna sobre mindset inovador com o palestrante referência em Transformação Digital, Andrea Iorio.

Para promover o networking entre os pequenos empreendedores, o evento também promoveu uma Sessão de Negócios que reuniu cerca de 40 empresas distintas. O encontro possibilitou aos participantes o acesso ao mercado e conexões com empresários de diferentes segmentos, como foi o caso da empresária Roseli Dronov, proprietária da Milani Negócios Imobiliários, que participou pela primeira vez de uma iniciativa como essa.
“Estou sendo atendida pelo programa ALI e fui convidada para participar da Sessão de Negócios, foi uma experiência maravilhosa, pois pude conhecer vários empreendedores e identificar tanto pessoas que podem prestar serviços para a minha empresa, quanto empresas que eu posso atender enquanto fornecedora. Então, foi uma grande oportunidade e pude pegar o contato de todos para futuros negócios”, declarou a empreendedora.

Inscrições abertas para novos empreendedores
Para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) interessadas em receber acompanhamento dos agentes locais de inovação, as inscrições para o 3º ciclo do programa já estão abertas e podem ser feitas de forma on-line basta clicar aqui.
Nesta edição, são duas diferentes modalidades de atendimento: o ALI Produtividade, que busca auxiliar o empresário a identificar os principiais problemas do negócio e propor formas de solucioná-los, e o ALI Transformação Digital, que visa aprimorar a maturidade digital das empresas, por meio da implantação de um processo de inovação e de ferramentas digitais.
Segundo a consultora sênior do programa ALI, Daniela Rodrigues, a metodologia do trabalho é baseada em trazer soluções para o negócio a partir da análise de geração de impacto do faturamento. E, apesar do ciclo durar seis meses, o empresário se torna capacitado por meio dessa metodologia, e consegue depois aplicar as técnicas em sua própria empresa. “Temos um resultado significativo com a mudança de comportamento ou mesmo de gestão, por exemplo: uma melhor gestão financeira, aprendendo registros financeiros, utilização de softwares e controle de estoque. Ter o hábito de fazer gestão reflete no resultado, então trazemos a inovação para esse empreendedor, como o que está acontecendo lá fora”, ressalta Daniela.
Para o ALI Produtividade, serão disponibilizadas 500 vagas nos municípios de Campo Grande, Naviraí, Caarapó, Ponta Porã, Dourados, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Bonito. Já para o ALI Transformação Digital, 375 vagas estarão disponíveis para Campo Grande, Naviraí, Ponta Porã, Dourados, Três Lagoas, Paranaíba e Coxim. Os interessados deverão optar por apenas um dos acompanhamentos e não podem ter participado do programa em ciclos anteriores.
Quem deseja realizar o ALI Produtividade, o prazo de inscrições é de 3 de julho a 19 de agosto. Já os interessados no ALI Transformação Digital têm de 3 a 21 de julho para se inscrever. Mais informações aos empreendedores podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

